AssuntosNet

ASSUNTOSNET: As reações de autoridades e políticos na lista de Fachin

Published

on

O presidente Michel Temer negou, em nota oficial divulgada na noite dessa quarta-feira (12), ter se reunido com o ex-presidente da Odebrecht Industrial, Márcio Faria, em 2010 para tratar de doações ao PMDB, como o executivo disse em delação premiada. Segundo Faria, o encontro ocorreu no escritório de Temer em São Paulo e o pagamento ao partido seria em troca de facilitar a participação da Odebrecht em projetos da Petrobras. Disse que o pais não pode paralisar e que a independência entre os Poderes tem de ser “prestigiada cada vez mais”.

Morosidade da justiça

Por ser presidente da República, Michel Temer não pode ser investigado por atos anteriores ao mandato em exercício. Os inquéritos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar políticos citados nas delações premiadas de ex-executivos da Odebrecht podem levar pelo menos cinco anos e meio para chegar a uma conclusão. O tempo é estimado pela FGV Direito Rio para que um processo criminal envolvendo autoridades com foro privilegiado seja finalizado. Ao longo da investigação, pode ser solicitada a quebra dos sigilos telefônico e fiscal, além da oitiva dos próprios acusados.

Juntos e misturados

O PT e o PMDB lideram a lista de nomes que serão investigados no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). São 17 filiados de cada legenda envolvendo deputados, senadores, ministros e governador. O PSDB vem em terceiro com 13 nomes, PP e DEM vêm na sequência com oito nomes cada. Também foi determinada a abertura de inquérito contra nove ministros do governo Michel Temer, além de 29 senadores e 42 deputados federais.

Proposta inclui dividir férias em 3

O parecer do relator da reforma trabalhista, Rogério Marinho, diz que os trabalhadores poderão dividir as férias em até três períodos, um deles não inferior a 14 dias. O intervalo para almoço será de, no mínimo, 30 minutos. Reforma trabalhista inclui também, demissão com metade da multa e restrição ao FGTS.

Copom baixa taxa de juros em um ponto, para 11,25%

O BC cortou a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 12,25% ao ano para 11,25%. Foi a quinta redução seguida desde agosto, e os analistas preveem que o Copom continuará diminuindo os juros básicos nos próximos meses.

Proposta para retirada do Congresso

O vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (PMDB-MG), defendeu que a reforma da Previdência seja retirada do Congresso Nacional pelo presidente Michel Temer. O vice-presidente, que é integrante do partido de Temer, afirmou que a divulgação dos novos alvos da Lava Jato fazem o momento ser “de muita tensão”. “Neste momento é muito ruim passar qualquer tipo de reforma aqui no Parlamento”. A divulgação da lista do ministro Edson Fachin esvaziou a Câmara dos Deputados e o Senado Federal nestas terça e quarta.

Ecad será substituído

A Comissão de Finanças e Tributação aprovou proposta que extingue o Escritório Central de Arrecadação de Direitos (Ecad). O tributo será substituído por uma nova entidade, o Centro de Arrecadação e Distribuição de Direitos Autorais (Cadda), com regras mais rígidas.

10 açudes sangram no Ceará

Sobe para 10 o número de açudes monitorados pela Cogerh sangrando no Ceará neste ano. Com a forte chuva que banhou todas as regiões do Ceará nesta terça-feira (12), os açudes Cauhipe e São Pedro Timbaúba atingiram a marca de 100% da capacidade, conforme a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos. Mesmo com as chuvas, a companhia alerta que os grandes reservatórios do Ceará continuam todos com menos de 10% da capacidade e que a população deve continuar racionamento. Dos 153 açudes monitorados pela Copgerh, 106 têm menos de 30% da capacidade.

Justiça em regime de plantão

Magistrados da Capital e de Comarcas do Interior atenderão, em regime de plantão, nesta quinta (13) e sexta-feira (14). Em Iguatu, o órgão segue a orientação para atendimento de 8 ás 14 horas e ponto facultativo para os servidores do Judiciário e feriado da Semana Santa , informa a assessoria de imprensa. Bancos não funcionarão amanha. Quem tiver compromisso deve faze-lo durante o dia de hoje no seu horário habitual. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado nacional de Sexta-Feira da Paixão, que ocorre neste dia 14 sexta-feira santa, e também no feriado de Tiradentes, comemorado no próximo dia 21.

O tempo no feriadão

Quem for viajar neste feriadão, deve organizar bagagens, a situação do carro e documentação, e atenção especial nas estradas onde a Policia Rodoviária que realizará operação Semana Santa. Já a previsão do tempo para o Ceará durante o feriadão da Semana Santa 2017, elaborada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), aponta nebulosidade variável com chuvas em todas as regiões do Estado nesta quinta-feira (13) na sexta-feira (14). Para o sábado (15) e o domingo (16), a tendência é de chuvas menos intensas. As precipitações devem acontecer na faixa litorânea e no Noroeste do Estado. Nas demais regiões, céu com poucas nuvens.

Assalto ao ônibus da Guanabara

Um ônibus da empresa Guanabara foi assaltado na madrugada desta quarta-feira (12) na zona rural do município de Pedra Branca, no Centro do Estado. Segundo informações da Polícia Militar o roubo foi praticado por cinco indivíduos encapuzados e armados. Os bandidos roubaram roupas, perfumes, celulares e dinheiro dos passageiros. Ainda de acordo com a Polícia o ônibus havia saído de Iguatu com destino a Sobral.

Quinta-feira Santa

Igreja celebra a preparação pascal e nesta quinta-feira (13), a missa do Lava-pés. É o dia da Última Ceia e dos Lava-pés, segundo o Evangelho. (João 13: 1- 15). Neste momento, haverá mutirão de confissões e missa no inicio da noite na Igreja De Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro no Prado.

ASSUNTOSNET: Quinta-Feira, 13 de abril de 2017. Coluna com atualização diária de responsabilidade do radialista Silvani Soares com sínteses e fatos da imprensa e blogs, selecionado pelo colaborador. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile