Cientistas alertam para risco de chikungunya em áreas de mata
O vírus da chikungunya pode sair das cidades para as matas brasileiras, tornando-se silvestre e impossibilitando a erradicação da doença no país. O alerta é de cientistas dos institutos Oswaldo Cruz e Pasteur, na França, que tiveram artigo publicado na revista científica internacional PLOS Neglected Tropical Diseases.O documento foi divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz, no Rio. O processo é semelhante ao da febre amarela, doença de origem africana que se tornou endêmica no Brasil e, de tempos em tempos, espalha-se das matas para áreas urbanas. Para os cientistas, é necessário começar, o quanto antes, o monitoramento de regiões em áreas de mata.

Aos 100 dias, Bolsonaro tem a pior avaliação de um presidente eleito
Pesquisa Datafolha mostra que, para 61%, governante fez menos do que 0 esperado; 59%, porém, esperam melhora; De acordo com pesquisa Datafolha divulgada neste domingo, ele tem 30% de reprovação e 32% de aprovação. Após avaliação negativa, Bolsonaro diz que não vai ‘perder tempo’ comentando pesquisas.

O presidente Jair Bolsonaro está programando uma viagem à região Nordeste e deve aproveitar a ocasião para anunciar o pagamento do 13º salário do Bolsa Família. O dinheiro para bancar a medida já está reservado no Orçamento . Já a maioria dos brasileiros (88%) diz que o progresso do país está diretamente ligado à redução da desigualdade econômica entre ricos e pobres, e 94% concordam que os imposto pagos pela população devem ser usados em benefício dos mais pobres

Presidente não cumpriu até agora maioria das metas
O Palácio do Planalto estabeleceu 35 objetivos para os primeiros cem dias. Segundo levantamento feito pela Folha, 20% das metas não têm previsão de serem alcançadas. No restante, 34% já foram realizadas e anunciadas, e 46% estão em fase final e têm chance de serem cumpridas até quarta-feira (10). (FOLHA DE SÃO PAULO)

Reforma da Previdência
A semana na Câmara dos Deputados começará com a expectativa da leitura do parecer do relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Marcelo Freitas (PSL-MG). Ele vai apresentar seu relatório sobre a constitucionalidade da proposta de emenda à Constituição (PEC 6/19) na terça-feira (9). votação do texto deverá ocorrer na semana que vem, no dia 17. Para ser aprovada, a medida precisa de apoio de dois terços dos deputados por se tratar de PEC.

Campanha de vacinação
Campanha de vacinação contra a gripe começa esta semana em todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, a imunização, este ano, foi antecipada em cerca de 15 dias em relação aos anos anteriores, quando a campanha teve início na segunda quinzena de abril.

Dia decisivo para o MEC: senador do PSDB é cotado
Jair Bolsonaro voltou a dizer que decidirá hoje o destino do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, que pode deixar o cargo. Entre os cotados para substituir Vélez, estão o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) e o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Anderson Ribeiro Correia.

Camilo nos EUA
Combate ao crime – “Quem manda é o Estado”, diz Camilo em palestra nos Estados Unidos. E nesta segunda-feira (8), em Nova Iorque, o governador do Ceará ministrará a palestra “Situação Econômica e Oportunidades de Investimentos”, no evento Brazil Summit 2019. Durante a palestra, Camilo ressaltou o programa Pacto por um Ceará Pacífico ao expor a redução dos índices de violência no Estado. É necessário cumprir a lei dentro dos presídios e mostrar que quem manda é o Estado. Isso se reflete nas ruas”, apontou.

Empresa do Simples tem até terça-feira para inscrever empregados no eSocial
Os micro e pequenos empresários do Simples Nacional, que faturam até R$ 4,8 milhões por ano, devem ficar atentos ao calendário do eSocial. Termina nesta terça-feira (9) o prazo para cadastrar os dados dos trabalhadores no sistema e enviar as tabelas. Segundo o Ministério da Economia, atualmente existem mais de 23 milhões de trabalhadores cadastrados na base do eSocial.


Assuntosnet: Segunda-feira, 08 de Abril 2019. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

INSS passa pente-fino nos empréstimos consignados
O INSS deu início a um pente-fino nas concessões de empréstimos a recém-aposentados para combater o vazamento de dados de segurados para bancos e outras instituições financeiras.O presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira, admitiu que há “inegável fuga de informações” e o “aproveitamento indevido” de dados de segurados por empresas do ramo de crédito. Para reduzir o assédio de instituições financeiras a novos beneficiários, o INSS bloqueou a concessão desses empréstimos nos primeiros 90 dias após a concessão. A Febraban informou que “os bancos trabalham com critérios rígidos de confidencialidade de dados”.

Copa do Nordeste ; Fortaleza recebe Vitória no Castelão
Ceará perdeu para o Nautico por 2 x 0 e foi eliminado da Copa do Nordeste. Náutico segue invicto há 18 jogos. Nesta segunda-feira, (8), Fortaleza e Vitória decidem a última vaga para as semifinais, a partir das 21h30min, no Castelão. Tricolor ingressa na fase das oitavas pelo fato de ter sido campeão brasileiro da Série B.

“Mais debates”
Programa apresentado por Silvani Soares, recebeu neste sábado (6), o Secretário de Infra estrutura Jocelio Viana. Na oportunidade, destacou as mudanças que serão feitas em algumas ruas e a execução da Operação Tapa Buraco. A questão é séria e exige união, pediu paciência a população , e convocou a classe política para a apoiar a gestão com projetos que beneficiem o desenvolvimento do município. -Mesmo com as chuvas e poucos recursos, vamos tocar os projetos que melhorem o trânsito e a vida da população. Pontuou. Na busca pela recuperação de locais públicos, disse que a gestão fará reformas para o Abrigo Metálico, Galeria Gustavo Correia e Centro de Abastecimento.

“Sindicato Rural não vai acabar”
Através de nota, a diretoria através do presidente Evanilson Saraiva (FOTO) tranquiliza os trabalhadores e vai continuar atento às mudanças que estão sendo projetados pelo governo federal, principalmente no que ser refere à Reforma da previdência. Atualmente, existem 5 mil sindicatos no país e vamos continuar em defesa da mulher e do homem do campo. Concliu.

Pesar
Faleceu neste sábado (6) o ex-presidente da Liga Iguatuense de Futebol Demontier Gonçalves. Sepultamento foi realizado no cemitério Senhora Sant!ana com a presença de familiares, amigos e dirigentes de futebol. Nossas condolências à família.

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?