AssuntosNet

AssuntosNet: Último debate será decisivo na reta final de campanha

Um debate ao Governo do Estado e outro à Presidência da República separam os eleitores cearenses do segundo turno.

Published

on

Um debate ao Governo do Estado e outro à Presidência da República separam os eleitores cearenses do segundo turno.

Com o cenário de empate técnico apresentado pelos institutos de pesquisa tanto no cenário estadual como no nacional, especialistas avaliam que o debate televisionado entre candidatos é ferramenta decisiva para definir os votos do eleitorado até domingo. Na próxima quinta-feira, a TV Verdes Mares fará o último debate entre Camilo Santana (PT) e Eunício Oliveira (PMDB), após a novela Império, às 21h20. No dia seguinte, a TV Globo transmite, no mesmo horário, o último debate entre os presidenciáveis Aécio Neves (PSDB) e Dilma Rousseff (PT).

 

Assuntosnet 

Seja bem-vindo(a) à Rádio Mais FM 106,1, Terça-feira 21 de outubro de 2014. Os temas abordados não expressam o pensamento da emissora e sim do titular do Blog com reprodução  de colaboradores e sinopses de jornais. Envie seu comentário. Nós agradecemos.

 

Calendário do PIS

Os trabalhadores que aniversariam no mês de maio vão poder sacar, a partir desta terça-feira (21), o pagamento do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS). Conforme divulgou a Caixa Econômica Federal (CEF), o crédito disponível equivale a um salário-mínimo, R$ 724, e pode ser sacado até o dia 30 de junho de 2015. Quem ainda não recebeu é bom também verificar se neste dia 21 de outubro o dinheiro do PIS não está disponível na conta, mas este caso só vale para quem realmente tem direito ao PIS 2014.

 

Parlamentar terá de renunciar para disputar novo cargo, propõe texto

Está em discussão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) proposta de emenda à Constituição (PEC 56/2013) do ex-senador Clésio Andrade que obriga senadores, deputados federais e estaduais e vereadores a renunciarem seis meses antes do pleito quando concorrerem a outros cargos eletivos.Atualmente, os parlamentares que concorrem ao segundo mandato consecutivo ou a outro cargo não precisam sair do Congresso Nacional nem das assembleias legislativas ou câmaras municipais. Nas eleições deste ano, 21 senadores se candidataram a governador, 10 disputaram a reeleição no Senado e 1 (o tucano Aécio Neves) concorre à Presidência da República. 

 

A volta do centrão

O futuro presidente deve governar com uma maioria precária. Cientistas políticos avaliam que os partidos que têm por hábito apoiar governos vão sair divididos da eleição. O PMDB, o PSD, o PP e o PR têm quadros nas duas campanhas. Mas não há ministérios nem cargos para saciar todos os apetites. O grau dessa instabilidade dependerá de uma maior ou menor pressão da crise mundial.

 

Reforma política

O Diap fez as contas, e, se estivesse em vigor a cláusula de desempenho de 5% dos votos nacionais para a Câmara, apenas sete partidos sobreviveriam: PT, PMDB, PSDB, PSD, PP, PR e PSB. Sucumbiriam as outras 19 legendas

 

Façam suas apostas

Agora virou moda anunciar possíveis secretários caso este ou aquele candidato ganhe as s eleições. Fala-se em Moroni e Cap. Wagner para a Segurança, Mauro Filho no BNB.  Na campanha tucana, fala-se em Arminio e por aí vai.

 

Indiferença petista

Um analista avalia a campanha onde influentes petistas se afastaram da campanha cruzando os braços e também não seguem a orientação do partido. Em termos locais, é reflexo da eleição passada  cujo  processo foi mau conduzido  apesar de contar com 2 vereadores na câmara municipal e cargos e ocupar  cargos município.Em nível nacional, cabe a outra avaliação como, o “Volta Lula” e as  complicadas alianças.

 

Futebol

A dois pontos do G4, o Ceará enfrenta o Icasa logo mais a noite no Romeirão. O Icasa briga para não cair e Alvinegro pelo menos tem a chance de retornar ao seleto grupo já nesta rodada. Basta vencer o jogo de logo mais e torcer para que o Avaí perca para a Ponte Preta, em duelo marcado para o mesmo horário, em Campinas (SP).

 

Plano de educação de tucano custaria 5 vezes o Bolsa Família

Programa do tucano Aécio Neves para a educação, que prevê pagamento de um salário mínimo para que jovem volte a estudar , custaria cinco vezes o Bolsa Família. Se contemplasse todos os jovens de 18 a 29 anos, a despesa anual seria de R$ 136 bilhões. Campanha diz que a meta é atender em dez anos.

 

Contra as perdas

Pessoal que trabalha nos rabecões da Perícia Forense do Estado (Pefoce)  reclamam de perdas salariais. Segundo um funcionário, a gratificação de insalubridade foi reduzida de 40 para 20 por cento.

 

Alerta

Motoristas pedem providências para o trecho que dá acesso ao Terminal Rodoviário. Eles afirmam que o mesmo precisa de recapeamento urgente. Os veículos não trafegam com a mesma segurança.

 

Viajar só depois das eleições

A ordem é do comitê partidário. Além da abstenção, o candidato precisa aumentar votação no município. A determinação vai atrapalhar um grupo de iguatuenses  que agendou viajem numa excursão neste final de semana. Além do desinteresse pela eleição, a segunda-feira 27 teremos feriado por conta do  dia dos comerciários e servidor público.

 

*Silvani é bancário e radialista

 

EM ALTA

Sair da versão mobile