AssuntosNet

AssuntosNet: Petrobras põe fim a um sonho de 60 anos

Governo do Estado cobra explicações da Petrobras para quebra de acordo unilateral. O fim do projeto tem razões econômicas e políticas.

Published

on

Governo do Estado cobra explicações da Petrobras para quebra de acordo unilateral. O fim do projeto tem razões econômicas e políticas.

A estatal anunciou que decidiu encerrar os projetos de investimento para a implantação das refinarias Premium I, no Maranhão, e Premium II, no Ceará. O projeto encerrado já custou R$ 657 milhões aos cofres do Estado do Ceará. A quebra do acordo foi unilateral e pegou o Governo do Estado de surpresa. O governador Camilo Santana cobrou explicações da Petrobras e disse que vai lutar pelo empreendimento. Ainda há uma esperança de a Petrobras reconsiderar a decisão se houver nova demanda de refino a partir de 2025. “Há indícios que nova adição de refino possa se dar a partir de 2025. Caso nova demanda se confirme para este horizonte, projetos de adição de capacidade de refino poderão voltar a fazer parte dos próximos Plano de Negócios e Gestão da Companhia”, disse a estatal em nota. (O Povo). 

 

Assuntosnet: Quinta-feira, 29 de janeiro de 2015. Acesse e comente sobre os temas apresentados de responsabilidade do colunista. Boa leitura.

 

Termina nesta quinta o prazo para se inscrever no ProUni 

Programa oferece bolsas no ensino superior privado com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).Termina nesta quinta-feira (29) o prazo de inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni). As inscrições podem ser feitas pela internet, na página do programa. Também hoje, os candidatos têm acesso às últimas notas de corte. Até a noite de ontem, o ProUni registrou 1.196.340 inscritos. Administração era o curso mais procurado, com 230.657 inscrições, segundo balanço do Ministério da Educação (MEC). 

 

Ministro da Educação

Ao inaugurar o Campus do Instituto Federal de Educação, em Itapipoca, o ministro Cid Gomes, da Educação, depois de ressaltar a parceria com o governo estadual, que doou o terreno e atuou fortemente na construção do estabelecimento, reafirmou que “uma grande meta de sua gestão à frente do MEC é o ensino básico”. Cid disse ao governador “que a modalidade de ensino básico será o seu maior desafio e o ensino fundamental, maior preocupação de sua gestão”. Cid disse, ainda, de seu compromisso em ampliar a educação, assegurando a implantação de um Campus Avançado da UFC em Itapajé.

 

O pacote da seca

Governador Camilo Santana informou para esta Vertical (OPOVO) que finaliza, até sexta-feira, o “Plano de Ações em Resposta à Seca”. Trata-se de um conjunto de medidas para o enfrentamento e convivência com tempos de vacas magras que, de acordo com a Funceme, já atingem todo o Estado. O plano será acompanhado pessoalmente por Camilo e envolverá várias secretarias. Em especial, a pasta de Recursos Hídricos com suas vinculadas. Antes do anúncio, segundo o presidente da Funceme, Eduardo Sávio, duas atitudes do governador: ele pedirá apoio ao Governo Dilma e investirá numa campanha maciça de mídia pelo uso racional da água, através da Cagece, que registra uma taxa de desperdício superior a 30%.

 

Federais debatem seca e pedem cargos a Camilo

Camilo Santana pediu apoio dos deputados federais para pleitear recursos a fim de minorar efeitos da seca. “A palavra de ordem em Brasília é água, água e água”, afirmou o deputado federal José Guimarães (PT), primeiro da bancada a ser recebido pelo governador.

 

Museus

Projeto que tramita na Câmara federal proíbe a extinção ou demolição de museus, bibliotecas e teatros públicos sem que haja verbas para repor o equipamento. É o tipo da proposta que assusta – não pela essência, mas pela razão. É que a situação de alguns prédios está tão deteriorada, que nem reforma dá jeito.

 

Cidadania

Vamos fazer a nossa parte, pois o município  já está com a campanha “Trânsito, Respeito  ou Morte”! Mas, sem fiscalização efetiva, virou “alternativa” para motociclista  irresponsável fugir das blitze e engarrafamentos. Prefeitura coloca apenas orientadores de trânsito para solucionar tudo.

 

Incentivos

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Limoeiro do Norte, Luiz Girão diz que lá há incentivos fiscais e até terreno para quem quer investir no seu Distrito Industrial. Por aqui continua no papel.

 

Futebol

Com 2 gols de Assisinho, o Ceará venceu Itapipoca e se isolou no grupo A. = O Maranguape foi até Sobral enfrentar o Guarany de Sobral e acabou vencendo a partida por 1 a 0 e foi válido pela 5ª rodada do Grupo A2 do Campeonato Cearense. Fortaleza fica no 0x0 com o Quixadá no PV. Empate deixa o clube na 3ª colocação, com 6 pontos .Na próxima rodada, domingo (1º), às 16h, o Maranguape enfrenta o Guarani de Juazeiro no PV. No sábado (31), às 18h45, o Guarany encara o líder Ceará também no Estádio Presidente Vargas. Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta a equipe do São Benedito, às 16h do sábado, no Junco, em Sobral.

 

MEMÓRIA DO LEITOR: Sempre é carnaval

Os comentaristas carnavalescos sempre esquecem clubes que realizavam eventos em Iguatu no passado. Telemar, Carreteiros e Motoristas. Cada um com a sua organização associativa. Lança perfume e Loló, eram as drogras proibidas. Confetes e serpentinas davam o tom na elegância dos foliões. Com a vinda do carnaval popular, micaretas fora de época, as drogas também mudaram e com ele cultura carnavalesca desandou. No Cri, apesar da seca, a piscina tinha água, só que não era permitido o banho com fantasia.  Vez por outra a chuva atrapalhava. Na virada do ano, já se programava o 1º Grito de Carnaval. Outro fato importante, era  a vinda de  universitários durante as férias. O  carnaval tornava-se um encontro de gerações e famílias. ADUNIS E UNIDUS competiam para realizar a melhor programação.

 

*Silvani é bancário e radialista

 

EM ALTA

Sair da versão mobile