Saúde

AssuntosNet: Sobe para 50 anos idade para exame de próstata

Em pleno Novembro Azul, mês em que são realizadas campanhas sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) vai aumentar de 45 para 50 anos a idade mínima recomendada para que um homem procure um médico para fazer os exames rotineiros para diagnóstico precoce da doença.

Published

on

Em pleno Novembro Azul, mês em que são realizadas campanhas sobre a importância da detecção precoce do câncer de próstata, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) vai aumentar de 45 para 50 anos a idade mínima recomendada para que um homem procure um médico para fazer os exames rotineiros para diagnóstico precoce da doença.

A nova orientação será anunciada no 34º Congresso Brasileiro de Urologia, que começa no dia 16 deste mês, durante o lançamento de um livro que vai nortear a prática no País. No caso de homens de pele negra, obesos ou que tenham histórico familiar a recomendação também muda: a idade mínima para o monitoramento salta dos atuais 40 para 45 anos. O Instituto Nacional de Câncer (Inca), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, nem sequer recomenda uma idade mínima para que o homem faça exames de rotina – o órgão é contra o rastreamento populacional e recomenda que o homem procure o médico somente quando tiver sintomas.

STF sepulta voto impresso em urna eletrônica

Em julgamento ocorrido nesta quarta (06), o STF considerou inconstitucional a exigência de impressão dos votos a partir das eleições de 2014. Prevaleceu o entendimento de que a providência, prevista numa lei aprovada em 2009, deixaria vulnerável o voto do eleitor, pondo em risco o sigilo previsto na Constituição. Ação que pedia a decretação da inconstitucionalidade do voto impresso fora protocolada pela Procuradoria Geral da República em 2011. Nessa época, o STF suspendeu o dispositivo questionado. Só agora, decorridos mais de dois anos, tomou uma decisão final, sepultando a novidade.

A volta de Maluf

É sempre assim em véspera de eleições com os holofotes se voltando para o deputado Paulo Maluf. Ele está de volta às manchetes através do noticiário do Tribunal de Justiça de São Paulo por superfaturar um túnel. De volta os rumores de que não poderá pedir votos em 2014 e seus direitos políticos estariam suspensos pelos próximos cinco anos. Quando é que realmente as urnas se livrarão desse tipo de político? Parece que a política e sua sujeira não conhecem limites.

 
Solidariedade e PROS terão 119 servidores

A informação vem de O Estado SP – Criados em setembro, o Solidariedade e o PROS vão onerar a folha de pagamento da Câmara dos Deputados em R$ 19 milhões a partir de 2014. Com bancada de 22 deputados, o Solidariedade tem direito a 68 servidores, sendo 16 obrigatoriamente concursados e 52 por livre nomeação. O PROS contará com 51 funcionários, 14 concursados e 37 comissionados.

Uma cearense no Conselho do BNDES

Para os críticos de plantão: Foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (05) a nomeação da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins, para exercer a função de membro efetivo do Conselho Fiscal do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro. Presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) no Ceará, Luizianne Lins está licenciada da Universidade Federal do Ceará (UFC), onde é professora. Atualmente é moradora da zona sul do Rio de Janeiro.

Manual para espertos

Interessante: Em livro sobre marketing, o deputado Doutor Ubiali (PSB-SP) dá dicas de sucesso: ter um assessor que consiga consultas para eleitores, mas filtre os pedidos deles — carne para churrasco, jamais.

Fora da agenda

Insatisfeito com as críticas que recebeu de um grupo de estudantes, o secretário de Saúde Ciro Gomes recorre a velhos meios de políticos autoritários. Essa é a impressão de quem acessou o vídeo publicado neste portal que deu  o que falar em virtude de vários comentários enviados. Um contexto fora da agenda para a visita de uma autoridade que deseja resolver demandas da população. Quanto aos manifestantes, a luta continua. Não tenho dúvidas que até a eleição, o assunto ainda vai render muitos comentários.

Futebol

O ano futebolístico projeta cores rubro-negras. Final da Copa do Brasil entre rubro-negros do Paraná e Rio. O final de semana tem rubro-negro na vida do Ceará pela série B. Já a  Copa Fares Lopes,  pode enviar o rubro-negro sobralense para Copa do Brasil do próximo ano caso derrote o Barbalha neste sábado.

Obrigado!

Estamos de volta ao Assuntosnet por estarmos em período de férias. Agradecemos aos que sentiram nossa falta neste pequeno espaço, que nos engrandece pelas críticas, sugestões e informações com inúmeros acessos.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile