AssuntosNet

AssuntosNet: Câmara aprova dobrar pena de alcoolizado que provoca acidente fatal

Published

on

Por Silvani Soares*
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (23) projeto de lei que dobra a pena para o motorista alcoolizado que provocar acidente com morte. Atualmente, a punição para quem dirigir embriagado e provocar acidente fatal é de 2 a 4 anos de detenção, além da suspensão da permissão para dirigir veículo automotor. Pela proposta aprovada pelos deputados, a pena para o homicídio culposo (sem intenção de matar) cometido por motorista embriagado passará a ser de 4 a 8 anos de reclusão. Assim, quem pegar a pena máxima terá que cumprir a punição na cadeia, em regime fechado. O texto agora segue para o Senado antes de ir à sanção presidencial. Câmara aprova dobrar pena de alcoolizado que provoca acidente fatal. O texto aprovado pelos deputados também prevê pena mais alta para motorista bêbado que provocar acidente que resulte em lesão corporal grave. Hoje a pena é de 2 a 4 anos de prisão. Com a proposta, a pena será de 2 a 5 anos prisão.

Assuntosnet: Quinta-feira, 24 de setembro de 2015. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares. Boa leitura.

Mansões ocupam terrenos da União para pequenos agricultores em Canindé
Mansões ocupam terrenos da União para pequenos agricultores no Ceará. Departamento Nacional de Obras Contra a Seca destinou áreas para pequenos produtores rurais, mas muitos beneficiados negociaram as terras. Os terrenos da União que deveriam ser usados por pequenos agricultores foram invadidos e estão abrigando agora mansões de políticos e empresários. Conforme matéria da TV Verdes Mares, No município de Iguatu, a Justiça Federal já autorizou a demolição de nove mansões e outras dez estão sob análise, todas à beira de um açude. O Dnocs informou que está concluindo o processo das casas irregulares em Canindé e vai encaminhar para o Ministério Público Federal.

Lava Jato
Termina hoje o prazo para que Cunha e Collor apresentem defesa prévia após denúncia da PGR. Os dois são acusados de corrupção e lavagem de dinheiro. O presidente da Câmara por suposto envolvimento nos crimes investigados pela Operação Lava Jato e o senador em razão de irregularidades em contratos da BR Distribuidora. O prazo pode ser revisto.

Desemprego
O IBGE divulga hoje a taxa de desemprego do mês de agosto. Em julho, o índice teve a sétima alta consecutiva, chegando a 7,5% – a maior alta para o mês desde 2009. A população que está procurando trabalho atingiu 1,8 milhão de pessoas – um aumento de 56% na comparação com julho de 2014.

Dia Nacional de Luta cobra proposta dos bancos
A manifestação, orientada pelo Comando Nacional dos Bancários, ocorre em todo o país, dois dias antes da negociação com a federação dos bancos (Fenaban) marcada para a sexta-feira 25. Nela, as instituições financeiras devem apresentar proposta às reivindicações da categoria para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que reúne os direitos de todos os bancários no país.

Presidente da Volks renuncia
Após descoberta de que carros da montadora fraudavam testes de poluição, Martin Winterkorn, que comandava a Volks há oito anos, renunciou.

Ampliar cargos
O ex-presidente Lula convenceu a presidente Dilma a ampliar o espaço do PMDB no governo. Para analistas, o partido deve ganhar 5 ministérios dentre eles, Saúde e Infraestrutura, reduzindo cargos do PT. Com isso, ela pode deixar para anunciar a reforma na próxima semana. A presidente Dilma ofereceu ao PDT , o ministério das Comunicações. O Planalto também precisa reconquistar seu principal aliado, que tem 67 deputados, para conseguir a aprovação dos projetos do pacote fiscal e evitar a votação de propostas que gerem impacto negativo nas contas. O Planalto também precisa reconquistar seu principal aliado, que tem 67 deputados, para conseguir a aprovação dos projetos do pacote fiscal e evitar a votação de propostas que gerem impacto negativo nas contas.

Supremo aprova fatiamento dos casos da Lava Jato
O Supremo Tribunal Federal aprovou o desmembramento das investigações de corrupção na Petrobras. Casos ligados à Operação Lava Jato que não têm conexão direta com a estatal podem deixar de ser analisados pela Justiça do Paraná.

Celeridade
Deputado Agenor se diz revoltado com o atraso do Centro de Convenções mas esquece o prédio da prefeitura. Um internauta provoca: Será que ele vai transferir o título de eleitor para a capital após pontuar 1 % na pesquisa do Ibope para sucessão municipal ou volta ao município?

Saúde, qual a justificativa?
Caos na saúde do município que agoniza em meio a irresponsabilidade. O fato já era esperado diante da inércia do município, que em muitos casos culpava governo do Estado e União. Como sempre, o prejuízo fica para a população se os serviços forem suspensos. Qual a justificativa agora?

Estou voltando
Olha só a grande notícia da política iguatuense. Vereador “Marciano da Rodoviária”, (PTB) está de volta a apoiar a gestão municipal. Para alguns, surpresa, para outros, fato normal da política. Não é o primeiro caso. Tem todo o direito quando pensa na reeleição. Esqueçam o que ele disse, deletem as fotos, entrevistas e outros aplicativos. Vai adotar a linha “Fazer o bem sem olhar a quem.” O vereador foi reconhecido pela sua atuação parlamentar com a Medalha Colar Ouro do Instituto Tiradentes.

Dilma abre 9 pontos de vantagem sobre Marina
No 2º turno, Ibope aponta empate entre as duas; Aécio para de crescer. A menos de duas semanas da eleição, pesquisa mostra que cenário atual garante novo round depois de 5 de outubro e que disputa está polarizada entre candidatas do PT e do PSB. Dilma tem 38%, Marina 29 e Aécio 19%. A novidade seria o empate numérico no segundo turno. Dilma e Marina estão com 41%.O número de eleitores que avaliaram positivamente o governo Dilma cresceu dentro da margem de erro, de 37% para 39%. O segundo turno da eleição presidencial é tão certo que as emissoras de TV já marcaram debates com os dois finalistas em outubro. A saber: dia 14, na Band; dia 19, na Record; dia 22, no SBT; e dia 24, na TV Globo.

Sinceramente
Sinceramente vou sentir saudades do horário eleitoral. Os panfletos também tem auxiliado no conhecimento do estado que não conhecia, com tantas realizações. Mas uma coisa me entristece. De onde virão os recursos para tornarem estas propostas na prática. Demagogia pura.

Se proposta não melhorar, bancários vão parar
Fenaban apresentou índice de reajuste de 7% para salários e vales e 7,5% para o piso. Além de aumento real maior e valorização, categoria quer fim das demissões, da pressão por metas, sobrecarga de trabalho, mais segurança e igualdade de oportunidades na carreira. Os bancários reivindicam 12,5% de reajuste, piso de R$ 2.979,25 e aumento maior para os vales refeição, alimentação e auxílio-creche/babá – Na quinta-feira, os bancários fazem assembleias para votar a proposta feita pelos bancos e a greve por tempo indeterminado a partir do dia 30.

*Silvani é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile