AssuntosNet

AssuntosNet: Análise ponderada do Mapa Eleitoral

Acabou a eleição, após uma campanha acirrada. Hoje apresento uma análise ponderada sobre o resultado das eleições.

Published

on

Acabou a eleição, após uma campanha acirrada. Hoje apresento uma análise ponderada sobre o resultado das eleições.

O prefeito de Iguatu, Aderilo ao lado do padrinho, não fez o serviço de casa. No domingo, a presidente Dilma recebeu 78,59% dos votos do município (39.547). O candidato da dupla, Aécio Neves, obteve 21,41% dos votos.(10.772)  No Estado, Dilma recebeu 76,75%(3.522,225) Aécio 23,25%(1.067,096) Para o Governo do Estado, o candidato Camilo(PT) recebeu (61,04%) o equivalente a 30.258 votos contra 19.309 de Eunicio(PMDB)(38,96%)No Estado,  Camilo cresceu ao receber 53,35% ( 2.417.668) e Eunicio (46,65%)  o equivalente a (2.113.940 votos). No primeiro turno, a eleição definida para deputado e senador, ressalte-se a votação de candidatos para a Câmara Federal. Anibal(PMDB) 16.449( 34,35%), seguido por Moroni)(5.044), Odorico (PT) (4.125). Surpresa com Francilene Candido (PSOL)  com 687 e Professora Laudecy Ferreira (258)ficaram a frente de candidato tradicionais.

 

Assuntosnet 

Seja bem-vindo(a) à Rádio Mais FM 106,1. Quinta-feira, 30 de outubro de 2014. Os temas abordados não expressam o pensamento da emissora e sim do titular do Blog com reprodução  de colaboradores e sinopses de jornais. Envie seu comentário. Nós agradecemos. 

 

Hora do compromisso

De um interlocutor petista, após a vitória de  Camilo (PT). Que ele venha  agradecer ao eleitor Iguatuense pela expressiva votação no segundo turno com maioria 10.949 votos. E que na  eleição municipal, possa agregar uma aliança em que o município tenha um projeto de desenvolvimento e não  no  plano pessoal. Vai mais além. Tá na hora dos ocupantes de cargos petistas  deixarem a gestão municipal ou o partido.

 

O caminho das pedras

Os votos em branco caíram de 4,4 milhões para 1,9 milhão no segundo turno. E os nulos de 6,6 milhões para 5,2 milhões. No primeiro, o eleitor votou cinco vezes. No segundo, no máximo duas.

 

Não entendi

A proposta do vereador Antonio Baixim de premiar a rua limpa. O problema, está na precariedade da coleta do lixo. Precisa ampliar o número de caçambas. As donas de casa já cuidam, e  tem quem vai mais além, ao lavar asfalto e calçada para manter a rua nos padrões de higiene de cidade limpa. A ausência do serviço não pode resultar em intriga na vizinhança, com o acúmulo de lixo e folhas secas atualmente.

 

Caixa se une à Fenabrave para ampliar crédito  

O banco vai operar até dezembro com taxas especiais para os financiamentos de veículos à pessoa física A Caixa Econômica Federal e seu controlado Banco Pan assinaram um acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) para facilitar a concessão de crédito automotivo neste final de ano, além de oferecer outros produtos e serviços para as concessionárias. A Caixa também vai disponibilizar às concessionárias produtos como financiamento da folha do 13º salário; antecipação de recebíveis, com taxas a partir de 1,25% ao mês; e capital de giro, com taxas a partir de 1,35% ao mês e prazo de até 36 vezes para pagamento da dívida.

 

Cid nega

Cid nega ser cotado para Ministério da Educação e reafirma interesse em trabalhar no BID .O governador afirmou não haver “nenhuma conversa, nenhuma ,objetivamente, questão colocada nesse sentido. A informação de que Cid seria um dos cotados havia sido divulgada na última terça-feira (28) pelo jornal O Globo.

 

Copa do Brasil

Dois jogos abriram ontem as semifinais da Copa do Brasil . No Mineirão, o Cruzeiro venceu o Santos por 1 a zero. E no Maracanã, o Flamengo derrotou o Atlético mineiro por 2 a zero.Com o resultado, Cruzeiro e Flamengo tem a vantagem no jogo de volta daqui a uma semana.

 

Presidente do Senado promete impor nova derrota a Dilma

O presidente do Senado, Renan Calheiros, afirmou que a Casa derrotará o governo e ratificará a decisão da Câmara, que na terça (28) sustou os efeitos do decreto presidencial que cria diretrizes para a montagem dos conselhos populares. O PMDB, de Renan, é o principal aliado do governo. A declaração é nova mostra de que a presidente Dilma (PT) não conta com total amparo de sua base.

 

Juros sobem para 11,25% no dia em que Fed elimina estímulos 

Em reunião que terminou sem consenso, o Comitê de Política Monetária do Banco Central decidiu elevar a Selic em 0,25 ponto. Em nota, o BC atribui a decisão à intensificação dos ajustes de preços. Ontem, o banco central americano anunciou o fim do programa de incentivos monetários.  E a confiança da indústria sobe após nove quedas seguidas Índice subiu 1,8% em outubro, para 82,6 pontos, mas ainda muito distante da média recente de 104,1 pontos.

 

Nomes e chutes

A eleição acabou, o Brasil vai voltando ao normal e os jornais dirigem a atenção para outros temas. Uma das pautas do momento envolve a especulação sobre o próximo ministro da Fazenda. A cada dia, surgem novos nomes na lista. Eis o cardápio mais atualizado: Nelson Barbosa, ex-secretário executivo da Fazenda, Aloizio Mercadante, ministro-chefe da Casa Civil, Henrique Meirelles, ex-presidente do Banco Central, Luiz Carlos Trabuco Cappi, presidente do Bradesco, Murilo Ferreira, presidente da Vale, Otaviano Canuto, conselheiro do Banco Mundial, e Jaques Wagner, governador da Bahia.

 

Desaposentadoria

A decisão sobre a possibilidade de recálculo da aposentadoria no caso de volta ao mercado de trabalho, a chamada “desaposentação”, foi adiada novamente no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira, 29. No início do mês, o ministro Luís Roberto Barroso votou a favor da “desaposentação” e sugeriu um cálculo para conceder a aposentadoria, nesses casos. O impacto financeiro estimado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para as ações que tramitam na Justiça para os próximos 20 anos, pode chegar a R$ 70 bilhões. Segundo a Advocacia-Geral da União, há hoje mais de 123 mil ações judiciais pedindo a desaposentadoria.

 

Eleições na Câmara Municipal

As eleições na Câmara prometem esquentar. O resultado das eleições gerais  ainda ocupam as conversas e debates. Mas , a eleição para a mesa diretora já desperta na casa. O vereador Marconi Filho do PT, pede transparência e voto aberto para a votação. Segundo ele, o voto secreto estimula a prática de corruptos e corruptores .

 

*Silvani é bancário e radialista

 

EM ALTA

Sair da versão mobile