AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Prefeitos do Ceará pedem apoio de Eunício para ações municipalistas

Published

on

O presidente do Congresso Nacional, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), recebeu nesta terça-feira (21) o presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE), Gadyel Gonçalves, um grupo de prefeitos cearenses e o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski. Na pauta do encontro, projetos de interesse municipais, como o veto 30/2017, que suspende pontos da lei 13.485/2017, que parcela e concede descontos às dívidas previdenciárias dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. O presidente Eunício colocou a matéria na pauta do Congresso e pretende analisá-la nesta quarta-feira (22), em sessão do Congresso, marcada para as 17h. O parlamentar informou que busca junto ao governo e base aliada um entendimento sobre o assunto. Cursos de medicina .Durante o encontro, o presidente do Congresso confirmou que os cinco cursos de medicina anunciados pelo ministério da Educação no mês de agosto, estão confirmados para serem instalados nas cidades de Iguatu, Crateús, Itapipoca, Quixadá e Russas, todas no Ceará.

Mudanças não garantem aprovação da Previdência

Líderes de oito partidos, que reúnem 291 deputados, dizem que a maior parte de suas bancadas continua resistente em votar a reforma da Previdência, mesmo depois da minirreforma ministerial e de um eventual enxugamento do texto. A avaliação é de que a aprovação depende agora da capacidade do governo de convencer a população da necessidade da medida. Nesse cenário, o Planalto quer manter a maior parte das regras já definidas, como a fixação de idade mínima de 65 anos para homens e de 62 para mulheres. Deputados devem resistir.

Previdência atual beneficia mais os ricos

No dia em que o presidente Temer começa uma maratona de encontros com políticos para buscar apoio à reforma da Previdência, um estudo divulgado pelo Banco Mundial reforçou a necessidade de mudanças e constatou que o sistema atual é desequilibrado em favor dos ricos.

Servidor ganha 67% mais que o mercado

O relatório afirma que, no Brasil, o funcionário público ganha, em média, 67% mais do que o trabalhador de perfil semelhante na iniciativa privada. Trata-se da maior diferença entre os 53 países pesquisados.

Banco Mundial diz que Brasil gasta mal verba pública

Em relatório sobre o Brasil, o Banco Mundial aponta desperdícios de recursos públicos e sugere ações para reduzir a desigualdade e melhorar as contas. Defende a reforma da Previdência, cortes de benefícios a empresas, reavaliação de programas sociais e mais eficiência em educação. A economia gerada seria equivalente a 8,3% do PIB em dez anos. O Banco Mundial também recomenda a fusão dos programas sociais para acabar com o acúmulo de benefícios. Pela proposta, Bolsa Família, salário- família, aposentadorias rurais e o Benefício de Prestação Continuada seriam reunidos em um único programa.

Dirceu perde mais um recurso

Condenado em segunda instância, o ex-ministro da Casa Civil foi derrotado de novo e, agora, só tem mais um recurso ao Tribunal Regional Federal. Se derrotado, deve ter de voltar à prisão.

Unicamp aprova cotas e uso do Enem

Medida aprovada ontem prevê que 20% das 3,3 mil vagas da Unicamp sejam disputadas pelo Enem e a criação de vagas extras para vencedores de olimpíadas de conhecimento. O Conselho Universitário também decidiu adotar sistema de cotas raciais. As mudanças valem para o vestibular de 2019.

Picciani e mais dois deputados do Rio voltam para a prisão

O TRF-2 determinou o restabelecimento da prisão do presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani, e dos deputados Edson Albertassi e Paulo Melo, todos do PMDB. Eles foram presos. A justificativa é de que a decisão da Alerj de soltar os parlamentares deveria ter passado pela Corte.

76.177 agricultores são dispensados de pagamento do boleto do Hora de Plantar

Iguatu na lista de Agricultores familiares de 72 municípios cearenses foram dispensados do pagamento do boleto do Programa Hora de Plantar. A medida autorizada pelo Governo do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), estava previsto no Manual Operacional do projeto e teve como motivação os índices pluviométricos municipais terem sido 50% abaixo da média histórica (Funceme) e/ou o laudo de perda de produção acima de 50% (Ematerce). A Secretaria do Desenvolvimento Agrário informa ainda que não há necessidade dos agricultores procurarem o órgão em busca do benefício. A partir da inclusão dos municípios não será emitido o boleto on-line para o pagamento do reembolso, que teriam prazo de execução entre 1 e 4 anos. O órgão estadual aguarda a divulgação de novos laudos da Ematerce para eventuais acréscimos na lista. (DN)

Ceará registra 2.918 vagas de emprego formal no mês de outubro

O Ceará registrou uma expansão na geração de emprego formal no último mês de outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira (20), pelo Ministério do Trabalho. O saldo positivo foi de 2.918 empregos, ocasionado pela admissão de 31.613 trabalhadores e o desligamento de 28.695. O resultado é 0,25% superior ao mês anterior e o nono melhor do país, demonstrando uma trajetória de expansão do emprego, iniciada em junho deste ano, quando foram gerados 133 postos.

MP Trabalhista: José Pimentel apresenta 25 emendas para preservar direitos

O senador José Pimentel (PT) apresentou 25 emendas ao texto da Medida Provisória que altera pontos da reforma trabalhista (MP 808/17). O objetivo, segundo o parlamentar, é preservar direitos adquiridos. Entre elas, uma visa impedir que as novas regras afetem os contratos de trabalho já em vigor.

Toma posse hoje o novo ministro das Cidades, Alexandre Baldy

O deputado de GO substitui Bruno Araújo (PSDB), que pediu demissão na semana passada. A troca é o primeiro passo para a reforma ministerial planejada por Temer.

Futebol

Gremio e Lanus fazem hoje o primeiro jogo da final da Libertadores em Porto Alegre. Ontem pela série B do brasileirão, o Santa Cruz já rebaixado ara a série C, goleou o Juventude por 5 a 2. Inverso ocorre com o Ceará que garantiu acesso a série A, recebe o ABC neste sábado no Castelão em clima de festa com prenuncio de recorde de público.

Retrato da educação

Menos de um terço das escolas dos anos iniciais do fundamental atingiram a meta nacional de 2021, estipulada em 2005 pelo governo, com base na nota média de países desenvolvidos. É o que revelam os resultados mais recentes do IDEB.

Audiência pública sobre violência contra a Mulher

A violência praticada contra a mulher foi tema de audiência pública realizada na Câmara Municipal de Iguatu nesta terça-feira. A reunião faz parte da mobilização nacional que prevê 16 dias de ativismo e atendeu a uma solicitação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM). No próximo 25 de novembro, será comemorado o Dia Internacional de Não-Violência contra a Mulher, instituído em 1999, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em Iguatu, haverá mobilização na Praça Gonçalves de Carvalho (Caixa Econômica).

ASSUNTOSNET: Confira as principais noticias e comentários catalogados por Silvani Soares nesta, quarta-feira, 22 de Novembro de 2017. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile