AssuntosNet

Após críticas, Temer recua e adia reajuste de servidor

Published

on

Governo manobra com aliados para segurar projetos que aumentam salário do funcionalismo e ameaçam ajuste. O governo Michel Temer recuou e defendeu ontem publicamente segurar no Senado a votação de aumentos de salário do funcionalismo público, já aprovados na Câmara. “Agora é momento de segurar um pouco essa questão de reajuste”, afirmou o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), após almoço com aliados. Entre os reajustes que aguardam votação está o dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), que tem efeito cascata sobre carreiras do Judiciário nos Estados e foi tema de parecer contrário do senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES) na Comissão de Assuntos Econômicos. A decisão do governo veio após críticas de lideranças de partidos como o PSDB. A avaliação é de que a concessão dos aumentos enfraquece o discurso do governo sobre a necessidade de medidas “amargas” para que as contas públicas voltem a registrar superávit.

Vem aí, o Grito dos Excluídos

A comissão da caridade, justiça e paz da diocese de Iguatu realizará no dia 3 de setembro, o 22º Grito dos Excluídos. O evento reúne milhares de pessoas em diversas partes do país, que saem às ruas e reivindicam os seus direitos enquanto cidadãos e aborda uma temática no sistema que exclui, degrada e mata. A concentração de acolhimento será na Praça da Caixa Econômica a partir das 6 horas seguidas de caminhada pelas ruas com destino ao Diocesano onde terá a palavra do Bispo Diocesano Dom Edson. Às 11 horas, haverá palestra sobre a questão hídrica. O encerramento será ás 15 horas. O evento contará a participação de padres, religiosos, sindicatos, movimentos pastorais sociais, entidades sociais, moradores de ruas, assentamentos e todos aqueles comprometidos com a causa da vida. O Grito dos Excluídos acontece desde 1995 e procura superar um patriotismo passivo em vista de uma cidadania ativa e de participação, contribuindo com a construção de uma sociedade justa, solidária, plural e fraterna.

Ministro vai debater na câmara sobre limites de gastos

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, participa na quarta-feira (24), às 9h30m, da primeira audiência pública da comissão especial da Câmara que analisa a proposta de emenda à Constituição (PEC 241/16) que limita por 20 anos os gastos públicos federais.

Estado do Rio decide privatizar saneamento

O Estado do Rio enviou carta ao BNDES solicitando sua inclusão nas privatizações do setor de saneamento, informou o secretário executivo do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo federal, Moreira Franco. O modelo proposto pelo BNDES prevê a divisão do Rio em quatro áreas de concessão. Os próximos estados a participarem das privatizações em saneamento devem ser Bahia e Espírito Santo, acrescentou Moreira.

Comissão quer dar recompensa a quem denunciar corrupção

O deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), relator da Comissão Especial da Câmara que estabelece medidas de combate à corrupção, vai incluir em seu parecer proposta batizada de “informante do bem”, que visa a recompensar quem denuncia casos de corrupção. Segundo o texto original do parlamentar, prêmio poderia chegar a até 10% do valor recuperado.

Nem tudo é desgraça

Olimpíadas não resolvem os males nacionais, mas ajudam a sacudir positivamente a autoestima do país e a mostrar que “yes, we can”. Da jornalista, Eliane Cantanhêde

Paralimpíada tem alta na venda de bilhetes

Saem as Olimpíadas, vêm às paraolimpíadas a partir de setembro. Reta final dos Jogos alavanca a busca ainda tímida pelo evento paraolímpico, que superou ontem os 400 mil (17%) ingressos vendidos.

Robson Conceição revela assédio de políticos e ataca: “Nunca fizeram nada por mim”

O pugilista baiano Robson Conceição, ouro olímpico no Rio 2016, está na bronca com alguns políticos do estado. Segundo o atleta, após sua medalha, “vereadores e candidatos” estão tentando tirar proveito da conquista obtida em solo carioca.

Inscrições ao (Fies)

Prosseguem as inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) no segundo semestre de 2016. O prazo para os estudantes não graduados que tenham sido pré-selecionados no processo regular vai até o dia 28. No dia 26, começam as inscrições para os estudantes graduados pré-selecionados. A inscrição é gratuita e feita exclusivamente pela internet, na página do FiesSeleção.

Atenção doadores do Hemoce

De olho no feriado do 7 de setembro, com os estoques baixo, o Hemoce está convocando doadores. O objetivo, segundo diretores do órgão, é aumentar o número de bolsas. A campanha está sendo divulgada pela capital.

Ceará está com 126 açudes, com níveis de água abaixo de 30% da capacidade máxima.

Ceará está com 126 açudes, de seus 153 mananciais, com níveis de água abaixo de 30% da capacidade máxima. O Estado possui, atualmente, 10,8% do seu volume total. A informação é da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).

Assuntosnet: Terça-feira (23) de Agosto, 2016. Acesse e opine sobre a reprodução das sinopses, com noticias da imprensa e blogs, e comentários do colaborador Silvani Soares. Boa Leitura!

EM ALTA

Sair da versão mobile