Prefeito de Fortaleza - AssuntosNet

Por Silvani Soares*

Um novo cenário surge nas prefeituras com a proposta de redução dos subsídios dos prefeitos em alguns municípios. Em Fortaleza, o prefeito Roberto Claudio O prefeito Roberto Cláudio (PDT) está enviando para a Câmara Municipal um pacote de corte e contenção de gastos na gestão. As medidas seguirão em forma de projeto de lei e decretos e fazem parte do ajuste fiscal necessário, de acordo com RC, para a manutenção dos investimentos principalmente nas áreas da saúde, educação e mobilidade urbana. No pacote, redução linear de 25% da gratificação (TTR) sobre os cargos comissionados, redução de 10% linear dos salários dos secretários e secretários-executivos e redução também de despesas fixas mensais (telefone, água, luz, aluguel de carros, entre outros).

Assuntosnet: Quarta-feira 14, de outubro de 2015. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

Juros dos empréstimos
Em setembro, a taxa média de juros cobrada em empréstimos chegou a 131,1% ao ano, alta de 1,26% na comparação com agosto, segundo dados da Associação Nacional dos Executivos de Finanças Administração e Contabilidade (Anefac). É a maior taxa desde junho de 2009. De acordo com a Agência Brasil, a Anefac verificou elevação nas taxas em seis modalidades de crédito para pessoa física (juros do comércio, cartão de crédito rotativo, cheque especial, CDC-bancos-financiamento de veículos, empréstimo pessoal-bancos e empréstimo pessoal-financeiras. Para a Anefac, as taxas de juros sobre as operações de crédito vão continuar elevadas pelos próximos meses “tendo em vista o cenário econômico atual que aumenta o risco de elevação dos índices de inadimplência”.

Saúde deve ser prioridade
Os brasileiros consideram a saúde como a área que o governo deve dar prioridade, aponta pesquisa realizada em todo o país, encomendada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). No trabalho, 43% dos entrevistados apontaram a saúde como o tema que merece maior preocupação, seguido por educação, com 27%, e combate à corrupção, com 10%. Embora os números sejam significativos, houve uma queda em relação à pesquisa semelhante, realizada ano passado. Em 2014, 57% avaliaram que a saúde era a área que carecia de maior atenção. A maior fatia foi de atendimento em postos de saúde (69%) e consultas (67%). A pesquisa encomendada pelo CFM foi feita pelo Instituto DataFolha em todo o País. Foram entrevistados para o trabalho 2.069 pessoas com 16 anos ou mais, entre 10 e 12 de agosto.

Greve dos bancários
Os bancários em greve realizam nesta quarta-feira (14) manifestações nas principais ruas e avenidas das principais cidades. Segundo o sindicato no Ceará, a greve deflagrada há nove dias já paralisou 60% das agências em Fortaleza e 65,6% em todo o Estado.A categoria protesta em todo o país a mudança da fórmula de reajuste salarial, por parte dos banqueiros, e reivindica a reposição integral das perdas pela inflação, além de um ganho real. Segundo o comando nacional da greve, a Federação Nacional dos Bancos ainda não se pronunciou sobre a greve. Chega a informação de que a Agência do Itaú quer furar a greve com retirada das faixas.

Proteção ao emprego
Governo e oposição fecharam acordo para retirar da Medida Provisória (MP) 680/2015, que institui o Programa de Proteção ao Emprego (PPE), emenda de PSDB, PSD e PMDB que alteraria a CLT para permitir que negociações entre empresas e sindicatos possam prevalecer sobre a legislação trabalhista – o “negociado sobre o legislado”.(Valor Econômico)

Secretaria da Juventude
A deputada federal Luizianne Lins (PT) apresentou emenda aditiva para tentar evitar a extinção da Secretaria Nacional de Juventude. Apesar de ganhar benefícios como meia entrada e passagem interestadual, o órgão está no pacote de cortes federais.

Secretaria da Ciência
Em resposta a um leitor, como tantas outras, a Secretaria de Ciência e Tecnologia existe no município. O titular da pasta, é o suplente de vereador prof José Roberto, que vem realizando um bom trabalho dentro das limitações do município. Sei da sua capacidade, mas a pasta não é a menina dos olhos da gestão.

Devolução com a maioria
Um leitor considera piada a posição do vereador Antonio Baixinho, após o presidente da câmara informar sobre os custos da Câmara e sugerir a devolução da VDP. O vereador disse que concorda com a devolução, desde que todos participem.

Situação hídrica
A Federação das Indústrias do Ceará (Fiec) promoveu, nesta noite de terça-feira, em seu auditório na capital, um debate acerca da situação hídrica do Ceará e seus impactos sobre a população e o setor produtivo. Participaram do encontro, o secretário estadual dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, e o ex-secretário estadual de Recursos Hídricos e autoridade nacional no tema, Hipérides Macedo e parlamentares. O encontro serviu para discutir a ameaça de estiagem prolongada em 2016 e a eterna espera das águas do rio São Francisco.

Horário de verão
Começa domingo que vem o Horário de Verão. Não precisa alterar o horário, apenas se adequar a programação da TV. A medida vai até 21 de fevereiro de 2016.

Pesar
Nossos sentimentos à família do companheiro Maninho da PC. Deixa como legado o companheirismo e a luta por um país melhor. Descanse em paz. Sepultamento será amanhã.

*Silvani é bancário e radialista