Câmara desafia Planalto e aprova limite a poder de gasto do governo
Derrota por 453 votos a 6 ocorreu após Paulo Guedes desistir de explicar reforma da Previdência a deputados e ida de Onyx ao Congresso; Em meio à crise, que se arrasta desde a semana passada, o presidente Bolsonaro foi de manhã ao cinema. Segundo o golobo A proposta, que vai ao Senado, opõe-se a uma das bandeiras de Guedes: a desvinculação de todas as despesas. Treze partidos declararam apoio oficial à reforma da Previdência, mas exigiram que a aposentadoria rural e o benefício pago a pessoas com deficiência e idosos em situação de pobreza sejam mantidos como estão hoje.

Orçamento de 2019
O Orçamento de 2019 prevê R$ 1,434 trilhões de despesas primárias. Deste total, 90,4% são despesas obrigatórias, e 9,6%, despesas não obrigatórias. Ao todo, estão previstos R$ 45 bilhões para o custeio da máquina pública. Pouco antes de a Câmara concluir a votação da PEC, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que a proposta contará com o apoio “total e irrestrito” dele.


Assuntosnet: Sexta-feira, 27 de março 2019. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

Petrobras anuncia reajuste do diesel a cada 15 dias
O preço do óleo diesel nas refinarias da Petrobras será reajustado a cada 15 dias e não mais a cada sete dias, como ocorria desde janeiro, com o fim do subsídio do governo federal ao combustível. A estatal vai lançar ainda o Cartão Caminhoneiro. Para analistas, medidas visam evitar nova greve dos caminhoneiros.

Mudanças no ninho tucano cearense
Circula na área politica que o PSDB do Ceará pode ser comandado por um ex-parlamentar. Com a desistência de Francini Guedes, estão sendo cogitados os nomes de Raimundo Gomes, o ex-deputado estadual Carlos Matos. Já a convenção nacional do PSDB para tratar de mudança de comando ocorrerá em junho próximo.

Presidente do Inep sai após mais um recuo de Vélez
Um dia após cancelar a avaliação de alfabetização, Ricardo Vélez Rodríguez revogou a medida, o que fez Marcos Vinicius Rodrigues sair do Inep. Desarticulação do MEC escancara riscos para ações educacionais do país. O Inep é vinculado ao Ministério da Educação e responsável pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

O Programa Avance, abre inscrições
O programa de concessão de bolsas universitárias do Governo do Ceará, lançou novo edital com 2 mil vagas, nesta terça-feira (26). As inscrições iniciam no próximo dia 11 de abril pela internet. A seleção é para alunos que concluíram o Ensino Médio na rede pública do estado e ingressaram no ensino superior, em instituição pública ou privada, em 2018 ou neste ano.

Futebol
Dois jogos movimentam o Campeonato Cearense em fase de mata-mata nesta noite de quarta-feira ás 21;30hs, no primeiro duelo. Guarany e Fortaleza se enfrentam no Junco, e no Domingão, Floresta x Ceará fazem o outro jogo ás 21;30hs.

Efeito das chuvas (FOTO)
Rodovias estão sentindo os efeitos das chuvas. Em face da má conservação, tornam-se frágeis neste período de chuvas e alvo de reclamações dos motoristas. Dentre os locais, destaca-se a Av Perimetral, que em alguns trechos o asfalto apresenta buracos após as ultimas chuvas. Por outro lado, a prefeitura segue com a Operação Tapa Buraco em várias ruas da cidade. Ressalte-se ainda que a má conservação das rodovias traz prejuízos para os donos de veículos, além de colocar em risco a vida das pessoas que trafegam diariamente.