AssuntosNet

AssuntosNet: Cortes no Bolsa Família afetariam 2,9 milhões em SP

Published

on

Por Silvani Soares*

Em defesa do programa, governo diz que Estados administrados pela oposição seriam mais prejudicados. Na tentativa de dissuadir o relator-geral do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), de propor corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família, o governo quer mostrar que, num momento de crise econômica, a redução nos repasses do principal programa social reduziria quase à metade os 47,8 milhões de beneficiários. Na tentativa de dissuadir o relator-geral do Orçamento de 2016, deputado Ricardo Barros (PP-PR), de propor corte de R$ 10 bilhões no Bolsa Família, o governo quer mostrar que, num momento de crise econômica, a redução nos repasses do principal programa social reduziria quase à metade os 47,8 milhões de beneficiários.

Assuntosnet: Segunda-feira, 09 de novembro de 2015. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura!

Greve dos caminheiros
Caminhoneiros autônomos insatisfeitos com o governo da presidente Dilma Rousseff prometem paralisar a circulação de caminhões nas principais rodovias brasileiras a partir da desta segunda-feira. Em fevereiro, uma greve de caminhoneiros atingiu mais de 10 Estados e chegou a ameaçar o país de desabastecimento A pauta de reivindicações inclui o tabelamento dos preços do frete, a redução do valor do diesel e a melhoria das condições das estradas. A greve, segundo os organizadores, será por tempo indeterminado.

Retrocesso no campo
O município de Iguatu vive retrocesso no setor da agricultura. A afirmação do Engenheiro Agrônomo Hildernando Barreto durante entrevista ao” Mais Debates”. Segundo ele, existem tratores parados no pátio da Secretaria de Agricultura enquanto as terras precisam da estrutura do município. Fez críticas sobre a atual vazão das águas no Trussu e que tem dificultado a vida do homem do campo. Não fosse o s benefícios sociais do governo a situação estaria pior. Embora tenha identificação com o campo, o gestor municipal não tem encontrada alternativas para o setor, tornando-se um abandono onde fragiliza a segurança hídrica do município. O que é lamentável.

Imexível
Apsar deste cenário de pessimismo, de uma coisa é certa. Mesmo com a estiagem prolongada, os programas sociais permitem, hoje, ao nordestino enfrentar cinco anos seguidos de seca, sem fome, invasões de cidades, saques e desespero, como se via antes. Portanto não é recomendável mexer no Bolsa Família. Em defesa do programa, governo diz que Estados administrados pela oposição seriam mais prejudicados.

Biometria
O TRE está implantando a identificação biométrica de eleitores em mais 86 municípios. Ano que vem, o eleitorado de 94 municípios já votará dessa forma.O atendimento vai até 18 de dezembro.

Guias do Simples Doméstico foram emitidas com erro
A Receita Federal emitiu guias de pagamento do Simples Doméstico com valores errados. O documento é necessário para pagar tributos e encargos trabalhistas pela contratação de empregados. Segundo o órgão, a falha foi identificada na terça (3) e resolvida no mesmo dia. A Receita não soube informar quantos usuários foram afetados.

Atos pedem ‘fora Cunha’
O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, foi alvo de protestos em diversas capitais. Em SP, ato reuniu cerca de 30 mil pessoas, segundo organizadores. Com faixas e cartazes de movimentos sociais, com participação, principalmente, de ativistas do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto e do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST).

Lei de barragens
Após desastre em Mariana, MP quer mudar lei de barragens .O Ministério Público aguarda o fim das buscas pelos 28 desaparecidos na tragédia em Mariana (MG) para exigir do governo mudanças na fiscalização de reservatórios.

Pesquisa sobre os partidos
PT é o partido do qual 38% dos eleitores gostam menos, diz Ibope. PT também é a sigla que tem mais simpatizantes, 12% do eleitorado. O segundo partido do qual os eleitores menos gostam é o PSDB, com 8%. PT e PSDB são os principais partidos nas eleições para presidente da República desde 1994. Atrás do PT e do PSDB, o terceiro partido do qual os eleitores gostam menos é o PMDB, com 6%.. O resultado é que o poder desgaste, os políticos desgostam. Assim caminham os partidos.

Secretarias ineficientes e que não servem à população
Secretarias sem utilidades, pouca estrutura e a mínima serventia. Se em nível nacional, ocorrem criticas sobre o número de ministérios, nos governos estaduais idem, e por isso venho com esta reflexão em grande parte dos municípios. É um fato que muitos gestores tentam acomodar aliados com cargos, sem a mínima função com retorno para a sociedade.

Desencantado
Vereador Rômulo Fernandes (PT), parece desencantado com o mandato após as críticas aos colegas durante recente sessão.Condar em parte, pois quem o conhece sabe de sua independência poderia dar uma chance ao suplente. Assim ele refletiria melhor sobre o mandato e daria oportunidade a outro com novas ideias.

*Silvani é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile