Ceará

Apenas 3 cidades do Ceará não registraram chuvas em agosto

Published

on

Agosto chegou ao fim com números positivos no cenário hídrico cearense. O volume de chuva observado ao longo deste mês, no Estado, foi o melhor dos últimos 13 anos. No entanto, algumas cidades destoam dessa realidade. Três dos 184 municípios do Ceará não tiveram qualquer registro pluviométrico ao longo dos 31 dias de agosto: Penaforte, Abaiara e Juazeiro do Norte – todas na região do Cariri.

Estas cidades, inclusive, também passaram em branco em julho. Naquele mês, foram cinco municípios sem registro de precipitações: somam-se à lista Altaneira e Nova Olinda, também localizadas no Sul do Estado. Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Com dois meses consecutivos tendo o índice de chuva zerado, a média anual destas cidades está aquém da normal climatológica. Penaforte e Juazeiro do Norte apresentam desvio negativo de 14,6% e 2,1%, respectivamente. Diante do fim da quadra chuvosa (fevereiro-maio) e da pós-estação (junho-julho), a tendência é de que esses municípios fecham 2022 com índice de chuva abaixo da média histórica.

O município de Abaiara é o único dos três cujo volume de chuva, anual, já foi ultrapassado. A média histórica é de 886,8 milímetros e, até agora, a Funceme já contabilizou o acumulado médio de 867,6 mm.

ABASTECIMENTO GARANTIDO

Apesar deste cenário de redução das chuvas, o abastecimento hídrico nos três municípios não está comprometido. O gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) na Bacia do Salgado, Alberto Medeiros de Brito, explica que essas cidades – dentre outras na região –são abastecidas pelo aquífero.

“É a bacia sedimentar do Araripe quem fornece água para essas cidades. Temos uma boa reserva neste aquífero”, pontua Medeiros. Em anos cujo volume fica abaixo da média, explica ele, o reflexo não é imediato. “O impacto só será sentido daqui a 3 ou 4 anos e isso se realmente não chover bem neste período todo”, completa.

 

Fonte: Diário do Nordeste

EM ALTA

Sair da versão mobile