AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Mensagem de aumento dos servidores será lida na assembleia

Published

on

A mensagem de reajuste dos servidores públicos estaduais, em duas faixas – 2% para todos e 6,29% para quem ganha remuneração mínima, será lida nesta terça-feira durante sessão da Assembleia Legislativa. Para o líder do Governo na Casa, Evandro Leitão (PDT), adiantando que a matéria deve entrar em tramitação na quarta-feira e será votado até o final do mês. Oposição e servidores criticam o que chamam de “reajuste negativo”. Enquanto Evandro Leitão (PDT) afirma que a mensagem do Governo do Estado, que chegou à casa na última quinta-feira, 2, foi o possível e seguindo critério de respeito ao caixa estadual, a oposição promete pressionar junto com os servidores.

Gilmar Mendes defende novo financiamento de campanhas

O ministro do Supremo Tribunal Federal e presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, defendeu mudanças no financiamento eleitoral até setembro para que as regras valham em 2018. Após sugerir que empresas possam doar a partidos e candidatos, ele concluiu que o País está “num mato sem cachorro” e disse que os juízes se surpreenderam com o tamanho do caixa 2 detectado pela Lava Jato.

Planalto define nomes

O Palácio do Planalto confirmou a indicação de Romero Jucá (PMDB-RR) para a liderança do governo no Senado e do deputado André Moura (PSC-SE) para ocupar a vaga de Jucá como líder do governo no Congresso Nacional. As mudanças foram negociadas nos últimos dias e fechadas sábado (4), após conversas do presidente Michel Temer com os parlamentares. Por meio de nota à imprensa, o governo disse que Moura e Jucá somarão esforços no Congresso para promover a votação e aprovação das reformas essenciais para a sociedade brasileira.

Temer tenta preservar projeto

O presidente já estuda trocar deputados da comissão da Previdência que sejam a favor de mudanças no projeto original. Com o retorno das bases durante o carnaval, parlamentares ouviram reclamações dos trabalhadores e voltaram impressionados com a reação negativa dos seus eleitores a diversos pontos do projeto da reforma concebido pelo governo entre eles, o novo limite de idade para aposentadoria de homens e mulheres. Somente agora Temer e seus assessores mais próximos se deram conta da armadilha montada na comissão especial que estuda a reforma.

Gás de cozinha mais caro

Subsídios ao gás de cozinha serão reduzidos pela Petrobrás. A empresa ainda avalia quanto subirá o preço do produto, presente em 96% dos domicílios do País.

Diferenças de gênero e cor da pele

Um levantamento do Estadão Dados, com base em informações do IBGE sobre a cor da pele dos brasileiros, mostra que estão “faltando” 2,5 milhões de mulheres pretas e pardas no País em relação ao número de homens consultados sobre o tema. Esse sumiço estatístico mostra que as mulheres costumam se declarar de cor branca em maior quantidade. “Ser mulher negra neste país é muito difícil. Entendo as pessoas que tentam se aproximar de uma realidade que não é delas”, diz a atriz Taís Araújo.

Governo avalia elevar impostos para atingir meta

A equipe econômica do governo voltou a avaliar a possibilidade de aumento de impostos caso precise de um empurrão extra para cumprir a meta fiscal deste ano. Por enquanto, o esforço está concentrado no corte de gastos. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, tem repetido a seus auxiliares que fará o necessário para chegar ao objetivo, um déficit de R$ 139 bilhões.

Consignado pode ganhar mais prazo

Para tentar reduzir o endividamento das famílias, o governo estuda alongar o prazo de pagamento do crédito consignado para até quase 11 anos.

Varejo entra na guerra pelo FGTS

Grandes redes varejistas estão preparando descontos de até 70% para tentar atrair donos das contas inativas do FGTS. O dinheiro começa a ser liberado sexta-feira. Com relação ao atendimento, a Caixa vai abrir a agência também neste sábado.

“Estamos de volta”

Agora a frase serve para o lixão de Iguatu. Prefeitura acata decisão da justiça e o lixo retorna para a área anterior na Chapadinha. Segundo o MP, o fato deve-se á falta de Licença Ambiental para o local que vinha sendo utilizado no sitio Caiçara. Até Quando?

ASSUNTOSNET: TERÇA-FEIRA, 07 de março de 2017. Coluna de responsabilidade do radialista com sínteses e fatos da imprensa e blogs, selecionado pelo colaborador Silvani Soares. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile