AssuntosNet

ASSUNTOSNET: Concessão de crédito a agricultores familiares cresce 3,4%

Published

on

Mesmo em um cenário de crise e de cortes no Orçamento, o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) aumentou a concessão de crédito em 3,4% na safra 2016/2017 em comparação com a safra 2015/2016, segundo a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), atingindo R$ 22,7 bilhões. No mesmo período, o crédito rural teve uma redução de 2,7%. Ainda assim, ha necessidade de ampliação. Segundo o coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, Marcos Rochinski, o Pronaf precisa de mudanças para ampliar o atendimento para agricultores com menores rendas. “Ao longo dos anos, o Pronaf vem se constituindo em um crédito importante, porém, bastante seletivo do ponto de vista de público. Necessidade de ampliação, segundo o coordenador-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil, Marcos Rochinski, o Pronaf precisa de mudanças para ampliar o atendimento para agricultores com menores rendas. “Ao longo dos anos, o Pronaf vem se constituindo em um crédito importante, porém, bastante seletivo do ponto de vista de público”.

Para ministro do STF, reação é parecida com o que ocorreu na Itália

A reação do Congresso ao avanço da Lava-Jato é um contragolpe no Poder Judiciário, diz Luiz Fux, ministro do STF. Em entrevista a jornalista CAROLINA BRÍGIDO, o ministro comparou o Brasil à Itália para dizer que, assim como na reação à operação Mãos Limpas, o Parlamento brasileiro tenta fazer “reformas mirabolantes” para enfraquecer as investigações. Fux cita como exemplo a transformação das medidas contra a corrupção em lei de abuso de autoridade, “para tentar criar uma ameaça legal à atuação dos juízes”. Próximo presidente do TSE, ele criticou o fundo eleitoral e defendeu a volta do financiamento de empresas, com restrições.

Amazonino de volta ao poder

Amazonino Mendes (PDT) foi eleito ontem governador do Amazonas pela quarta vez. Com 59% dos votos, ele venceu Eduardo Braga (PMDB) e substituirá José Melo, cassado por compra de votos. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, as votações foram marcadas pelas altas taxas de abstenção, em torno dos 25% nos dois pleitos.Pode ser um recado das urnas diante do cenário atual da desgastada classe politica.

49% do País se sente vizinho do crime

Pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostra que metade dos brasileiros diz sentir a presença de crime organizado em sua vizinhança. Para 23%, esse risco é considerado alto. A percepção de insegurança é notada com mais intensidade nas regiões metropolitanas.

Ética em perspectivas

Fortaleza vai sediar nesta segunda-feira, (28) na sede do Banco do Nordeste, no bairro do Passaré, o I Fórum de Integridade e Ética, que mobiliza agentes públicos de setores diversos. Representantes do BNB, gestores e técnicos, integrantes de órgãos de controle externo e de órgãos governamentais devem participar do Fórum.

O PSDB se emenda

Depois de meses de titubeios, encontros e desencontros com reuniões no ninho tucano, os dirigentes vão manter o seu apoio ao presidente Michel Temer.

Rejeições

Os caciques do PSDB tem rejeições acima do ex-presidente Lula. O ranking da desaprovação, divulgado pelo jornal O Estado de S. Paulo, mostra o presidente Michel Temer (PMDB) na liderança, com 93% de rejeição. O peemedebista é seguido por Aécio com 91%. Ex-ministro das Relações Exteriores, Serra é o próximo tucano a surgir na lista com 82% de rejeição. Já o ex-presidente Lula, de acordo com o levantamento, é rejeitado por 66% dos brasileiros.

GLP terá aumento

A Petrobras está fazendo ajustes dos preços de seus produtos periodicamente. No caso do GLP, este ajuste ocorre todo dia 5 de cada mês. Levando-se em consideração a atual cotação internacional do GLP, conforme prevê a regra de correção da Petrobras, o próximo ajuste do dia 5 de setembro aponta para um aumento de 15% no preço do GLP. Isto sem considerar o ajuste decorrente da Convenção Coletiva da categoria (que ocorre todo setembro) e repasse de custos. É o que diz um comunicado da Associação Brasileira dos Revendedores de GLPASMIRG-BR

Caravana no Ceará

A caravana do ex- presidente Lula desembarca na terça-feira no Ceará, começando por Quixadá, onde será recebido pelo prefeito petista Ilário Marques. O outro compromisso de Lula será em Juazeiro do Norte onde receberá o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Estadual do Ceará, a URCA.

Caravana de Lula passa por Iguatu

Para ver o ex-presidente na região, o diretório municipal do PT está organizando uma calorosa recepção na próxima quarta-feira (30) em Iguatu, quando a caravana passar em nosso município procedente de Quixadá. O presidente William Felipe falou durante entrevista ao “Mais Debates” neste sábado sobre a caravana do ex-presidente Lula, a mobilização da militância e a nova sede na rua Guilherme de Oliveira.

ExpoIguatu

Vem aí de 5 a 10 de setembro o tradicional evento, onde o Rotary Club de Iguatu e representações da Polícia Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) e Agentes Penitenciários de Iguatu começaram a definir esquema de segurança para a 54ª ExpoIguatu. Durante a semana que antecede a abertura, será elaborado um plano estratégico de proteção conforme adiantou Breno Teixeira, coordenador geral da feira agropecuária em entrevista ao “Mais Debates” neste sábado. O sistema de monitoramento móvel através de câmeras de segurança, que veio na edição passada da exposição, pode retornar durante as festividades .

Festa no Prado

A festa da padroeira do prado, Nossa Senhora do Perpétuo do Socorro, começa nesta quarta-feira (30). A partir das 17:30 haverá carreata pelas principais ruas do bairro e deverá reunir a comunidade paroquiana.

Fares Lopes

Time iguatuense realiza preparativos visando segundo compromisso diante do Fortaleza nesta quarta-feira (30) no PV. O tricolor empatou com CSA e vive um dificil momento diante da torcida.

ASSUNTOSNET: Leia e comente as informações atualizadas por Silvani Soares nesta segunda-feira 28 de Agosto 2017.

PODCAST DIÁLOGO MAIS – ELEIÇÕES 2022 – O nosso sistema eleitoral é seguro? O que é fato ou boato?

EM ALTA

Sair da versão mobile