AssuntosNet

AssuntosNet: Hemoce poderá cobrar pelo sangue coletado

O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, ontem, por unanimidade, que o Hemoce poderá firmar convênio ou contrato com entidades privadas de saúde do Estado

Published

on

O pleno do Tribunal de Contas do Estado (TCE) aprovou, ontem, por unanimidade, que o Hemoce poderá firmar convênio ou contrato com entidades privadas de saúde do Estado

, para que possa cobrar o ressarcimento dos custos das operações de fornecimento de sangue e outros hemocomponentes a essas instituições. A decisão é consequência de recurso interposto pela defesa do órgão estadual à sentença proferida pela Corte em 2008, na qual tinha proibido o Hemoce de realizar convênios desse tipo. O  conselheiro Paulo César de Souza diz que os custos de transferência do sangue para o setor privado são arcados pelo Estado, sem contrapartida. (DN)

Presidente da AL José Albuquerque afirma que só falará sobre eleições em junho

O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará José Albuquerque (Pros) só falará sobre as eleições deste ano e sua possível candidatura ao Governo do Estado em junho, segundo informou nesta terça-feira (28).  José Albuquerque reforçou o discurso do governador Cid Gomes quando cogitado sobre o seu sucessor. “Quem vai fazer política com uma coisa tão séria? Só vamos falar de política em junho”, rebatendo o questionamento do Ministério Público sobre a intenção de autopromoção durante a campanha Ceará Sem Drogas, no qual está a frente com um ciclo de palestra a partir do próximo dia 31 em todo o Estado.

Corrupção rouba até 2,3% do PIB

As manifestações de junho do ano passado continuam rendendo frutos, e a lei anticorrupção, que punirá empresas envolvidas em atos ilícitos contra o poder público, é um deles. A nova legislação passa a valer neste dia 29 e pretender ser mais uma ferramenta para estancar o dreno de recursos que a corrupção representa no Brasil.

Água: o canal pede socorro

Do colunista Egidio Serpa- Construído em 1993, em apenas 90 dias, o Canal do Trabalhador – que importa a água do rio Jaguaribe para o abastecimento de Fortaleza – clama hoje por socorro. Vinte anos depois de construída, essa via líquida está gravemente deteriorada, razão pela qual a Secretaria Estadual de Recursos Hídricos do Governo do Ceará já tem pronto um projeto para a total recuperação do Canal do Trabalhador, que, em alguns trechos, terá de ser reconstruído e revestido de novas mantas asfálticas.

Desperdício

Leitor aprovou meu comentário sobre a presença de cachorros  que mesmo acompanhados dos seus donos, utilizam as calçadas  e fazem cocô. Outra preocupação , é com o desperdício de água. Como a Funceme prever uma estação de chuvas abaixo da média histórica, é preciso evitar o desperdício. Em alguns locais, moradores usam a água tratada do SAAE, para lavar calçadas, calçamento e automóveis.

Pacientes do SUS barrados na fronteira

Quem vive próximo à divisa entre estados é obrigado a buscar atendimento em cidades distantes, mas dentro do território em que residem. Para conseguir assistência em hospital mais próximo, pacientes chegam a informar endereço falso.

 
Prestação de contas

As indagações dos munícipes sobre o primeiro ano da gestão coincidiu com os 161 anos do município. Para um leitor, em  algumas respostas, o Prefeito Aderilo Alcãntara (PRB) mostrou otimismo, enquanto em outras, não corresponderam às expectativas como prestação de contas. Observou que a casa continua desarrumada quando se trata da  conclusão da reforma da prefeitura.

Futebol

Equipe da Vila Cajazeiras comandada  pelo amigo Claudeir,  conquistou o titulo da Copa Integração municipal, ao golear o Veneza por 4 x 1 na última  sexta-feira. Durante entrevista , o técnico lembrou da importância do município investir em locais para a prática do esporte. Por sinal, há uma carência naquela comunidade. Fica a sugestão para nossas autoridades .

Autocritico

Na última sexta-feira, em Porto Alegre, durante palestra no Fórum Social Temático, o secretário-geral da presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, disse que o modelo responsável por levar o PT ao poder exibe sinais preocupantes de desgaste. É necessário, segundo ele, debater as características de um novo projeto de governo capaz de ir além de temas “como inclusão social e distribuição de renda”.( Gilberto Carvalho, secretário-geral da presidência da República.)

Vale tudo. Até perdoar

E na politica não poderia ser diferente. Quem não lembra dos políticos adversários de  ontem, aliados de hoje? Um novo fato surge na capital federal.  Inimigos ferozes desde a Operação Caixa de Pandora, Roriz e Arruda discutem aliança para as eleições. Também desafeto de Arruda, Luiz Estevão viria a reboque ao palanque.  “Na política, não existem inimizades incontornáveis nem amizades definitivas”, diz Estevão.- No Ceará, antigos desafetos também já se articulam. Esqueçam o que escrevi. (Envie seu comentário)

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile