AssuntosNet

AssuntosNet: Senado muda aposentadoria, mas Dilma deverá vetar

Contrariando o governo, o Senado confirmou ontem mudança no fator previdenciário, já aprovada na Câmara, mas que deverá ser vetada pela presidente Dilma.

Published

on

Contrariando o governo, o Senado confirmou ontem mudança no fator previdenciário, já aprovada na Câmara, mas que deverá ser vetada pela presidente Dilma.

Renan Calheiros (PMDB), presidente do Senado, porém, já fala em derrubada do veto. Mas, na queda de braço que trava desde o começo do segundo mandato com o Congresso, Dilma conseguiu vitória decisiva para o ajuste fiscal, pois o Senado também aprovou regras mais duras para a concessão de pensões e auxílio-doença.  Presidente sai em defesa dos ministros Joaquim Levy (Fazenda) e Nelson Barbosa (Planejamento); portaria a ser publicada hoje prevê corte de 15% dos gastos do governo com custeio da máquina pública; Emenda polêmica que cria a fórmula 85/95 depende agora de decisão de Dilma. O ajuste está caminhando e para analistas vai contribuir para uma maior retração da economia este ano.

 

Assuntosnet: Quinta-feira, 28 de maio de 2015. Acesse e opine sobre as sinopses das notícias da imprensa e blogs, com os comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

 

Câmara aprova emenda que põe fim à reeleição

Com o apoio de governistas e da oposição, o plenário da Câmara aprovou na noite de ontem, em primeiro turno, proposta de emenda à Constituição que acaba com a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. Foram 452 votos a favor e 19 contra, além de 1 abstenção. O deputado Arnon Bezerra (PTB) foi o único cearense a votar contra. A medida valeria para prefeitos eleitos em 2016 e para presidente e governadores eleitos em 2018.

 

Câmara aprova doações privadas só a partidos

A Câmara restringiu as doações de empresas privadas a partido s, proibindo as feitas diretamente a candidatos. A decisão precisa ser confirmada em nova votação na Casa e também pelo Senado. A decisão foi resultado de manobra do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB).

 

Crédito para de crescer e trava PIB

O crédito estagnou no país. Em abril, o total emprestado caiu para 54,5% do PIB, o que pode dificultar o crescimento. Os juros no cheque especial bateram 226% ao ano.

 

PIB

IBGE divulga amanhã cedo os resultados do Produto Interno Bruto no primeiro trimestre. Se não houver surpresa, deve ser confirmada a expectativa do mercado financeiro de um recuo de 0,5% na atividade econômica, sobre o último trimestre do ano passado.

 

Mudança nas chamadas

Clientes das operadoras Oi, Vivo, TIM e Claro no Ceará poderão realizar chamadas com 8 dígitos até o dia 9 de junho. As ligações serão completadas para adaptação das redes e usuários. As informações são da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para “preparar” o consumidor, as operadoras já disponibilizam aplicativos com o nono dígito. Eles estão disponíveis para os sistemas operacionais Android e IOS.

 

De olho no futuro

Para quem gosta de comparações: Sobral ganhará amanhã um planetário. O prefeito Clodoveu Arruda comandará a inauguração do equipamento fincado na Praça do Patrocínio, onde já operam um observatório e o Museu do Eclipse.

 

Campus

Quem passa nas imediações do Campus Multi Institucional Humberto Teixeira, apesar da demora,  ressalta a importância da obra reconhecendo que o governo fez a sua parte. No entanto, lembra que a prefeitura precisa fazer a sua parte: cuidar da Praça ao lado e melhorar a pavimentação das ruas também.

 

Indústria de laticínio

Dado do Sebrae relativos ao ano de 2013 revelam que a produção diária de leite em Pernambuco caiu 15,1%. Na Paraíba, a queda foi de 7,7%; no RG do Norte, de 2,3%. No Ceará, houve um aumento de 9,4%, que é pouca coisa comparado com o aumento da Bahia, que bateu em 20,4%. Causa: a irrigação. E só lembrando: Em qual fase está aquela indústria de laticínio que viria para o município?

 

Greve

Prefeito deve perder o sorriso diante da manifestação que os servidores prometem. Segundo um assessor, a prefeitura não dispõe de recursos para atender categoria. Já os servidores podem responder com a greve.

 

Futebol

O Internacional de Porto Alegre  faz 2 a zero no Santa Fé da Colombia, e avança na libertadores. O representante brasileiro e tem tempo para sentar e apreciar o que alcançou nesta quarta, pois a  primeira semifinal só será disputada em julho, após a  Copa América. Já o Cruzeiro, foi eliminado pelo River Plate por 3 a 0 em pleno Mineirão diante de 55 mil torcedores.

 

*Silvani é bancário e radialista

 

EM ALTA

Sair da versão mobile