AssuntosNet

AssuntosNet: Projetos, empresas e a difícil contrapartida

Um leitor observa: Quando é que teremos aquelas empresas anunciadas pela gestão anterior? O município está pronto para recebê-los e no entanto eles não apareceram ainda.

Published

on

Um leitor observa: Quando é que teremos aquelas empresas anunciadas pela gestão anterior? O município está pronto para recebê-los e no entanto eles não apareceram ainda.

Outro fato é com relação aos projetos: Os bancos oficiais estão com os cofres cheios a espera dos projetos, mas os gestores insistem nas emendas destinadas pelos parlamentares que nem sempre atendem às nossas demandas. O fato gera competição e desgastes junto aos políticos aqui votados. O observador vai mais além quando coloca o tema saneamento básico do município em torno de 60 milhões de reais. O município não dispõe de contrapartida, ou não quer endividar-se? Afinal, cabe a nós, cidadãos contribuintes, exigirmos investimentos de qualidade. E aos governantes buscar os recursos para executá-los – boa vontade política para fazer acontecer.

Quadrado e redondo

Antes de reclamar, o cidadão precisa detectar através do formato do poste, a responsabilidade dos serviços de iluminação pública no municipio. Uma sugestão: coloque o número de contato com a prefeitura na agenda.

Soberania municipal

Vereadora Cida Albuquerque disse que se fosse prefeita não entregaria o patrimônio a grupos ou terceirizados. Segundo ela, o município tem gente competente para gerenciar estes órgãos e deveriam ser consultadas. Na entrevista ao “Mais Debates”, ela se referiu ao Terminal Rodoviário e ao Hospital Regional, que será administrado pela organização religiosa São Camilo a partir de 1º de novembro. Disse que tem esperança que os serviços para a população possam melhorar. – Pior não pode ficar. Com relação a mudança no estado, o partido perdeu a Saúde, ficando o legado da gestão Arruda Bastos, que fica no governo com o Esporte.

ExpoIguatu 2013

Entrevistado no mais debates deste sábado, o presidente do Rotary, Renato Rolim Junior. Sobre a ExpoIguatu, considerou um sucesso sob todos aspectos como a  presença de publico, segurança e realização de negócios, apesar da crise financeira. Destacou o apoio dos membros da entidade e do seu esforço em unir as lideranças políticas do município e trazer de volta as famílias ao evento. Segundo ele, há uma proposta para que o parque seja  liberado em breve para que a comunidade possa realizar eventos como aniversários, festas de casamento, dentre outros.

Reforma ministerial

O fim do prazo de filiação partidária dos candidatos às eleições de 2014 deve desencadear processo de reforma ministerial. Dilma espera a definição do quadro da sucessão para decidir quem fica.

Câmara quer eliminar foro privilegiado

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), levará aos líderes partidários uma proposta polêmica. Em reunião marcada para terça-feira, ele vai sugerir que os deputados votem uma emenda constitucional que acabe com o foro por prerrogativa de função, mais conhecido como “foro privilegiado”. Políticos e autoridades — do vereador ao presidente da República — passariam a ser julgados em ações penais por juízes de primeira instância, como qualquer outra pessoa.

MT suspende repasses

O ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, informou nesse sábado (14) que foi suspenso por 30 dias o repasse de recursos para convênios da pasta, até que sejam concluídos os levantamentos que identificarão a situação de cada contrato. A medida foi anunciada após longa reunião do ministro com equipe de técnicos, assessores e secretários, em Brasília. Sobre os contratos do instituto com estados e municípios para ações de qualificação profissional, a assessoria de imprensa informou que cabem a estes os procedimentos de licitação e contratação e destacou que o ministério recomenda a imediata suspensão de pagamentos à instituição.

Piores e melhores profissões

Uma pesquisa realizada pelo site de busca de empregos Adzuna.com, resultou em uma lista dos dez melhores e piores empregos no Brasil. O estudo, baseado nas vagas anunciadas no site, analisou mais de 2.000 profissões. Os motoristas de ônibus e entregadores encabeçam o ranking dos piores trabalhos, que ainda inclui jornalismo e ser policial. Segundo o site, esses profissionais lidam com prazos apertados, baixo potencial de aumento de salário, e uma longa e cansativa jornada de trabalho. Regulamentadas recentemente, empregadas domésticas estão entre as menos promissoras também.

Guia

Depois de seis anos de pesquisa, o Tribunal de Contas da União está se preparando para lançar um “Guia de Boas Práticas de Governança”. Isso vai auxiliar muitos gestores inexperientes que, para agradar, mantem alguns assessores despreparados.

O adeus a um injustiçado

Foi esse o tom do velório e do sepultamento do ex-ministro petista Luiz Gushiken. “Eu sei o que ele sofreu com as infâmias que levantaram contra ele”, afirmou o ex-presidente Lula. A presidente Dilma Rousseff também compareceu à despedida de um dos fundadores do PT mas não conversou com a imprensa. Sindicato dos bancários de SP lamentou a sua morte. Funcionário do antigo Banespa, presidiu a entidade entre 1985 e 1986, Gushiken também participou da criação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT). Se elegeu deputado federal constituinte e ajudou a construir a Constituição Cidadã de 1988 durante a redemocratização do Brasil.

O nó da questão

Embargos infringentes: Até quarta-feira, todos saberemos o seu verdadeiro significado e para onde pesará a balança. A palavra final cabe agora a Celso de Mello.

Farra das passagens

Políticos locais aproveitaram para prestar apoio ao Deputado Aníbal denunciado pelo Congresso em Foco na farra das passagens aéreas.

Pesar

A nossa coluna presta solidariedade a família do sr. Valter Sudário, recém falecido. Comerciante e ex-radialista, contribuiu para o município na área de entretenimento, trazendo muitas atrações artísticas do país.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile