AssuntosNet

AssuntosNet: Aposentado vai ter 13º antecipado

A primeira parcela do 13º salário dos cerca de 25,3 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social deve ser paga a partir do dia 26 de agosto, com a folha de pagamento mensal dos segurados segundo o Diário de SP.

Published

on

A primeira parcela do 13º salário dos cerca de 25,3 milhões de aposentados e pensionistas da Previdência Social deve ser paga a partir do dia 26 de agosto, com a folha de pagamento mensal dos segurados segundo o Diário de SP.

Sendo assim, quem recebe um salário mínimo tem o pagamento depositado entre os dias 26 de agosto e 6 de setembro, conforme o número final do cartão do benefício. Quem ganha mais de um mínimo recebe entre os dias 2 e 6 de setembro. A primeira parcela vem livre do desconto do IR (Imposto de Renda). A mordida virá apenas no final do ano. A antecipação ocorre desde 2006 e o valor do abono é calculado de maneira proporcional e leva em consideração os meses que o segurado vem recebendo a aposentadoria ou a pensão. Quem se aposentou em abril, por exemplo, terá o benefício calculado sobre oito meses. Tem direito ao pagamento do 13 salário os aposentados, pensionistas e os segurados que recebem auxílios doença ou acidente. Não tem direito ao benefício quem recebe amparo assistencial, como o Benefício da Prestação Continuada, auxílio suplementar por acidente de trabalho ou pensão mensal vitalícia.

Estado convoca 100 escrivães

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) anunciou, ontem, a contratação de 100 novos escrivães para a Polícia Civil. A decisão foi tomada pelo governador do Estado, Cid Gomes, em reunião com o titular da SSPDS, coronel Francisco José Bezerra Rodrigues, no Palácio da Abolição, na manhã da última quarta-feira (31). Os novos escrivães vão reforçar o trabalho nas delegacias. No começo do ano, 623 inspetores, 22 escrivães e 25 delegados foram contratados. Segundo a Assessoria de Comunicação da Pasta, não haverá novo concurso. Os escrivães convocados para assumir o cargo são remanescentes do concurso público realizado pela instituição em 2006. O edital de convocação deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta sexta-feira.

Planos de saúde mais caros

Os planos de saúde vão ficar mais caros para quase 8,5 milhões de brasileiros. E o reajuste autorizado é maior que a inflação. O aumento atinge um quinto dos usuários de planos de saúde do Brasil. As operadoras já podem reajustar os planos individuais e familiares em até 9,04%. O índice definido pela Agencia Nacional de Saúde Suplementar é o maior em 8 anos. Ainda segundo a agência, no caso de planos individuais e familiares antigos, que não tenham o índice de reajuste estabelecido no contrato, o reajuste máximo será de 9%.

Rede pública: Vítimas de estupro terão assistência

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que garante atendimento na rede pública a vítimas de violência sexual. Em casos de estupro, a mulher receberá a pílula do dia seguinte para evitar gravidez. Serão oferecidos também tratamento psicológico e profilaxia de doenças sexualmente transmissíveis como hepatites virais e HIV.

 
Governo quer ligar residência a trabalho no SUS

Em nova tentativa de contornar os problemas já previstos na votação do programa Mais Médicos, o governo agora quer transformar a residência obrigatória em pré-requisito para a contratação de médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e até mesmo por universidades públicas. O Conselho Federal de Medicina definiu a medida como “trabalho forçado”.

 
Apoio popular ajudará o papa em reformas na Igreja Católica

O papa Francisco voltou da Jornada Mundial da Juventude, no Rio, com um nível de popularidade mundial que reforça seu pontificado para fazer reformas profundas na estrutura e nas práticas da Igreja Católica Romana, acreditam alguns vaticanistas. O papa reunirá em outubro, pela primeira vez, um conselho internacional de oito cardeais para examinar mudanças que enfrentarão resistências fortes.

Indústria: Produção surpreende e sobe 1,9%

A produção industrial em junho subiu 1,9% sobre maio. O resultado ficou acima das projeções e fez alguns especialistas terem uma perspectiva mais otimista para o desempenho do PIB.

O lixo

Moradores cobram da Secretaria Executiva do município que realiza capinação nas ruas, mas não recolhe os resíduos. O fato aconteceu esta semana na Trav. José Rosário, no bairro Veneza. A coleta de lixo é outro fato citado. Moradores colocam lixo doméstico nas calçadas e o recolhimento demorado serve de alimentos para cachorros e gatos, com surgimento de insetos e fedentina em meio ao lixo espalhado.

Ocupação das calçadas

A obstrução das calçadas por parte de proprietários de lojas, e ambulantes é um problema antigo e um desafio para os gestores municipais. Aqui em Iguatu o caso não é diferente, as pessoas reclamam do difícil acesso e de forma segura nas calçadas para idosos, portadores de necessidades especiais e cadeirantes. Um morador residente na Rua José de Alencar pede providências para que esta prática seja combatida em outros locais também.

Dia dos Pais

Pesquisa da CNC divulgou que as vendas do varejo para o Dia dos Pais devem subir 4,9% em relação ao ano passado. Mas a taxa será bem menor que nos últimos anos. Em 2012, o aumento foi de 9,9% em relação ao ano anterior. A data deverá movimentar R$ 3,2 bilhões. Segundo pesquisa no comércio de Fortaleza, um estudo prevê crescimento de 5,4% nas vendas em relação a 2012. Itens preferidos são vestuários, perfumaria e calçados.

Reajuste de IPTU só por lei

O Supremo Tribunal Federal decidiu ontem que as prefeituras municipais não podem alterar a base de cálculo para elevar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) por decreto. A mudança só pode ser feira por lei aprovada pelo Legislativo. Enquanto isso contribuintes do município aguardam pelo boleto.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile