AssuntosNet

ASSUNTOSNET: País ainda tem 12,2 milhões de desempregados

Published

on

A retomada do crescimento econômico não fez ceder o desemprego no país, que atinge 12,2 milhões de pessoas. O índice do IBGE ficou em 12,3% no ano passado, abaixo dos 12,7% de 2017, mas a pequena melhora se deve ao maior número de pessoas em vagas sem carteira assinada ou com negócio sem registro. Mas faltou emprego para 27,4 milhões de pessoas. Para analistas, recuperação deve continuar lenta em 2019.

Vender enquanto vale alguma coisa

Se dependesse apenas do ministro da Economia, Paulo Guedes, o destino do Banco do Brasil estaria selado. Segundo a Revista Veja, que está chegando às bancas neste fim de semana, em conversa recente com um interlocutor, Guedes teria afirmado sobre o BB: “Melhor vender enquanto vale alguma coisa”.

Ala militar troca reforma por revisão da carreira

A ala militar do governo de Jair Bolsonaro foi convencida pela equipe econômica da necessidade de incluir as Forças Armadas na reforma da Previdência. O acordo costurado prevê a reestruturação da carreira, que incluiria a ampliação do tempo mínimo de serviço, de 30 para 35 anos, e reajuste salarial. Para analista, na reforma da Previdência, o que se espera é que o governo apresente um projeto que leve em consideração todos os segmentos da sociedade brasileira.

‘Aborto deve ser uma decisão da mulher’, afirma Mourão

Em entrevista ao GLOBO, depois de dois dias como presidente em exercício, o vice Hamilton Mourão se disse favorável ao aborto “se a pessoa não tem condições de manter o filho”. Mourão acredita que pode ser útil cooperando com o presidente para “baixar as tensões”.

Eleições na câmara e senado

Renovação no Congresso com eleições na câmara e senado, são destaques da imprensa nesta sexta-feira dia 1 de fevereiro. Nova Câmara tem o maior nº de novatos e de mulheres em mais de 30 anos. Dos 513 deputados que tomam posse nesta sexta-feira (1º), 244 são estreantes na Casa, o equivalente a 47,6%. Bancada feminina terá 77 mulheres, contra 51 da legislatura passada. 3 ministros são exonerados para tomar posse. Eleições na câmara e senado tornam-se desafio para o governo Bolsonaro. Para a colunista Eliane Cantanhêde. Hoje o governo entra numa segunda fase: a de tourear um Congresso dividido entre neófitos e craques em pressionar.

Força Nacional no Ceará

Governador Camilo pede ao ministro Sergio Moro permanência da Força Nacional por mais 30 dias no Ceará. O objetivo é principalmente reforçar o trabalho de vigilância contra ações criminosas das facções e, em especial, para manter o controle do sistema prisional. Camilo deixou claro que, na luta contra as facções, tem contado com a parceria do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual e da Defensoria Pública.

Previsões

A Funceme não erra nas previsões de chuvas em todas as regiões do Estado. Mas, não fala no temporal que cai atualmente.

Prá cima e pra frente

Chega-nos a informação de que o aeroporto de Aracati receberá vôos semanais a partir de 26 de fevereiro. Por aqui, ficamos a olhar pra cima contemplando as nuvens, reclamando do calor e esperando pelas chuvas. Hoje teremos a posse de novos representantes na Assembléia legislativa e que possam entrar na luta à frente por este empreendimento no município.

“Virose da mosca”

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, entre dezembro de 2018 e os últimos dias de janeiro, já foram registrados 4.971 casos da doença no Ceará. Entre os principais sintomas das pessoas que contraem a doença estão diarréia e problemas gástricos. “Cuidados com a higiene são importantes para esse momento”. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde informou que, de janeiro até junho de 2018, foram registrados 194.094 casos da doença diarréica aguda em todo o estado.

EM ALTA

Sair da versão mobile