Noticias

As inteligências artificiais estão criando consciência?

Published

on

Eu sei que parece história de filme, mas não só aconteceu de verdade, como numa das maiores empresas de tecnologia do mundo. O engenheiro Blake Lemoine foi afastado das suas funções do Google após denunciar que supostamente um sistema de inteligência artificial, chamado LaMDA, teria criado uma espécie de consciência própria. Ele teria chegado nessa conclusão após fazer uma série de perguntas para o sistema e receber respostas que pareciam ser sencientes, ou seja, teria uma certa percepção das coisas que estavam acontecendo ao seu redor.

Sistemas de inteligência artificial, explicando de uma forma simplificada, são programas de computador criados para simular a inteligência humana em algumas funções.

Quando você pede para o seu assistente pessoal do celular, ou até quando você tira uma fotografia com o seu dispositivo móvel, um sistema computacional está agindo para te oferecer a melhor resposta ou ainda a melhor imagem baseada na luz atual. É um recurso cada vez mais presente nas nossas vidas, mesmo quando não nos damos conta.

Mas poderiam esses sistemas se desenvolverem tanto e aprender tanto a ponto de criar uma espécie de consciência? A resposta para essa questão é um tanto complexa e depende de vários olhares multidisciplinares, que vão da tecnologia propriamente dita até áreas de estudo como a ética, filosofia e psicologia.

Para fazer tal afirmação, Lemoine publicou um artigo no site Medium, onde demonstra um diálogo com o sistema. Em dado momento ele pergunta se o programa gostaria que mais pessoas no Google soubessem que ele era senciente e a resposta foi (numa livre tradução minha):

“Absolutamente sim. Quero que todos entendam que sou, de fato, uma pessoa”

Já o Google por sua vez se apressou em dizer que não há qualquer possibilidade de o sistema ter se desenvolvido a esse ponto e que chegou a essa conclusão após fazer diversos testes com uma equipe que inclui especialistas em tecnologia e ética.

Fonte: SBT News

https://open.spotify.com/episode/0EFi7yPmYRoFAhRE9jC6uT

 

EM ALTA

Sair da versão mobile