AssuntosNet

AssuntosNet: Senado analisará proposta da Reforma Política

A comissão especial que analisará as propostas da reforma política será instalada nesta terça-feira (23), às 17h, em evento na sala de audiências da Presidência do Senado.

Published

on

A comissão especial que analisará as propostas da reforma política será instalada nesta terça-feira (23), às 17h, em evento na sala de audiências da Presidência do Senado.

O colegiado será presidido pelo senador Jorge Viana (PT-AC) e terá como relator o senador Romero Jucá (PMDB-RR).O trabalho da comissão será organizar os temas da reforma política para votação em Plenário a partir de duas fontes: propostas originárias do próprio Senado e o substitutivo da Câmara dos Deputados à PEC 23/2007.Tema central das votações da Câmara ao longo das últimas semanas, o substitutivo será remetido ao Senado quando tiver sua apreciação concluída. A PEC original tratava apenas de fidelidade partidária, mas ideias oriundas de outros projetos e de emendas dos deputados foram incorporadas a ela. O texto final cobre uma variedade mais ampla de temas.

 

AssuntosNet: Terça-feira, 23 de junho de 2015. 

 

TCU pode investigar ‘pedaladas’ fiscais de Dilma deste ano

O Tribunal de Contas da União poderá investigar os responsáveis pelas contas públicas do governo Dilma pela continuidade das “pedaladas fiscais” neste ano. Conforme revelou a Folha, as manobras, que estão sendo contestadas nas contas de 2014, continuam em 2015. O governo nega ter mantido a prática.

 

PT está velho e petistas só pensam em cargos, diz Lula

O ex-presidente Lula disse que o PT “está velho” e acusou petistas de só pensar em cargos. Ele defendeu “revolução” interna para recuperar a imagem do partido. “Temos que definir se queremos salvar nossa pele, nossos cargos ou nosso projeto”, discursou em evento em SP. Lula falou duas vezes em cansaço, referindo-se a ele e ao governo.

 

Só 30% dos brasileiros são a favor da reeleição          

Nos governos Lula, mais da metade apoiava o sistema, diz Datafolha. Somente três de cada dez brasileiros são hoje favoráveis ao sistema que permite a reeleição para presidente. É o que mostra pesquisa Datafolha realizada nos dias 17 e 18, que apontou a maior rejeição até agora registrada por Dilma Rousseff: 65%. Na era do também petista Lula, antecessor de Dilma no cargo, a população dava maior apoio à possibilidade de reconduzir o presidente ao cargo: 65% no primeiro mandato e 58% no segundo. Na Câmara, a extinção da reeleição foi aprovada em maio por 452 votos a 19. Para entrar em vigor, a regra precisa passar por nova votação dos deputados e, depois, pelo crivo do Senado.

 

Agricultura familiar

O Governo Camilo contará com R$ 300 milhões para programas na agricultura familiar, segundo o presidente da Ematerce, Antônio Amorim. O dinheiro vem do Plano Agrícola desse segmento lançado ontem, em Brasília. Bom mesmo esse dinheiro chegar logo. Com a demissão de 450 bolsistas do órgão, a extensão e a assistência técnica no campo estão praticamente paralisadas. Há técnico da Ematerce se desdobrando em três ou quatro.

 

Futebol

Neymar retorna ao Brasil após deixar concentração da seleção no Chile. Jogador resolveu voltar ao país, já que está suspenso por quatro jogos e não poderá disputar o restante da Copa América. O Brasil enfrenta no sábado a seleção do Paraguay. 

 

Prefeito de Juazeiro do Norte é afastado pela Justiça

A Justiça cearense deferiu pedido do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e afastou, por 180 dias, o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Macedo (PMDB). O juiz Gucio Coelho, autor da decisão, também determinou o congelamento dos bens do peemedebista no valor de R$3 milhões.  Com o afastamento, o vice-prefeito, Luiz Bessa (PTB) assume o cargo. O petebista é irmão do deputado federal Arnon Bezerra (PTB), que rompeu com o prefeito durante as eleições do ano passado.

 

Greve continua no município

Após mais uma semana de greve, os professores do municipio devem se reunir com o prefeito municipal nesta terça-feira(23). Segundo um sindicalista, o adiamento deveu-se a carreata que une familias tradicionais no municipio. Também desconhece a pauta do prefeito, mas vamos sentar para dialogar. No balanço divulgado pelo sindicato, a adesão dos docentes é mais forte na administração municipal e preocupa o prefeito.

 

*Silvani é bancário e radialista

 

EM ALTA

Sair da versão mobile