AssuntosNet

AssuntosNet: Senador propõe federalizar a Educação Básica

Considerada um dos maiores entraves do País, a elaboração de políticas de educação configura um desafio no Brasil.

Published

on

Considerada um dos maiores entraves do País, a elaboração de políticas de educação configura um desafio no Brasil.

Argumentando que é inviável dar um salto na área sem alterar sistematicamente a atual estrutura, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) propõe transferir a responsabilidade sobre o ensino básico, que hoje é das prefeituras, para a União. Especialistas ouvidos pelo Diário do Nordeste divergem sobre o tema, mas admitem ser urgente implantar mudanças. A federalização da educação básica é encarada pelo senador como a única forma de colocar todos os alunos em par de igualdade no sistema educacional e fortalecer a carreira nacional de professor.O senador Cristovam Buarque mostra-se descrente em relação à efetividade do Plano Nacional de Educação. “O PNE apenas diz 10% para o PIB em educação, mas não diz como. Se jogar 10% do PIB no atual sistema educacional, vai jogar dinheiro fora”. E completa: “o atual sistema está carcomido, tem que criar um sistema novo, tem que ser igual, independentemente de cidade”.

Ainda sobre a água

A crise é mundial: 20 países exauriram suas reservas e a cada cinco minutos 500 pessoas morrem de sede ou por beberem de fontes contaminadas. No Brasil, onde o quadro é igualmente preocupante, especialistas alertam: é preciso poupar e garantir com rigor a qualidade do precioso líquido. O volume total de água na Terra é de 1,35 bilhão de km3, mas 97% está nos oceanos e mares – portanto, salgada e imprópria para consumo. Dos 3% que restam, 2% está armazenado nas geleiras. “Resta apenas 1% de água disponível para uso, armazenada nos lençóis freáticos, subterrâneos, lagos, rios e na atmosfera”, diz Amaral, que é também um dos coordenadores do Projeto Acquaunesp.

Brasília tem o seguro mais caro do pais

Levantamento mostra que a elevação do  preço do serviço na capital da República chega a 46%, deixando atrás metrópoles como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Fortaleza. Um exemplo: uma apólice de uma carro popular, o Fiat Palio Attractive 1.4, passou de R1.343 para R$ 1.959, em menos de um ano. A justificativa das empresas para o aumento é a onda de criminalidade que assola o DF. Segundo dados do Denetran, o número de furtos de cálculos  pulou de 992 em fevereiro de 2013 para 14.73 no mês passado – crescimento de 48%. Depois do DF, a capital cearense registrou a maior alta, até 33%

Ficha suja

Eleições estão se aproximando e com ela  expectativa dos candidatos com fichas sujas, que deve aumentar este ano. A previsão é do TCU. – Qual será o próximo município cearense a habitar as páginas dos jornais e os programas policiais das emissoras de rádio e tevê com notícias sobre atos de corrupção dos seus dirigentes?  O último foi Maracanaú, e faz menos de uma semana. O vice-prefeito e secretário de Infraestrutura de Maracanaú Carlos Eduardo Bandeira de Mello pode ser solto a qualquer momento, devido ao pedido de habeas corpus feito  pelo advogado Waldir Xavier. Carlos Eduardo Bandeira de Mello encontra-se detido na Delegacia de Capturas.

Ronda e Proerd vão às escolas em Iguatu

Educadores sociais do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), e policiais militares da 3ª Companhia do 5ºBPCom, em Iguatu, realizam ações de prevenção à criminalidade nas escolas. Os trabalhos também são extensivos nas comunidades de  Acopiara, Mombaça, Saboeiro, Jucás, Cedro e Orós.

Na fila de espera

O Ministério do Planejamento vai convocar concurso público para contratar dois mil novos servidores para o INSS. Mas já existe uma lista de 2.700 aprovados em 2012. O prazo de validade desse concurso vencerá no dia 17 de abril. No estado, o  sindicato  cobra convocação de  professores aprovados no concurso público de 2013 realizado pela Secretaria da Educação do Estado. Denuncia que ha contratação de temporários para cobrir carências.

Deputado cidadão de Fortaleza

O deputado José Guimarães  que é natural de Quixeramobim, receberá nesta  segunda-feira, às 19h30min, na Câmara Municipal, título de cidadão de Fortaleza. Projeto é do vereador Joaquim Rocha (PV) que gostaria de vê-lo candidato ao senado. .Por outro lado,  o Governador confirma a disposição de renunciar o mandato no dia 5 de abril, para tornar elegível o atual secretário de Saúde Ciro Gomes. Caso se confirme, o  petista  Guimarães  deverá concorrer a reeleição pra Câmara Federal.

Suplente assume na câmara

Tesoureiro da câmara vereador João Lázaro tira licença e segundo suplente, Marquinho do Cardoso, assume a vaga. Durante discurso, foi aplaudido ao defender a igualdade no mandato. Agora vai.

Futebol

Iguatu perde para o Barbalha e complica classificação na série B do estadual. O time de Barbalha venceu por 1 a zero no estádio Agenorzão gol de Lamar e assumiu a liderança com 14 pontos. Com o resultado, o Iguatu permanece na lanterna  com 2 pontos e precisará vencer seus dois próximos jogos para escapar do rebaixamento. Segundo analistas, a  resposta a má campanha está na falta de um melhor planejamento. No outro jogo, da chave A2, Crateús 1 São Benedito 0.  A classificação  apresenta  Barbalha com 14, São Benedito 11, Nova Russas 7, Crateús 4 e Iguatu 2 .Na próxima rodada, Iguatu receberá  Nova Russas no estádio Agenorzão.

Tudo é do Pai (Pe Fábio de Melo)

Tudo é do Pai/ Toda honra e toda glória/ É dele a vitória/ Alcançada em minha vida.
Mas nesse mundo, tem gente que acha que só vale o pai dos outros.

*Silvani é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile