AssuntosNet

ASSUNTOSNET: No Ceará, chuvas de fevereiro e março superam o esperado

Published

on

Manhã de chuvas na região, e em Iguatu onde os pluviômetros da Ematerce atingiram 43mm. Estamos em abril e pela primeira vez, desde o início deste ciclo de seca, o Ceará conseguiu superar a média de precipitações esperadas para os dois primeiros meses da quadra chuvosa. O acumulado de fevereiro e março deste ano foi de 361,2 milímetros (mm), o que representa um volume 12% maior que o aguardado para o bimestre. Desde 2011, o Estado não ultrapassava a média normal para os dois meses, que é de 322 mm. O acumulado dos últimos dois meses também foi o maior registrado no Estado desde 2008, quando as chuvas de fevereiro e março chegaram a 428 mm. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme). Para o mês de abril, a previsão é de que as chuvas continuem sendo registradas de maneira constante, ainda por atuação da ZCIT. Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) é o sistema que vem trazendo chuvas para o Ceará.

Regra gera abismo entre datas de aposentadorias

Com reforma, pessoas de perfil parecido podem se aposentar com anos de diferença. Se for aprovada como está, a reforma da Previdência proposta pelo governo gera um abismo entre as datas de aposentadoria para pessoas com a mesma idade, profissão e tempo de serviço. Isso ocorre porque o texto prevê idade de corte para a transição às novas regras, informa Ana Esteia de Sousa Pinto. Homens abaixo de 50 anos e mulheres com menos de 45 no dia em que a reforma for promulgada terão de atingir 25 anos de contribuição e idade mínima de 65 para ter direito ao beneficio. Quem for mais velho não vai esperar a idade mínima, pagando pedágio de 50% da contribuição que falta. Exemplificam o problema pessoas como as professoras Paula Cintra e Rosana Pereira, de São Paulo. A primeira fez 45 anos em janeiro e poderá se aposentar em 4,5 anos se a reforma passar. Já a segunda faz aniversário em outubro. Se o texto estiver valendo, ela terá de esperar mais 20 anos. ( Folha de São Paulo)

TST defende fim de cobrança obrigatória do imposto sindical

Para presidente do tribunal, trabalhador deve ter opção de contribuir ou não
A proposta do relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho (PSDB-RN), de acabar com a obrigatoriedade do imposto sindical ainda divide o governo do presidente Michel Temer, mas tem o respaldo de representantes da Justiça do Trabalho,; A questão é polêmica. Sindicatos temem perder força na representação dos trabalhadores. O presidente do TST também propõe acabar com a unicidade sindical, em que um só sindicato representa sua categoria em determinada região.

Pílula do Câncer

Pesquisa clínica com a “pílula do câncer”, a fosfoetanolamina sintética, foi suspensa pelo Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp). A primeira instituição a realizar os testes em humanos, apontou que os estudos não apresentaram resultados significativos da eficácia do tratamento com a pílula.

Verba pública para eleições irá ao menos para R$ 3,9 bi

A Câmara se prepara para ampliar o montante de dinheiro público destinado a partidos e candidatos nas eleições de 2018. Conta conservadora fica em pelo menos R$ 3,9 bilhões, 180% a mais do que em 2014. Mas o valor pode dobrar a depender da reforma política a ser aprovada.

Entra em vigor regra que limita juro do cartão

Começa a valer hoje a regra do Conselho Monetário Nacional (CNM) que limita o uso do rotativo do cartão de crédito após 30 dias. A partir de agora, o consumidor que entrar nessa modalidade será migrado automaticamente pelo banco para a linha de crédito pessoal (com juros menores) no próximo fechamento da fatura. Para especialistas, a mudança deve contribuir para a redução da inadimplência, mas não deve ser vista como um incentivo para novas dívidas.

Compras na Páscoa

Pesquisa nacional divulgada pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ) e Instituto Ipsos revela um aumento de 49% para 51%, ou o correspondente a 77,8 milhões de pessoas, no número de brasileiros que pretendem ir às compras na Páscoa. Gerente de Economia da Fecomércio-RJ, Christian Travassos informou que o aumento não é tão expressivo, mas representa um cenário de evolução econômica .Para o economista, os indicadores de confiança do consumidor e do comércio também apontam nessa direção, acrescidos dos resultados de inflação em desaceleração e dos juros em queda.

Carne fraca

A Polícia Federal considera ter reunido elementos para indiciar na próxima semana os 37 alvos da Operação Carne Fraca, por supostos crimes de corrupção, advocacia administrativa e fraudes em fiscalizações federais e vai individualizar os apontamentos de supostos crimes à saúde pública e contra o consumidor. Os investigados são funcionários do Ministério da Agricultura, executivos e donos de frigoríficos e empresas de alimentos processados, entre elas, nomes da JBS e da BRF, alvos das prisões e buscas do dia 17 de março, realizadas em 7 estados.

Renan critica Temer

O líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) voltou a ofender o presidente da República Michel Temer. Calheiros classificou o governo de Temer de “errático” e ironizou a sanção de Temer ao projeto que trata da terceirização. Em um vídeo de 15 segundos de duração, Renan afirmou que “quem não ouve, erra sozinho”.

Futebol

Iguatu perde em casa para o Aliança no Morenão. A derrota provocou a queda do técnico Jorge Pinheiro. Torcida vaiou o time e cobrou empenho dos atletas. Novo técnico será divulgado nas próximas horas.

Convocação

O governador Camilo Santana vai chamar, no próximo dia 10, a última turma de aprovados no concurso da Polícia Civil, num total de 250 profissionais. Com isso, diz que dará para inaugurar novas delegacias 24 horas.

Centro dos feirantes

Os feirantes aguardam com expectativa a inauguração que deverá ocorrer este ano. Com pouca divulgação, setor artesanato espera também por mais apoio.

Inversão de valores

O amor deve ser primordial neste mundo de tanta injustiça. Mas pessoas exageram quando se trata de bicho de estimação. Outro dia, ouvíamos palavrões agressivos para com uma criança, enquanto que para o animalzinho, carinho, colo e afeto. Uma pessoa disse, que “poucos nos compreende tão bem como os cães”. Alguém discorda.

ASSUNTOSNET: Segunda-Feira, 03 de abril de 2017. Coluna com atualização diária de responsabilidade do radialista Silvani Soares com sínteses e fatos da imprensa e blogs, selecionado pelo colaborador. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile