AssuntosNet
AssuntosNet: Ceará registra decréscimo de matrículas

Calma, pois o fato vem de cima para baixo e logo dirão que é normal. Apesar dos investimentos, a queda mais acentuada vem sendo verificada no ensino fundamental. O quadro de redução apresentado pelo Ceará se repete em âmbito nacional e isso é preocupante. Os dados de matrícula do Censo Escolar são utilizados para a distribuição dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
59 federais adotam Enem pela 1ª vez
Levantamento feito pelo Estado mostra que pela primeira vez desde que foi criado, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será utilizado no processo seletivo de todas as 59 universidades federais do Brasil.
Mediação vai virar lei para desafogar o Judiciário
O governo quer concluir até o fim desta semana o projeto da Lei da Mediação. O objetivo é audacioso: reduzir drasticamente o número de processos em tramitação na Justiça, que já ultrapassa 90 milhões. Se for aprovado, o texto vai permitir o fim de controvérsias na Justiça, por meio de soluções negociadas entre as partes, antes da decisão final do juiz. Os alvos preferenciais são os setores da economia com mais processos no Judiciário. Ao todo, 38% das causas na Justiça envolvem bancos e 6%, companhias telefônicas. O setor público também será convocado para as sessões de mediação. No total, 50% do total de causas envolvem órgãos do governo federal.
Santo da casa
O governador Eduardo Campos ultrapassou a presidente Dilma em Pernambuco. Ele tem 37,4%. Dilma tem 32,3%, Marina 11,9% e Aécio 2,5%. O Instituto Opinião fez duas mil entrevistas entre 13 e 18 de setembro. Para um analista político é natural o candidato de casa ser bem avaliado principalmente quando ocupa cargos.
Mensalão: Mais de 700 ações ficam na fila do STF
Da correção da poupança pelo Plano Collor, ao ICMS sobre combustíveis, segunda fase do julgamento atravanca pautas no Supremo Tribunal Federal que afetam a vida de empresas e cidadãos.
Político da China
Quando criança, era comum as pessoas mandarem os nossos erros pra China. Agora entendi porque nem todos gostavam e aceitavam como ofensa. Neste tópico veja a comparação entre o político de lá e os nossos. – O ex-dirigente chinês Bo Xilai, no centro do maior escândalo político-criminal que o regime já viu desde o fim da Revolução Cultural, foi condenado neste domingo à prisão perpétua por corrupção, desvio de fundos e abuso de poder. O veredicto deste domingo encerra o escândalo, mas para a imagem da classe dirigente chinesa, muito degradada ante a opinião pública, o dano já está feito.
Político no Brasil
Após a admissão dos embargos infringentes pelo STF (Supremo Tribunal Federal), os deputados federais condenados no mensalão vão apresentar recursos à Corte para tentar manter seus mandatos quando o julgamento for retomado, o que ainda não tem data para ocorrer. Os quatro parlamentares condenados pelo esquema são João Paulo Cunha (PT-SP), José Genoino (PT-SP), Valdemar Costa Neto (PR-SP) e Pedro Henry (PP-MT).
Voz das ruas
Quem acompanha as sessões na Câmara Federal sabe que sempre teve vereador do barulho. Um internauta concorda com a punição aplicada ao politico por quebra de decoro e na Câmara Municipal não poderia ser diferente. Mas, as vozes das ruas querem saber por que o vereador Joaquim Ribeiro (PSB) foi punido ao cobrar em plenário e divulgado na imprensa, a aplicação dos R$ 62 mil reais que o legislativo municipal devolve para o executivo?
A mídia que engana e promove
Internauta comenta o surgimento de propagandas enganosas que atualmente midiáticos, blogueiros e jornalecos promovem nas cidades pobres em nosso interior, tudo para agradar políticos oportunistas. Cita como exemplo o município de Acopiara, onde vereadores tiveram que realizar uma solenidade à luz de velas numa comunidade. Outros municípios com renda per capita mensal inferior a R$ 200 reais elevam políticos em detrimento da pobreza. Acorda!
A chamada ‘lei da bengala’
Além da mini reforma eleitoral, o presidente da Câmara, Henrique Alves (PMDB-RJ), quer votar e aprovar, tão logo seja desobstruída a pauta, a lei que dá mais cinco anos de vida útil aos ministros do STF. Hoje eles são aposentados aos 70 anos.(Panorama Político)
Mudando o humor
Muitos humoristas mudaram as imitações e os políticos já não são tão engraçados. Os humoristas esqueceram os tradicionais políticos e agora, as imitações ficam para artistas, repórteres, e pastores consagrados na telinha. Em alguns casos, a forma de satirizar aumenta a promoção de alguns personagens e logo vai saturar.
*Silvani Soares é bancário e radialista