AssuntosNet

AssuntosNet: Senado estende reajuste do mínimo a aposentados

O Senado aprovou ontem medida provisória que estende a política de valorização do salário mínimo aos aposentados. A decisão foi tomada sobre o texto aprovado pela Câmara.

Published

on

O Senado aprovou ontem medida provisória que estende a política de valorização do salário mínimo aos aposentados. A decisão foi tomada sobre o texto aprovado pela Câmara.

A proposta deve causar impacto na Previdência  de R$ 3,4 bilhões entre 2016 e 2018 e levar Dilma a vetar. O veto, no entanto, poderá ser derrubado pelo Congresso. Além da oposição, petistas como Paulo Paim (RS) e Walter Pinheiro (BA) votaram a favor da proposta. Apesar da aprovação, os senadores alteraram a redação e separaram a aprovação da política do reajuste do salário mínimo até 2019 do aumento dos aposentados que recebem acima desse valor.

 

Assuntosnet: Quinta-feira 09 de julho de 2015. Acesse e opine sobre as sinopses das notícias da imprensa e blogs, com os comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!  

 

Pré-sal

O ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, defendeu nesta quarta-feira (8) que o Senado não aprove o projeto do senador José Serra (PSDB-SP) que retira a obrigatoriedade da Petrobras participar do modelo de exploração dos campos de petróleo do pré-sal. Em audiência pública na Comissão de Educação do Senado, Janine Ribeiro defendeu que o petróleo do pré-sal não seja “queimado à toa”. Aquilo que demorou bilhões de anos para ser feito pela natureza deve construir estruturas duradouras”, afirmou.

 

Mercado vê inflação de 9,5% no mês de julho

Com alta de 0,79% em junho, o IPCA em 12 meses chegou a 8,89%, pressionado por jogos de azar, passagens aéreas e taxas de água e esgoto. Os analistas esperam o arrefecimento da inflação no segundo semestre, mas antes disso projetam um índice acima de 9% para este mês, devido aos preços administrados. 

  

TCU deve julgar as ‘pedaladas’ só no mês que vem

Previsto para este mês, o julgamento do Tribunal de Contas da União sobre as contas do governo Dilma de 2014, ameaçadas de rejeição devido às “pedaladas” fiscais, deve ficar para agosto.

 

Chuvas aumentam reserva hídrica

As chuvas registradas desde sexta-feira (3) em todo o Estado, provocadas por um fenômeno meteorológico típico pós-estação chuvosa, conseguiram garantir mais um mês de reserva hídrica na bacia hidrográfica da Região Metropolitana de Fortaleza. Com um aporte de aproximadamente 24 milhões de m³ em seis dias, conforme dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh. As bacias do Ceará se encontram com 18,73% do volume total. Conforme o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), Eduardo Sávio Martins, o quadro é preocupante, em especial diante das chances, cada vez maiores, de formação de um El Niño e, por consequência, da ocorrência de mais um ano de estiagem.

 

Bispo de Sobral

O novo bispo de Sobral, dom José Luís de Vasconcelos foi  nomeado pelo papa Francisco, nesta quarta-feira (8).Dom Vasconcelos vai ocupar a vaga deixada, em dezembro de 2014, por dom Odelir José Magri, sexto bispo de Sobral, transferido para Chapecó (SC). Desde fevereiro deste ano, o novo bispo ocupava o cargo de administrador apostólico da Diocese sobralense.

 

Empregos

O Programa de Proteção ao Emprego está correndo o risco de desagradar a todos. Recebeu críticas de trabalhadores, empresas e do FAT. O plano é o governo pagar uma parte do salário do trabalhador do setor privado, através do FAT. Muitos trabalhadores estão se planejando com o adiamento do abono salarial que começa dia 14, para os nascidos em julho.

 

Reforma política

A Câmara retoma hoje a discussão da reforma eleitoral, a ‘minirreforma’. Destinado a regulamentar a PEC da reforma política, cujo texto principal já foi aprovado em 2º turno, o projeto veta a doação a partidos políticos de empresas que tenham contratos com o governo, impõe teto aos gastos de campanha. 

 

Futebol

Atletico mineiro derrota Sport por 2 a zero e assume a liderança. Goeladas marcaram a rodada também; Goiás 4 Santos 1, São Paulo 4 Vasco zero e Flamengo derrota Internacional com gol de Guerreiro na estreia.  2  jogos encerram hoje a 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Às 19h30, o Corinthians recebe em sua arena o Atlético-PR. Às 21h, o Fluminense enfrenta o Cruzeiro no Maracanã.

 

Renan vira réu em processo por recebimento de propina

A 14ª Vara Federal do Distrito Federal tornou o presidente do Senado, Renan Calheiros, réu em processo no qual é acusado de ter recebido propina da construtora Mendes Júnior para beneficiar a empresa com emendas. O Ministério Público acusa Renan de ter tido despesas de um “relacionamento extraconjugal” pagas pela empresa.

 

Jurídico com a palavra

Com relação às recentes notícias sobre os processos que envolvem o ex-prefeito Agenor, o mesmo só se pronunciará quando retornar dos estates. Até lá, a palavra é com o setor jurídico que cuida de sua defesa.

 

*Silvani é bancário e radialista

 

EM ALTA

Sair da versão mobile