Hungarian army members stand guard as people flee from Ukraine to Hungary, after Russia launched a massive military operation against Ukraine, in Vasarosnameny, Hungary, February 25, 2022. REUTERS/Bernadett Szabo

Quarta feira 9 de maço. A data homenageia o Dj. Os profissionais responsáveis em entreter o público com seleções das mais variadas músicas, dependendo do estilo de festa que esteja trabalhando. Momento para começar o dia sabendo as notícias que mais se destacam.

Os efeitos da guerra
Em meio à negociação com EUA sobre petróleo, Venezuela solta 2 americanos presos. Movimento de reaproximação começou nos últimos dias. Ontem, Biden proibiu importação do petróleo da Rússia em reação à guerra na Ucrânia. Apagão na Ucrânia é flagrado por satélite da Nasa. Segundo levantamento mais recentes, a guerra também deixa mais de mil cidades sem água, 34 hospitais e 1.500 prédios destruídos. O número de refugiados ucranianos passou de 2 milhões.

Covid
Brasil tem 518 mortes por Covid-19 em 24 horas; média móvel fica abaixo de 500 pelo sexto dia seguido. Brasil tem 652.936 óbitos e 29.144.964 casos registrados do novo coronavírus, segundo dados reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa. Média móvel de óbitos está em 460. Covid-19 pode causar encolhimento do cérebro e perda de memória, mostra estudo de Oxford. Efeitos foram vistos até em pessoas que não foram hospitalizadas. Pesquisa foi publicada na revista ‘Nature’, uma das mais importantes do mundo.

Dose de reforço
OMS muda posicionamento e passa a recomendar dose de reforço de vacina contra a Covid-19.Grupo técnico da entidade apoiou o ‘acesso urgente e amplo às vacinas da Covid-19 atuais para séries primárias e doses de reforço’.

Máscara contra a Covid-19: crianças devem usar mesmo com o fim da obrigatoriedade?
Maioria dos especialistas ouvidos pelo g1 argumentam que o momento epidemiológico do Brasil não é o ideal para flexibilizar a proteção nos mais jovens e apontam para um cenário com um índice geral de casos menor e uma melhor cobertura vacinal das crianças. G1

Vacinação em crianças
Vacinação contra a Covid: mais de 10 milhões de crianças tomaram a 1ª dose, quase 49% desta população. Mais de 67,2 milhões tomaram a dose de reforço. Os dados foram coletados pelo consórcio de veículos de imprensa neste domingo (6). Por sua vez, bares e restaurantes solicitam dispensa de máscaras no Ceará.

AssuntosNet quarta-feira, 09, de março de 2022. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses com notícias da imprensa, blogs, tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa Leitura!

Política
Camilo Santana dá sinalização mais clara de que deve deixar o cargo para concorrer ao Senado. Ao dizer que Izolda Cela será a primeira mulher a assumir o governo efetivamente, Camilo praticamente confirma que vai renunciar ao cargo, noticiou DN.

Futebol
Pelas semifinais do Estadual , no clássico das cores, o Fortaleza derrotou o Frrroviario por 1 a zero e tem a vantagem no jogo da volta no fim de semana.Iguatu segue nos preparativos para enfrentar Caucaia no Morenão. No mercado da bola, o Fortaleza devolve zagueiro Wagner Leonardo ao Santos e o Ceará rescinde contrato do atacante Gabriel Santos, ex-Caldense. Após eliminação no estadual, Pacajus demite Raimundo Wagner e contrata Oliveira Canindé para disputa da Série D. O técnico, de 56 anos, estava no Manauara, do Amazonas, desde 2021, tendo comandado a equipe em 12 partidas, com seis vitórias conquistadas.

Efeitos da guerra
Barril de petróleo sobe 55% e risco de gasolina custar R$ 11 cresce. Para o ministro Guedes: não tem congelamento de preços de combustíveis, esquece esse ‘troço’. Por outro lado, a Gasolina no Ceará mantém estabilidade e preço chega a R$ 7,23.

Festa de São José
Paroquia de São José começa hoje as celebrações para os festejos do padroeiro do Ceará São José. Catedral realizará programação para receber os devotos que irá até o dia 19 de março, dedicado ao Santo. Expectativa também com a definição do inverno e maior presença de católicos durante ás celebrações. Com a liberação da comunidade católica, a Orientação é seguir as regras sanitárias.