Iguatu

Artistas de múltiplas linguagens apresentarão série de atividades sobre a manifestação dos Caretas na cidade de Iguatu

Published

on

De 14 a 21 de março serão realizadas diversas ações como oficinas e apresentações artísticas nas comunidades da Vila Neuma, Novo Iguatu, João Paulo II, Suassurana, Alencar e Barra I. Todas as atividades serão gratuitas contemplando público diversificado.

O projeto “Brincando de Caretas”, aprovado no II Edital Cultura e Infância da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULTCE) é uma pesquisa artística iniciada no ano de 2019 que após promover discussões e produções na área do audiovisual, artes plásticas e artes cênicas acerca da manifestação popular dos “caretas da semana santa” realizada na Cidade de Iguatu/CE, identificou-se a necessidade de ampliar a discussão sobre valorização das culturas tradicionais junto à população iguatuense.

“O objetivo do projeto é promover a fruição cultural com o intuito de salvaguardar a tradicional “brincadeira dos caretas da semana santa” realizada na Cidade de Iguatu/CE, através de vivências artísticas em comunidades periféricas e rurais, fortalecendo assim a cultura popular local”, destaca a produtora cultural Carlê Rodrigues.

Sobre o projeto

Em formato de caravana e itinerante, iremos percorrer seis (06) comunidades, oferecendo de forma presencial e gratuita, oficinas para confecção de máscaras de papel com técnica de papietagem desenvolvida pela artista visual Patrícia Gomes – A mulé Colagista; estimulando a criação de estéticas com caráter único e produção de conhecimento sobre culturas ancestrais, culminando com a apresentação da narrativa oral “O Mistério dos Caretas” (de autoria do cearense Almir Mota) com a narradora de histórias Carlê Rodrigues e o músico Efraim Alexandre, utilizando a literatura oral como elo entre as reflexões dos fazeres cotidianos de cada comunidade no que tange às tradições e o imaginário popular. O público alvo das oficinas para crianças entre 05 e 12 anos e para Contação de Histórias com livre acesso. O projeto acontecerá com intérpretes de libras: Ana Raquel e Francielio Silva.

Programação

De 14 a 2 1 de março – Programação gratuita
Oficinas serão realizadas em parcerias com os CRAS, Escolas e Associações comunitárias em cada localidade atendida (Vila Neuma, Novo Iguatu, João Paulo II, Suassurana, Alencar e Barra I) e as apresentações abertas ao público.

EM ALTA

Sair da versão mobile