AssuntosNet

AssuntosNet

Published

on

Cavalgada abre ExpoIguatu 2019
A Exposição Agropecuária de Iguatu é aguardada com muita expectativa em toda a região. Com uma  estimativa  de 12 milhões em negócios, e  presença de cerca de 50 mil pessoas durante o período de 3 a 8 de setembro, será aberta nessa terça-feira( 3)  com a cavalgada  pelas principais ruas , a 56ª  Expoiguatu. Coordenador  geral  Breno Teixeira esteve  no  programa “Mais Debates” onde  falou do evento e as variadas atrações.  Entrevistamos também o Secretário  de Agricultura Edmilson Rodrigues e o presidente da FCIC Carlym Gomes. Eles  falaram da participação no evento com  o Seminário da Cultura do Algodão  no dia 6 no auditório  do Rotary Club através de diversas palestras sobre a volta do Algodão. 

Presidente  passará por cirurgia
O presidente Jair Bolsonaro passará na semana que vem por uma 4ª cirurgia, 1 ano depois da facada que sofreu no abdome durante a campanha eleitoral de 2018. O novo procedimento, que será realizado no dia 8, em SP, vai corrigir uma hérnia que surgiu no local das intervenções anteriores. Bolsonaro passou o domingo (01/09) na cidade de São Paulo. Pela manhã, fez avaliação médica e divulgou mensagem pelo Twitter, informando que em breve deverá se afastar do cargo para cuidar da saúde . O presidente afirmou que ficará afastado por 10 dias.

Aumento das queimadas na Amazônia 
As queimadas na Amazônia aumentaram 196% em agosto de 2019, chegando a 30.901 focos ativos, contra 10.421 no mesmo mês ano passado, de acordo com dados do Inpe, gerados com base em imagens de satélite. O recorde para o mês foi batido em 2005, com 63.764 registros, mas o número não passava de 22 mil desde 2010. Hoje, nove ministros, entre eles o chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, vão à Amazônia para reuniões com governadores. Objetivo é discutir medidas de combate às queimadas, preservação ambiental e desenvolvimento econômico.

CPMI das Fakes  
Será instalada na quarta-feira (4) a comissão parlamentar mista de inquérito (CPMI) das Fake News. Na mesma reunião, marcada para as 11h, devem ser definidos os nomes do presidente, do vice-presidente e do relator do colegiado, que vai investigar a veiculação de notícias falsas.

Pedidos de aposentadoria disparam em julho por causa de reforma e digitalização
Os pedidos de aposentadoria registraram forte alta em julho. Foram registradas 235,4 mil solicitações feitas ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Um recorde para o ano. Segundo o governo, o resultado é explicado pela digitalização dos serviços e também pela votação da reforma da Previdência, que foi aprovada, em primeiro turno, na Câmara naquele mês. Em junho, foram 152,6 mil pedidos e, em janeiro, segundo maior resultado do ano, 183,2 mil. O Ministério da Economia reconhece que as solicitações de aposentadoria no mês passado tiveram efeito do avanço da proposta para endurecer regras da Previdência. Mas o secretário especial adjunto de Previdência e Trabalho, Bruno Bianco, acredita que o principal fator no aumento dos dados foi a ampliação dos serviços digitais do INSS.

Assuntosnet segunda-feira, 02, de agosto de 2019. Acesse e opine sobre reprodução das sinopses, com notícias da imprensa e blogs, outros tópicos e comentários de responsabilidade do colunista Silvani Soares.

Saques do PIS
A Caixa começa a pagar hoje os recursos das cotas do Fundo PIS para quem não tem conta no banco e que tenha a partir de 60 anos de idade. São 10,4 milhões de trabalhadores com direito ao saque das cotas do PIS em todo o Brasil. O pagamento das contas poderá movimentar até R$ 18,3 bilhões. Já o saque do FGTS  começa dia 13 até 9 de outubro  dependendo  do mês de aniversário.

Datafolha – Reprovação de Bolsonaro sobe de 33% para 38%
O Datafolha divulga, nesta segunda-feira, mais uma pesquisa nacional sobre a popularidade de Jair Bolsonaro. A nova amostragem aponta a erosão da popularidade do presidente em pouco menos de dois meses. A pesquisa é divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo. De acordo com os números, a reprovação subiu de 33% para 38% em relação ao levantamento anterior do instituto, feito no início de julho, e diversos indicadores apontam uma deterioração de sua imagem.

Governo Bolsonaro avalia mudar o Bolsa Família para construir uma ‘marca social’
O governo do presidente Jair Bolsonaro planeja a maior reformulação já feita no “Bolsa Família” desde a sua criação, há 15 anos, segundo o jornal O Globo. A equipe econômica encomendou um estudo ao Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) sobre o assunto. Os pesquisadores sugerem unificar esses programas para criar um “super Bolsa Família”, como tem sido chamado pelos técnicos do governo. Custaria os mesmos R$ 52 bilhões, mas cobriria 92 milhões de beneficiários.

TSE lança programa contra Fakes
Com o objetivo de prevenir novas ondas de fake news, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, na última sexta-feira (30), o Programa de Enfrentamento à Desinformação, que atuará no combate a publicações falsas sobre a Justiça Eleitoral. O alvo do novo dispositivo são as eleições municipais de 2020, segundo informações da Agência Brasil.

Invasões e lixo tomam conta de ferrovias no interior
Sem fiscalização adequada, 673 km de trilhos estão sendo apropriados de forma irregular pelas cidades do Ceará. No lugar onde os trens deveriam estar circulando, há casas, estabelecimentos comerciais e muito lixo. Gestores municipais das cidades com áreas de domínio invadidas informam não ser da responsabilidade deles a preservação da via férrea, como também ações de desocupação. Aqui em Iguatu,  quem faz caminhada pelo calçadão   enfrenta  este problema  diariamente. 

Att,
Thiedo Henrique Repórter da Rádio Mais FM Educativa e Jornal A Praça
TIM-Whats-(88)9900.7463 

EM ALTA

Sair da versão mobile