Iguatu

Associação dos Construtores empossa nova diretoria e destaca fortalecimento da instituição para a sociedade

Published

on

Na noite dessa sexta-feira, 08, foi empossada a nova diretoria da Associação dos Construtores do Centro-Sul. A instituição deve permanecer sob a liderança de Marconi Pereira, presidente para o biênio 2018-2020, tendo como vice presidente João Ronaldo da Silva. A diretoria também é composta por Humberlam Pinheiro como Diretor Financeiro e José Eliangelo como Vice – Diretor Financeiro e de Secretaria.

O evento aconteceu no auditório da instituição, em Varjota, e contou com a presença de autoridades municipais e do segmento dos construtores. Os vereadores Eudisvan, Bandeira Júnior, Marconi Filho, Rubenildo Cadeira e o presidente Mário Rodrigues, e também o secretário de meio ambiente Marcos Ageu.

O vereador Bandeira Junior tem acompanhado mais de perto as demandas da categoria e deve apresentar um projeto de lei por solicitação dos construtores.

O evento contou com a presença do prefeito Ednaldo Lavor. O presidente da Federação Nacional dos Pequenos construtores, FENAPEC, Ezequiel Souza, veio de Goiânia para a passagem de cargo de Elenilton Lopes, que encerrava o biênio de atividades. Empresários do segmento e familiares também estiveram presentes lotando o auditório.

Construtores destacam importância da categoria para a cidade

Elenilton também foi homenageado pelos serviços prestados à frente da instituição e falou das articulações feitas para fortalecer a instituição e a levar ao patamar no qual se encontra.

Em suas fala, Elenilton Lopes, agora ex-presidente, destacou a importância da articulação em defesa da categoria como forma de ajudar à cidade a manter a economia funcionando bem e para isso as articulações até mesmo por outros estados e em nível municipal têm rendido frutos.

José Ronaldo é o vice presidente da nova diretoria e se mostrou inspirado pelo novo desafio.

José Ronaldo, vice presidente da nova diretoria, lembrou de quantas famílias são também mantidas graças à construção civil e da gratidão pelo novo desafio, se mostrando otimista.

Marconi Pereira, presidente empossado, deve dar segmento ao trabalho da direção de Elenilton na instituição que reúne em Iguatu cerca de 32 empreendedores, movimentando uma cadeia produtiva de recursos que circulam no município.

Articulação política em várias esferas

O prefeito Ednaldo Lavor também esteve presente e falou aos construtores.

A presença de autoridades no evento é reflexo das articulações que aproximaram os construtores do poder público e outros representantes. O prefeito Ednaldo Lavor e o vereador Bandeira Júnior também falaram ao público, tendo o vereador uma maior aproximação com a categoria.

O presidente da Federação Nacional dos Pequenos Construtores veio da região de Goiânia para o evento.

O presidente da Federação Nacional dos Pequenos Construtores, Ezequiel Souza, viajou à Iguatu para a posse. A instituição teve participação Iguatuense em sua fundação. O empresário português mostrou satisfação em estar na cidade e destacou a união dos construtores e os reflexos práticos disso.

Dificuldades e desafios do setor
A crise de crédito está entre os fatores elencados pelos construtores como principais dificuldades gerais da construção. Com a dificuldade de crédito fica mais difícil o negócio ser fechado e vai se perdendo a lucratividade, afirmam.
Além disso, a tributação municipal teria sido alterada de maneira abusiva aos construtores, em termos de tributos. O diálogo com o poder público tem sido um dos focos da diretoria. O secretário de meio ambiente Marcos Ageu esteve presente juntamente com outros servidores da pasta.
Sob a liderança do grupo, os cerca de 32 construtores participantes da associação devem continuar sendo um importante facilitador da moradia e geração de emprego, como se mostrou sendo o foco principal de atuação da organização nos últimos anos. A mediação e intermediação de demandas do segmento, como as dificuldades na liberação de recursos para o setor e até mesmo articulações em Brasília no sentido de promover o setor da habitação e construção civil na cidade.

Encerramento com homenagens
Ao final do evento, a nova diretoria realizou uma homenagem a Elenilton Lopes e Ilamar Pereira, e também ao presidente da FENAPEC, Ezequiel Souza, que receberam uma placa em reconhecimento aos serviços prestados.

 

Fotos: Diego Carvalho

EM ALTA

Sair da versão mobile