AssuntosNet

AssuntosNet: Líder do Governo diz que maioridade não pode ser votada à queima- roupa

[caption id="attachment_19816" align="alignnone" width="800"]Foto: Nair Benedicto[/caption]

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), defendeu nesta segunda-feira (1º) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, por se tratar de um assunto polêmico, seja discutida com cautela no Parlamento.

Published

on

Foto: Nair Benedicto

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), defendeu nesta segunda-feira (1º) que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos, por se tratar de um assunto polêmico, seja discutida com cautela no Parlamento.

O presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou que pretende levar o tema para votação em plenário até o final do mês. “Não dá para votar assim à queima-roupa. Vamos com calma. Não adianta ir para o clamor. Violência não se resolve com pressa, temos de ter cuidado ao votar essa matéria”, disse o petista. Guimarães – que participou de reunião no Palácio do Planalto onde se definiu a criação de um grupo de trabalho do Executivo para apresentar propostas de combate à impunidade e que aumente a pena para adultos que usarem menores na prática de crimes – defendeu que é preciso ouvir a sociedade e especialistas sobre o assunto. “Vamos discutir com muita cautela”, afirmou.

 

Assuntosnet: Terça-feira 2 de junho de 2015. Acesse e opine sobre as sinopses das notícias da imprensa e blogs, com os comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

 

Antecipação do 13º

O governador Camilo Santana (PT) já determinou à Secretaria da Fazenda que adote providências para o pagamento de 50% do 13º salários dos cerca de 135 mil servidores até julho. Ele afirma que o cenário no País e na sua gestão é de ajuste fiscal, mas que antecipará a metade do benefício por entender como uma tradição consolidada na máquina estadual. O prefeito da capital segue a mesma linha. 

 

CBF, a bola da vez

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira por suspeita de lavagem de dinheiro, entre outros crimes, relativos à época em que comandava a entidade. Segundo a revista “Época”, o montante movimentado de forma atípica entre 2009 e 2012 chegou a R$ 465 milhões. Teixeira não foi localizado. 

 

Mercado já trabalha com juros acima de 14% com viés de alta

No dia em que o ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, disse que o esforço fiscal vai demorar dois anos e o da Fazenda, Joaquim Levy, que a recuperação será lenta, o mercado de juros futuros já começou a trabalhar com a hipótese de a Selic continuar em alta após julho, ultrapassando os 14%. Em palestra em São Paulo, Barbosa reforçou a autonomia do BC e avisou que juros não caem por decreto.

 

Governo Alckmin vai atrasar 2ª obra contra crise hídrica

Problemas burocráticos e financeiros atrasarão a transposição entre as represas Jaguari e Atibainha, projeto da gestão Alckmin (PSDB) para a crise hídrica em SP. A conclusão deve ocorrer só em 2017. Será a segunda obra a atrasar – a ligação do sistema Rio Grande ao Alto Tietê, prevista para maio, foi adiada para setembro. 

 

Repasses da saúde

O Ministério da Saúde destinou, nesta segunda-feira (1º), mais de R$ 8 milhões para as Unidades de Pronto Atendimento 24 horas (UPAs) do Estado do Ceará. Os equipamentos beneficiados estão localizados nos municípios de Aracoiaba, Canindé, Itapipoca, Pentecoste e Russas. Os estabelecimentos têm capacidade de atender até 300 mil habitantes.

 

A jogada de Cunha

Depois da votação precipitada e mal-sucedida da reforma política, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha faz nova ameaça: quer colocar na pauta de votações, ainda em junho, a proposta de emenda constitucional que reduz a maioridade penal para 16 anos.

 

Com aval do governo, juro pode subir para segurar inflação

Embora parte do governo se preocupe com o impacto dos juros mais altos na economia, o Planalto considera que a prioridade do Banco Central é garantir a menor inflação possível em 2016. A meta é de 4, 5%. Em 2015, o IPCA ficará acima de 8%. O mercado estima que os juros devam subir dos atuais 13,25% ao ano para 14% no final deste ano. 

 

Os cearenses no brasileirão

Leão derrota Cuiabá na Arena Pantanal por 3 a 1 e lidera o grupo na série C. Situação oposta, o Icasa que não venceu ainda na competição, demitiu o técnico Vladimir de Jesus. Já o aniversariante vozão comemora boa fase,  enfrenta esta noite o Náutico em Recife em jogo válido pela série B.

 

100 dias

Gabinete do deputado Agenor está circulando com informativo sobra sua atuação parlamentar nestes 100 dias. Em nenhum momento, cita a crise do municipio com servidores, CPI do aterro Sanitário, a saúde, a  e o atraso da conclusão do prédio da prefeitura dentre outras heranças de sua gestão que vem impactando na atual administração. Até parece que não conhece a realidade da região.

 

Senha, filas e clima quente

Direção da caixa já solucionou o problema com a  central de ar condicionado na agência local. Foram dois dias  de  sufocos para os empregados e clientes. Reclamações pelas filas longas e senhas demoradas. Já a espera, mais de 100 demitidos da Dakota no setor de FGTS. Imagine.

 

Sorte e esperança

Ei moço! Tem esmola pra me dar? To na porta a mendigar, ninguém me ajudou. Ei moço! Minha vida tá difícil… O trecho é de uma musica que cai bem para este assunto. que ocupa alguns locai já presenciado por alguns leitores. A inovação na hora de pedir ajuda, ou esmola como queiram. Ele entra numa agência lotérica  em alto e bom  som , desperta a tenção de todos ao pedir ajuda dizendo ser portador do HIV. Fila longa e quente, o local é favorável para a solidariedade. Muitos esperam pela sorte para realizar muitos sonhos , e esquecem  de analisar a condição do pedinte que não apresenta o atestado médico  e que o governo já ampara neste tipo de doença. Cabe ao proprietário atuar neste casos, pois o mundo tá cheio de boas e más intenções. Qual é a sua?

 

*Silvani é bancário e radialista

 

EM ALTA

Sair da versão mobile