AssuntosNet

AssuntosNet: Defensoria entra com ação para mudar índice de correção do FGTS

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou nesta segunda-feira, 3, com uma ação coletiva na Justiça Federal no Rio Grande do Sul para garantir que a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja feita pelo índice de inflação.

Published

on

A Defensoria Pública da União (DPU) entrou nesta segunda-feira, 3, com uma ação coletiva na Justiça Federal no Rio Grande do Sul para garantir que a correção monetária do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) seja feita pelo índice de inflação.

Segundo a DPU, o pedido tem abrangência nacional. A questão sobre índice de correção que deve ser adotado pela Caixa Econômica Federal tem gerado decisões conflitantes em todo o Judiciário. Segundo a DPU, a Taxa Referencial (TR) não pode ser usada para correção do FGTS porque não repõe as perdas inflacionárias, por se tratar de um índice com valor abaixo da inflação. No julgamento sobre o valor de correção de precatórios, o STF decidiu que deve ser utilizado o índice de inflação e não o da poupança. (Agencia Brasil)

Cid reafirma interesse em concluir obras no CE

O governador Cid Gomes (PROS) reiterou sua decisão de ficar até o dia 31 de dezembro no Governo. Está no seu planejamento , a conclusão de obras no estado. O governador esteve na Assembleia Legislativa do Ceará, ontem, durante a sessão solene de instalação da 4ª Sessão Legislativa e apresentou a mensagem do Poder Executivo ao Legislativo tratando dos feitos de sua gestão no ano passado. o chefe do Estado destacou as principais ações realizadas nas mais diversas áreas de atuação e anunciou a realização do Programa por Resultados em parceria com o Banco Mundial. Ele disse que a Segurança é o maior desafio da gestão e destacou o aumento do efetivo, através de 2100 candidatos aprovados em concursos, sendo 1900 formados até então.

De saída, petista critica tucanos e legados malditos

O ministro Alexandre Padilha aproveitou sua despedida para criticar os tucanos e os “legados malditos” durante a cerimônia em que transferiu o cargo a Arthur Chioro (PT), ex-secretário de Saúde de São Bernardo do Campo (SP). Ao falar do programa Mais Médicos, disse que Minas e São Paulo –comandados pelo PSDB– foram os Estados que mais pediram médicos ao governo federal, apesar do “diagnóstico incorreto de algumas lideranças políticas”. “Um dos seus líderes, por exemplo, deu uma demonstração absoluta de falta de sensibilidade com o sofrimento humano, ao afirmar que não faltavam médicos no Brasil e no seu Estado. Talvez por não enxergar os que mais precisam no Estado mais rico da nossa Federação.”

Cantor sertanejo detido por porte de 22 cartuchos

O cantor Leonardo foi preso no Aeroporto Internacional de Brasília com 22 cartuchos de munição de calibre 22, sem autorização para transporte, na última sexta-feira. O cantor pagou fiança e foi liberado no mesmo dia. O valor pago não foi divulgado pela PF.A assessoria do cantor informou que Leonardo está em trânsito e não tem informações sobre o episódio.  Apesar de uma foto do cantor detido estar sendo replicada em alguns veículos, a Polícia Federal informou, por meio de nota que, “ como é praxe”, imagens não serão divulgadas, nem o nome do preso. Na nota, a PF confirmou que foi preso “um cantor de música sertaneja”. A divulgação da foto está sendo apurada.(O Globo)

Casos de câncer devem crescer 50% em 20 anos 
 
Pesquisa internacional prevê ainda que, no período, as mortes pela doença vão passar das 8,2 milhões registradas em 2012 para 13 milhões.

Trabalhar muito
 
Foi a orientação da presidenta Dilma Rousseff na posse dos ministros, Aloizio Mercadante, Casa Civil, José Henrique Paim, Educação, Arthur Chioro, Saúde, e Thomas Traumann, Comunicação Social.

Valores

Deu no Diário Oficial do Estado. O governador Cid Gomes passa a receber subsídios de R$ 15.744,09 a partir deste mês. Efeito do reajuste de 5,7% concedido aos servidores. O vice-governador passa a perceber R$ 11.808,06.

Estão de volta

Nesta segunda, a Câmara Municipal voltou após o recesso do Legislativo. Já a partir desta terça-feira, os vereadores retomam as atividades parlamentares  através de sessões, audiências públicas entre outros. Tomara que tenhamos bons embates e propostas positivas em beneficio da população.

Volta às aulas

Além da chuva, ocorrem os desrespeitos de sempre cometidos por motoristas pais de alunos  que transformam o trânsito em caos na volta às aulas. Com pouco estacionamento, muitos apressados formam filas duplas na entrada das escolas.

9º Ano não funciona

E por falar em problemas na volta às aulas, tivemos informações de que por falta de estrutura, o 9º ano da Escola Carlos de Gouveia não está funcionando. Sem muitos detalhes, os funcionários  comentam o fato e pedem apoio das autoridades.

Promoção contra o desperdício

A Sabesp, que administra o abastecimento dágua em São Paulo, anunciou no sábado que vai dar desconto de até 30% aos usuários da região metropolitana de São Paulo que reduzirem o consumo a partir de 20% (em relação aos últimos 12 meses). Taí um exemplo que deveria ser imitado, ao invés de anistiar consumidores. Mesmo chovendo, o  Saae  não consegue repor a água na mesma velocidade de consumo, que aumentou por causa do forte calor. é importante evitar o desperdício.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile