AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Programa para o álcool cria embate no governo

Published

on

Fazenda resiste a proposta de aumentar etanol na mistura com a gasolina. O RenovaBio, programa de incentivo aos biocombustíveis aprovado em lei no final do ano passado, provocou embate interno no governo Michel Temer (MDB). As pastas da Casa Civil e da Fazenda divergem acerca de decreto para elevar a mistura de álcool na gasolina. Assim como o setor sucroalcooleiro, a Casa Civil defende que a mistura passe dos atuais 27% para 30%, até 2030, e 40%, até 2040. A área econômica resiste à ideia, por entender que haverá perda de arrecadação e aumento de preços, com impacto direto na inflação. Sobre a gasolina incidem os tributos federais PIS, Cofins e Cide. Segundo a Fazenda, a alteração em estudo resultaria em perda de ao menos R$ 4 bilhões anuais. Para consultorias, haveria um aumento gradual de até R$ 0,06 por litro, devido à elevação dos custos. Afetados pela reviravolta das políticas do governo Dilma Rousseff (PT), os produtores apoiam o programa. Se o pleito for atendido, a participação do etanol na oferta nacional de combustível chegará a 55% em 2030, calcula o Ministério de Minas e Energia.

Correios entram em greve em todo o País

Servidores dos Correios entrarão em greve por tempo indeterminado a partir desta segunda-feira (12). De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect). A paralisação se deve a mudanças propostas pela direção da estatal. De acordo com a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect), a paralisação foi aprovada em assembleia. A greve informou a entidade, é em protesto contra alterações propostas pela direção dos Correios, entre elas no Plano de Cargos, Carreiras e Salários e no plano de saúde dos trabalhadores. Segundo a Fentect, a direção da estatal quer que os funcionários passem a arcar com mensalidades do plano e quer também a retirada dos dependentes.

Pacote de Segurança

As preocupações com a segurança pública continuam na pauta do Congresso. Câmara e Senado devem voltar a discutir propostas contra a violência, que não deu trégua durante o final de semana, e fez mais vítimas no Ceará, no Rio e em São Paulo. O Congresso retoma nesta semana a análise de projetos na área de segurança pública. O Senado tem na pauta propostas como a que traz possibilidades de agravamento da pena de feminicídio. A Câmara pode iniciar análise do texto que cria um sistema integrado de segurança.

Mortes no Ceará

Uma série de ataques em Fortaleza deixou sete mortos e sete feridos na noite de sexta-feira. Um suspeito foi preso no domingo. A polícia investiga se os crimes têm relação com briga entre torcidas e tráfico de drogas. Dois torcedores permanecem internados. O governador Camilo Santana foi à delegacia cobrar investigações dos homicídios no Ceará. Conversou com as equipes de investigação e a cúpula da segurança (secretário de segurança, comandante da PM e diretor geral da polícia civil). Em seguida, acompanhado do secretário André Costa, percorreu alguns bairros e ainda in loco algumas blitz que estão acontecendo na cidade. No Facebook, governador fala em resposta rápida para nova chacina através de novas ações. Já os moradores torcem por restauração do bairro.

Meirelles e Maia utilizam voos da FAB em agendas

Pré-candidatos ao Palácio do Planalto, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles (PSD), têm usado aviões da Força Aérea Brasileira para viajar pelo País. Maia voou 63 vezes com aeronaves da FAB desde dezembro 33 delas para o Rio, seu domicílio eleitoral. Já Meirelles voou 42 vezes desde dezembro. A Câmara e a Fazenda dizem cumprir as normas estabelecidas para o uso das aeronaves e negam irregularidades.

Pacote de Segurança

As preocupações com a segurança pública continuam na pauta do Congresso. Câmara e Senado devem voltar a discutir propostas contra a violência, que não deu trégua durante o final de semana, e fez mais vítimas no Ceará, no Rio e em São Paulo. O Congresso retoma nesta semana a análise de projetos na área de segurança pública. O Senado tem na pauta propostas como a que traz possibilidades de agravamento da pena de feminicídio. A Câmara pode iniciar análise do texto que cria um sistema integrado de segurança.

Em defesa do governo

O presidente Michel Temer mandou convocar hoje líderes e vice-líderes governistas numa articulação para demonstrar força em meio às duas investigações das quais é alvo, segundo blog da Andréia Sadi. A ideia é “pedir empenho, dedicação e defesa do governo”, segundo um interlocutor do presidente. Temer é alvo de dois inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF). Um apura se houve propina da Odebrecht na Secretaria de Aviação Civil. O outro, se um decreto assinado pelo presidente beneficiou empresas do setor de portos.

Visitas ao ginecologista ainda são tardias entre jovens brasileiras, aponta pesquisa

Apesar do alto grau de informação sobre DST´s e gravidez não planejada, o Brasil ainda apresenta índices de gestações juvenis acima da média latino americana.

Campus avançado em Mombaça

A Universidade Estadual do Ceará vai implantar um campus avançado na cidade de Mombaça. O projeto foi autorizado durante reunião entre o reitor da Uece, Jackson Sampaio, e Élcio Batista, chefe de gabinete do governador Camilo Santana.

Suspensa por um mês visita a presos de 10 cadeias

O fato deve-se após morte do agente penitenciário em Orós. Conforme a determinação, durante o prazo de 30 dias, ficarão sem visita os presos das cadeias públicas e presídios de 10 municípios. São eles: Cedro, Icó, Iguatu, Ipaumirim, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mombaça, Orós, Várzea Alegre e Acopiara. Para um analista, as cadeias públicas precisam ser revistas. Parecem casas adaptadas para acomodar presos.

Futebol Cearense tem rodada nesta segunda-feira

Campeonato cearense da série A, tem rodada nesta segunda-feira (12). De olho na 4ª vaga, Ferroviário enfrenta Uniclinic no Domingão. Já o time de Iguatu ultima preparativos visando o próximo compromisso diante do Ceará no Castelão. Ao perder invencibilidade em casa pro Floresta, Azulão ainda luta pra chegar ao mata-mata. Outra derrota pode sobrar na reta final. Na primeira fase derrotou o Vozão. Quem sabe amanhã, a história não se repete?

Transposição – um ano depois

Na Paraíba, produtor de pimentões caminha pela lavoura, irrigada graças à transposição do rio São Francisco; com obra, 1 milhão de pessoas tiveram acesso à água. Em nosso Estado as atenções estão voltadas para o dia de São José.

Homenagens e último Adeus ao sanfoneiro Zé de Manu

O sanfoneiro José Tomás Sobrinho, conhecido popularmente como Zé de Manu, morreu aos 81 anos, na tarde deste sábado (10), decorrente de complicações pulmonares, em Fortaleza. Sepultamento ocorreu neste domingo em Cedro, donde recebeu inúmeras homenagens.

ASSUNTOSNET: Acesse e compartilhe os principais assuntos catalogados por Silvani Soares nesta Segunda-feira (12). Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile