AssuntosNet

AssuntosNet: PMDB recorre a Lula para melhorar relação com Dilma

Segundo o Estado de São Paulo. Principal aliado do Planalto, partido está insatisfeito com rumos da reforma ministerial e das alianças.

Published

on

Segundo o Estado de São Paulo. Principal aliado do Planalto, partido está insatisfeito com rumos da reforma ministerial e das alianças.

Sem acordo para as disputas nos Estados, dirigentes do PMDB vão pedir socorro ao ex-presidente Lula na tentativa de apaziguar a relação com a presidente Dilma Rousseff. O clima de tensão entre o principal parceiro do PT será explicitado hoje, em reunião do vice-presidente Michel Temer com a cúpula do PMDB, no Palácio do Jaburu. A nova crise começou porque, em conversa com Temer na segunda-feira, Dilma disse que não entregará ao PMDB o Ministério das Cidades, hoje controlado pelo PP, e também pode ter dificuldades para substituir agora o afilhado do governador Cid Gomes (PROS-CE) na Integração Nacional. Fala-se até em abandonar o governo Dilma. O Palácio do Planalto ainda vê o gesto como blefe e, ao menos agora, duvida de uma saída drástica como essa. O partido tem cinco ministérios (Minas e Energia, Previdência, Turismo, Agricultura e Secretaria de Aviação Civil) e quer ganhar a Integração Nacional.

 
TCE adia votação de projeto que prevê arquivamento de processos contra gestores

Conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE) decidiram adiar a votação da medida que poderia resultar no arquivamento de até 738 processos envolvendo gestores e ex-gestores do Ceará. Foi levantada a tese de que a matéria, que seria encaminhada à Assembleia Legislativa, pode ser inconstitucional. A proposta atual estabelece que sejam arquivadas todas as matérias em tramitação há mais de cinco anos. Os 738 processos ameaçados de arquivamento no TCE correspondem a prestações de contas, referentes a gastos feitos por prefeituras e pelo próprio Governo com uso de dinheiro estadual.

Pronunciamentos

Nos dias atuais, é natural o descrédito na classe política, mesmo movido pela imprensa, eles não são imunes  a criticas.Mas  não podemos deixar de reconhecer que existem exceções. O deputado federal Mauro Benevides (PMDB-CE) foi o segundo parlamentar com maior número de pronunciamentos na Câmara Federal, em 2013. O parlamentar do Ceará teve 705 pronunciamentos, enquanto Amauri Teixeira (PT-BA) subiu à tribuna 778 vezes.Os dois foram os destaques em pronunciamentos. O terceiro deputado a usar mais vezes a tribuna foi o catarinense Onofre Agostini (DEM), com 525 discursos.

Prazo para tirar título

O prazo para o eleitor pedir à Justiça Eleitoral a emissão do título ou a transferência de domicílio termina no dia 7 de maio. Para resolver a pendência, basta procurar o Cartório Eleitoral mais próximo. O primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 5 de outubro.No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também é possível fazer o pré-atendimento antes de procurar os cartórios.

Greve nas universidades

Três assembleias decidem nesta semana os rumos da greve nas universidades estaduais. Nesta quarta-feira (15), a comunidade acadêmica estará reunida na UVA e na Urca. Na quinta-feira (16), o encontro será na Uece. As assembleias irão avaliar decisões adotadas na reunião dessa segunda-feira (13), entre o governador Cid Gomes e o comando de greve das universidades estaduais, além de parlamentares, professores e estudantes.

Anuidade de cartão de crédito sobe até 937%

Consumidores denunciam aumentos escandalosamente acima da inflação na cobrança das tarifas. Órgãos reguladores afirmam que não existe um valor limite para a taxa de uso e cobram transparência.

Mulheres apresentam maiores taxas de endividados

O sexo feminino representa 68% da taxa de endividados em Fortaleza, segundo da Pesquisa sobre Endividamento do Consumidor de Fortaleza, divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Ceará (Fecomércio/CE) nesta terça-feira (14).

Menos tolerância a ‘apaguinhos’

Está em consulta pública na Aneel nova regulamentação que limita a defesa das distribuidoras em casos de falha no fornecimento de energia. Ficará mais difícil recorrer à Justiça contra multas.

Cidadão, após horas sem luz em casa, ligou, para a Coelce:
— Está faltando luz no bairro Veneza…
E a atendente: Diga o código da conta ou CPF…
Cidadão: Não localizei, pois estou no escuro…
A atendente: por favor senhor, diga o nome da rua e o número da casa…
— Há algum ponto de referência para esta região?
Morenão, padaria, escolas, bares e etc.
Meu Deus!

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile