AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Prazo para saques do PIS/PASEP e conta inativa do FGTS

Published

on

Até a próxima sexta-feira, 30, estará disponível na Caixa Econômica Federal e no Banco do Brasil mais de R$ 1,083 bilhão em abono dos programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) relativo ao ano-base 2015. O abono é destinado a trabalhadores e servidores públicos que tenham cumprido pelo menos 30 dias de trabalho em 2015. Já o prazo final para os saques de contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será dia 31 de julho, mês com a menor proporção saques em torno de 8%. O beneficiário pode ainda consultar seu extrato do FGTS presencialmente no balcão de atendimento de agências da Caixa. Também é possível ir a um posto de atendimento e fazer a consulta utilizando o Cartão Cidadão, desde que tenha em mãos a senha.

Caixa deve liberar crédito

A caixa economia deve lançar nos próximos dias uma nova linha de R$ 1,5 bilhão para financiamento de loteamentos. Além disso, também vai liberar empréstimos para Estados e municípios que ainda têm capacidade de endividamento. De acordo com o presidente da Caixa, Gilberto Occhi, esses financiamentos podem contribuir para que a retomada da economia não seja interrompida.

Ninguém está acima da Lei

As devastadoras informações de denuncias sobre a corrupção no país surpreendem sociedade, juristas e classe politica. Corrupção passiva do presidente, no futebol com Ricardo Teixeira, e em nosso município surge o escândalo no caso do laboratório de hemodiálise, repercute nas redes sociais e papo nas ruas. O Sentimento das ruas: 81% da população, que quer o seu impeachment, segundo o Datafolha. Estratégia de defesa de Temer é retirar a atenção do debate sobre a denúncia de corrupção. Para um oposicionista, a voz do presidente é prova e está próximo do fim. Denunciado, Temer parte para ataques a Janot na TV. Ninguém está a cima da Lei.

Posição dos partidos

A denúncia contra Temer reforça inclinação de parte do PSDB em abandonar o governo. O Estado ouviu 31 dos 46 deputados da sigla e 15 disseram que votarão pela aceitação da denúncia. De 66 deputados, só 4 assumem apoio. Segundo o GLOBO procurou os 66 deputados da CCJ e apenas quatro se dispuseram a defender a rejeição da denúncia contra Temer. Oito dos 22 deputados federais do Ceará já confirmaram ao O POVO que votarão pela aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva na Câmara dos Deputados. Do outro lado, os deputados Aníbal Gomes (PMDB) e Gorete Pereira (PR) já antecipam que votarão contra a medida.

Parlamentares cearenses

Oito dos 22 deputados federais do Ceará já confirmaram ao O POVO que votarão pela aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer por corrupção passiva na Câmara dos Deputados. Do outro lado, os deputados Aníbal Gomes (PMDB) e Gorete Pereira (PR) já antecipam que votarão contra a medida.

A delação e seus benefícios

A maioria do STF já votou pela validade dos depoimentos e pela manutenção de Fachin como relator do processo, mas os benefícios dados aos donos da JBS podem ser reconsiderados. Juristas e políticos têm criticado o perdão judicial dado a Joesley e Wesley e o assunto continuará em discussão no plenário.

Voz e democracia

“Não há lugar mais seguro que o Brasil”, diz Ricardo Teixeira.
Temer ataca Janot e diz que denúncia é ficção.
A Lei é para todos – Escandaloso é o Estado permitir que a lei possa valer para uns e não para todos os presos.
Ninguém está acima da Lei

Governo estuda subir tributo de combustível

Em meio a crise do governo, ala politica resiste à ideia de subir a Cide. O plano em estudo é criar uma alíquota flutuante para a Contribuição de Intervenção sobre o Domínio Econômico (Cide) que incide sobre o combustível mais popular do país e, ao mesmo tempo, arrecadar mais com esse “imposto verde”, que deve deixar a gasolina mais cara para estimular o uso de etanol em carros flex. A ideia seria usar a Cide como um imposto verde. Com o governo impopular e envolvido numa crise sem precedentes, a medida seria inviável com resistência popular.

Procurador se opõe à lei de terceirização

Rodrigo Janot entrou com ação no STF contra a lei de terceirização. Para ele, há inconstitucionalidade na terceirização irrestrita nas empresas.

Prestação de contas das prefeituras

Gestores públicos têm até a próxima sexta-feira, 30, para enviar ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) as prestações de contas referentes ao mês de maio deste ano. Segundo o presidente do órgão, conselheiro Domingos Filho, a remessa deve conter os balancetes, demonstrativos e a respectiva documentação comprobatória das receitas, despesas e créditos adicionais, bem como o número de todos os processos licitatórios realizados. O não envio das informações dentro do prazo pode comprometer o recebimento, pelos municípios, de recursos estaduais decorrentes de convênios, por exemplo, e motivar a aplicação de multa e desaprovação de contas pelo TCM.

Válvula do Açude Trussu será fechada neste sábado

A válvula dispersora do Açude Trussu, localizado no município de Iguatu, na região Centro-Sul do Ceará, será fechada, neste sábado dia 1º. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, 27, em reunião com representantes do Dnocs, Cogerh e Comissão de Usuários de Água. Atualmente o reservatório acumula apenas 12% de sua capacidade. Dentre as propostas, a Cogerh apresentou propostas de redução de liberação de água dos atuais 110 litros por segundos para 20, 40 ou 60 litros por segundos. De um total de 14 votos, 12 decidiram pelo fechamento total da válvula.

Manifestação nesta sexta-feira

Um protesto a favor da greve geral e contra o governo de Michel Temer e as reformas previdenciária e trabalhista está sendo programado para esta sexta-feira (30) em Iguatu. A divulgação está sendo feita nas redes sociais e terá com o local, a Praça da Caixa. Os organizadores consideram a pauta importante e esperam que e supere o movimento anterior, registrado no dia 28 de abril. Sindicatos e movimentos populares articulam-se para a participação após a realização de reuniões com a categoria e demais segmentos nesta segunda-feira. Organizadores querem tornar o protesto de caráter regional, com a presença de municípios vizinhos.

ASSUNTOSNET: Compartilhe e comente com Silvani Soares, o resumo da sinopse dos jornais e Blogs nesta Quarta-feira, 28 de Junho 2017. Boa Leitura a todos!

EM ALTA

Sair da versão mobile