AssuntosNet
AssuntosNet: CGU apura desvio de uso de máquinas doadas a prefeituras

A Controladoria-Geral da União (CGU) investiga em 110 cidades o uso em obras particulares de retroescavadeiras e motoniveladoras doadas a prefeituras pelo governo federal através do programa PAC 2 Equipamentos. De acordo com as investigações, há casos de uso dos equipamentos para melhorias em fazenda de aliado de prefeito, em chácara de funcionário da prefeitura e em reforma de posto de gasolina. A doação das máquinas é uma das armas eleitorais da presidente Dilma Rousseff para se aproximar das administrações municipais. Pelo programa, as retroescavadeiras têm de ser utilizadas em obras de estradas vicinais e para mitigar efeitos da seca.
Crime ruma para o interior
O Ipea divulgou um estudo do economista Daniel Cerqueira, diretor do centro de pesquisa, mostrando que nos últimos dez anos as taxas de homicídios tiveram crescimento acentuado em 14 estados. E mais: seis estados, quase todos no Nordeste, apresentaram aumento superior a 100% na década.
Programa Brasil alfabetizado
Começa hoje (23) o prazo para as secretarias de Educação dos estados, do Distrito Federal e dos municípios aderirem ao Programa Brasil Alfabetizado, edição 2013-2014. As secretarias que aderiram ao programa em 2012 devem revalidar a adesão e fazer as atualizações necessárias ao novo ciclo. O prazo para a adesão e revalidação é 60 dias.
Várzea Alegre sem posto do INSS
Em Várzea Alegre, recentemente o órgão fechou as portas do único Posto Avançado (PrevCidade), que só deve retornar as atividades no próximo ano. Isso, sem previsão de data. A explicação é que o prédio está sem condições estruturais para receber funcionários e usuários. Segundo a direção do INSS a culpa é da prefeitura, responsável pela manutenção do prédio e equipamentos. A prefeitura, por sua vez, diz que vai providenciar outro prédio com melhores condições. Enquanto esperam, os usuários têm que se deslocar até a cidade de Iguatu para os atendimentos.
Cálculos do BC preveem inflação acima de 5% até 2015
Cálculos do Banco Central indicam que o primeiro ano do próximo governo (2015) será afetado por preços elevados e inflação superior a 5%. O BC também revisou para baixo a estimativa de crescimento do PIB em 2013, que agora está em 2,3%. Essa também é a taxa esperada para o período de 12 meses que será encerrado em setembro de 2014, antes da eleição.
Cai desemprego
Um recorde! A taxa de desemprego no Brasil,em novembro, desceu para 4,6% da PEA – População Economicamente Ativa. Em Portugal, ela é de 16%; na Espanha, de 25%. Há algo errado por lá.
Feriadão
O governador Cid Gomes praticamente construiu um feriadão para o serviço público, ao decretar ponto facultativo nos dias 24 e 31 de dezembro, ou seja, nas terças-feiras que antecedem o Natal e o Reveillon. Quem enforcar a segunda-feira, ganha cinco dias de folga. O decreto assinado por Cid Gomes está Diário Oficial do Estado do dia 19 de dezembro.
Não pode ser blefe
Leitor não acredita que o ministério público esteja blefando ou seja brincadeira o caso das denúncias dos médicos que teriam realizado cirurgias no Hospital Regional de Iguatu. Na defesa, uns discretos, e cinismo por parte de outros. A sociedade exige uma resposta.
União de todos
Mesmo sem mandato, o ex-prefeito Agenor se colocar à frente das demandas em nosso município de olho nas próximas eleições. No caso do curso de medicina, ele precisa entender os critérios do MEC. Em termos locais, ainda não aprendeu a conviver com a oposição, pois torna-se possesso ao dividir opiniões entre bem e o mal. O melhor, é a união de todos.
Página 50
Dirigentes do PSOL realizaram encontro neste final de semana em Iguatu que contou com a presença da presidente estadual do partido Cecília Feitoza. Em entrevista ao Mais Debates, a dirigente Francilene Cândido afirmou que o partido terá candidato a presidente com o pré-candidato senador Randolfo Rodrigues (AP) numa possível aliança com PCB/PSTU. Com propostas para o município, os dirigentes apontam o desenvolvimento com sustentabilidade, defesa da universidade pública e a implantação do transporte coletivo como alternativa para a cidade. O ex-candidato a prefeito Murilo Braga, que recentemente filiou-se ao partido, deve disputar vaga para o legislativo estadual. No encontro foi distribuído o informativo Página 50 que traz informações do partido em nossa região.
*Silvani Soares é bancário e radialista