AssuntosNet

AssuntosNet: TSE aprova criação do Partido da Mulher Brasileira

Published

on

Por Silvani Soares*

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou na noite desta terça-feira, 29, o registro do Partido da Mulher Brasileira (PMB). A sigla é a 35ª registrada no País. Desde 2009 o grupo tenta a formalização como legenda junto à Justiça Eleitoral. A partir de agora, a sigla pode lançar candidatos às eleições de 2016.Parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral de agosto aponta que o partido cumpriu os requisitos necessários para sua criação, entre eles a obtenção de 501 mil assinaturas de apoio, número superior ao exigido.

Assuntosnet: Quarta-feira, 30 de setembro de 2015. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura.

Avaliação do governo
O Ibope divulga hoje a avaliação do governo Dilma. Na última pesquisa, realizada em julho, 9% consideravam o governo ótimo ou bom, e 68% avaliavam como ruim ou péssimo. Governo e parlamentares negociam se põem em votação vetos de Dilma sobre projetos polêmicos. Na semana passada, o Congresso manteve 26 de 32 vetos. O item mais polêmico é o reajuste de 78% para os servidores do Judiciário, o que aumentaria muito os gastos do governo.

Aumento dos combustíveis
A Petrobras anunciou o aumento da gasolina nas refinarias em 6% e do diesel em 4% a partir de hoje. A alta no preço dos combustíveis está valendo desde a meia-noite. O reajuste deve chegar ao consumidor, mas percentual nas bombas dependerá de determinação dos postos.

Capitais do Brasil têm um assassinato a cada meia hora
A cada meia hora, uma pessoa foi assassinada em capitais brasileiras em 2014. Foram 15.932 vítimas, alta de 0,8% em relação a 2013, informa o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Fortaleza lidera o ranking, com 77,3 mortos a cada 100 mil habitantes por homicídio doloso e agressão e roubo seguidos de morte. Depois, vêm Maceió, São Luís e Natal. São Paulo ocupa a última posição na lista.

Levy afirma que juros só cairão após ajuste fiscal
Em discurso no Empresas Mais, o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, disse que “não adianta tentar criar cizânia em torno do ajuste”. Um dia após documento da Fundação Perseu Abramo criticar a política econômica, ele destacou que é preciso, antes de tudo, acertar a situação fiscal para acabar com as incertezas. “Com a volta dos investimentos, os juros vão cair lá na frente.

Qualidade
Político local não vai gostar das comparações e sem querer provocar, chega a informação de que a educação Sobral, continua com os índices de leitura e escrita mais elevados em relação aos índices nacionais.

Até quando?
Além de acumular gatos no calçadão próximo ao cemitério Parque da Saudade, um leitor informa que a prefeitura feitura esqueceu de recolher os equipamentos utilizados durante o desfile de 7 de setembro. Até quando?

Merenda escolar
Vereador Joaquim Pezão está cobrando do prefeito providências para o setor. O vereador denuncia que as crianças não tem merenda de qualidade e em algumas escolas, o cardápio é a base de bolacha seca e suco.

Dilma veta doação de empresas
Ao sancionar a reforma aprovada no Congresso, a presidente vetou doações de empresas a campanhas eleitorais, seguindo decisão do STF. A proposta já havia sido aprovada pelos deputados e a ideia era colocá-la em votação para validara doação nas eleições municipais de 2016.

Futebol
Ceara perde para o Luverdernse por 1 a zero, complica na serie B e demite técnico Marcelo Cabo.Com rapidez, anuncia técnico Lisca, que estava no Náutico. Ele já comanda o time contra o Criciuma.

Copa do Brasil
E nesta quarta-feira, Três partidas definem três semifinalistas da Copa do Brasil, todas às 22h: Vasco x São Paulo, Palmeiras x Internacional e Grêmio x Fluminense. A última vaga nas semifinais será decidida amanhã, entre Santos e Figueirense.

Justiça dá prazo de 5 meses para o Ceará transferir presos das delegacias
Nas delegacias só devem permanecer presos em flagrante. Estado pode pagar multa diária de R$ 10 por descumprimento de decisão De acordo com os autos, o Ministério Público do Estado (MPCE) ingressou com ação civil pública, pedindo a remoção dos presos, após inspeções em alguns distritos policiais da capital cearense. Na ocasião, o MPCE encontrou várias irregularidades nas carceragens. Entre os problemas, estão a superlotação das celas e grades trancadas por cadeados convencionais, possibilitando a ocorrências de fugas.

*Silvani é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile