AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Eleitores não podem ser presos a partir desta terça-feira

Published

on

Nenhum eleitor poderá ser preso ou detido exceto em casos de flagrante delito ou de sentença criminal condenatória por crime inafiançável por desrespeito a salvo-conduto, a partir desta terça-feira (2), a cinco dias das eleições. A orientação está na legislação e prevista no calendário eleitoral. A eleição será realizada no próximo domingo (7) em todo país. Serão escolhidos os próximos ocupantes dos cargos de presidente, vice-presidente, governador e vice, senador e deputados federais e estaduais.

Lewandowski se pronuncia e confronta Fux

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, determinou o cumprimento da decisão pela qual autorizou realização de entrevista da Folha com o ex-presidente Lula (PT), preso em Curitiba desde abril. Na sexta (28), o ministro Luiz Fux, vice-presidente do STF,suspendeu a decisão do colega, atendendo a pedido do partido Novo. Ele determinou ainda que, se a entrevista já tivesse ocorrido, a divulgação estaria censurada. A solicitação deveria ter sido apreciada por Dias Toffoli, presidente do Supremo, entretanto foi julgada por seu vice, Fux —de acordo com a assessoria do tribunal, Toffoli estava ausente, em viagem a São Paulo. Para Lewandowski, “é forçoso concluir que a teratológica [absurda] decisão proferida [por Fux] é nula de pleno direito, pois vai de encontro à garantia constitucional da liberdade de imprensa”. (FOLHA DE SÃO PAULO)

Bolsonaro vai a 31%, e Haddad está com 21%, aponta Ibope

O Ibope divulgou na noite desta segunda-feira (1º) a pesquisa de intenções de voto ao Palácio do Planalto. O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, subiu quatro pontos em pesquisa Ibope. Ele tinha 27% e agora está com 31%. Fernando Haddad (PT) se manteve com 21%, em segundo lugar. A margem de erro é de dois pontos. De acordo com o levantamento, em um possível embate no segundo turno, Bolsonaro e Haddad empatam com 42% das intenções de voto.

Presidenciáveis planejam mudar reforma trabalhista

Quatro dos candidatos que lideram as pesquisas falam em ajustar a lei trabalhista aprovada no ano passado. Fernando Haddad (PT) e Ciro Gomes (PDT) querem revogar o texto. Geraldo Alckmin (PSDB) e Marina Silva (Rede) fazem críticas pontuais. Jair Bolsonaro (PSL) não planeja alterações.

Novo presidente da Anvisa diz que vai discutir mudança em rótulos

Indicado pelo presidente Michel Temer para a presidência da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), o médico e ex-deputado William Dib defende que a agência volte a analisar propostas de alertas em rótulos de alimentos com cores verde, amarela e vermelha conforme o teor de sal, açúcar e gorduras — semelhante ao modelo defendido pela indústria.

Feriado prolongado

Outubro não é mês de alta estação, mas o feriado prolongado estimula viagens programadas nesta época do ano. No próximo dia 12 de outubro, muitas famílias se preparam para o feriado prolongado e deve impactar na economia; Segundo um estudo, Fortaleza apareceu como o terceiro destino mais procurado pelos brasileiros para o feriado.

Separação

A cantora Simone não segurou a emoção ao se despedir temporariamente dos fãs durante o show neste domingo (30), no festival Canta Niterói, no Rio de Janeiro. A dupla decidiu parar com a carreira enquanto acontece o tratamento de Simaria, que luta contra uma tuberculose ganglionar.

Eleições 2018

Ceará tem 108 crimes eleitorais sob a mira da Polícia Federal na semana decisiva do Pleito. Os ilícitos mais comuns são falsidade ideológica, propaganda falsa, crime contra a honra dos candidatos e Caixa 2.

Candidatos ao Governo do Ceará participam do último debate televisivo nesta terça-feira

A TV Verdes Mares vai promover, a partir das 22 horas desta terça-feira (2), o debate entre os candidatos ao Governo do Ceará. Caberá ao jornalista Luiz Esteves, âncora do CE TV -1ª Edição, mediar o confronto de ideais. Quatro candidatos participarão do debate: Ailton Lopes (PSOL), Camilo Santana (PT), General Theophilo (PSDB) e Hélio Góis (PSL).

Sol adiado

Horário de verão de 2018 será menor. Mudança no relógio só vai começar depois das eleições. Neste ano, o horário de verão começa no dia 4 de novembro – ou seja, uma semana depois do término do segundo turno das eleições.

Avalia Sesc e Outubro rosa

Durante todo o mês de outubro, as Unidades do Sesc no Ceará celebram o Dia Internacional do Idoso, convidando a população para a reflexão sobre os direitos e os cuidados com a pessoa idosa. No cronograma, Avalia Sesc e programações específicas, como encontros, palestras, blitz educativa e debates sobre envelhecimento. No Avalia Sesc, o público pode, gratuitamente, realizar avaliação social, física e nutricional, além de práticas integrativas. Na manhã desta terça-feira (2), no auditório da Unidade de Iguatu, acontece debate sobre a política do idoso, fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos e parcerias na execução do Plano Municipal. Público: Gestores municipais, diretores de órgãos públicos, representantes da sociedade civil, Ministério Público e CREAS. Outubro Rosa também será realizado no Sesc local com ações de prevenção ao câncer de mama.

Eleições 2018!

Iguatu tem 63.541 eleitores aptos a votar, 265 seções de votação. É o maior colégio da região Centro-Sul.

EM ALTA

Sair da versão mobile