AssuntosNet

AssuntosNet: Prova para médicos recém-formados na pauta da Câmara dos Deputados

Está na pauta da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (12) o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto do ex-senador Eduardo Azeredo

Published

on

Está na pauta da reunião da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) nesta terça-feira (12) o substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto do ex-senador Eduardo Azeredo

(PLS 188/2007) que estabelece as regras para o benefício da meia-entrada para estudantes, pessoas com deficiência, jovens carentes de 15 a 29 anos e a parcela da população com faixa etária acima de 60 anos (que a legislação em vigor define como idosa). O desconto no valor do ingresso pode valer para os espetáculos artístico-culturais e esportivos. A meia-entrada, de acordo com o texto, fica restrita a 40% dos ingressos de cada evento e não vale para as partidas da Copa do Mundo de 2014 e dos jogos das Olimpíadas de 2016. Também pode ser votado na Comissão de Educação o projeto que cria o exame nacional de proficiência em medicina, para que os médicos possam exercer a profissão. Se a proposta (PLS 217/04) apresentada pelo ex-senador Tião Viana virar lei, os Conselhos Regionais de Medicina só poderiam conceder registros aos médicos aprovados nessa prova.

Brasil é 19º das Américas em profissionais de saúde em atuação

O País tem mais profissionais do que o mínimo recomendado pela OMS. Porém soma menos que o recomendado para a cobertura universal da saúde. O Brasil é o 19º país das Américas no ranking de oferta de profissionais da saúde nos diversos níveis. São 31,4 para cada 10 mil habitantes, segundo relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado ontem em Recife.

PEC do orçamento impositivo

O Plenário pode concluir hoje a votação, em primeiro turno, da PEC do Orçamento Impositivo – proposta de emenda à Constituição (PEC 22-A/2000) que torna obrigatória a liberação dos recursos das emendas parlamentares ao Orçamento da União e define fonte permanente de financiamento para a área de saúde. Se houver acordo das lideranças, poderá ser votada, também em primeiro turno, a PEC do voto aberto, que acaba com as deliberações secretas no âmbito do Legislativo.

País tem 269 distritos em condições de separação do município sede

Conforme as novas regras para a criação de municípios, normas que devem ser ratificadas nesta semana pelo Planalto, 269 distritos do país têm hoje a população mínima exigida para iniciar um processo de emancipação. Desses, porém, só 16 têm mais habitantes do que o restante do município – o que aumenta as chances de ter votos para vencer o plebiscito, etapa final do processo. O levantamento foi feito pela Folha com base nos dados dos 5.565 municípios do país, divulgados no último Censo do IBGE.

Hora da revisão

Com mais de 70% dos votos, o sindicalista Francisco de Assis Diniz foi eleito presidente regional do Partido dos Trabalhadores. Analistas políticos registram como reviravolta no PT, a vitória do Dr. Martins nas eleições do PT municipal. O fato deve-se à importância do concorrente na equipe da gestão municipal. Com posições divergentes, espera-se que com o resultado um novo projeto petista seja implantado. Para alguns, há contraste entre a eleição interna e a realidade do partido. A conferir.

Abastecimento d’água

E ninguém comenta mais sobre o transtornos da população no que se refere ao abastecimento d’água. Enquanto isso, algumas comunidades rurais continuam à espera do serviço dos carros pipa. Deve ser terrível voltar ao tempo da lata d’água, lombo de jumentos e carro-pipa.

Futebol

Tenho dito que técnico de futebol não fica desempregado por muito tempo. Dorival Junior, ex-Vasco, assume comando no Flu em lugar de Luxemburgo demitido nesta segunda-feira.

Novo dia

Como acontece todos os anos, a campanha da TV Globo de fim de ano, aquela da música “Hoje é um novo dia…”, comenta-se que ganhou um novo arranjo. O filme vai passear por várias cidades mostrando artistas locais cantando a música com percussões pelo corpo, até chegar aos estúdios contagiando artistas e jornalistas da emissora. Vai ao ar dia 24. Como tudo se copia, a campanha também inspira outras emissoras.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile