Economia

Apenas 2,4% do total de multas aplicadas no Ceará são pagas

[caption id="attachment_5325" align="alignleft" width="600"](Foto:Divulgação)[/caption]Motoristas multados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pagaram apenas 2,4% do valor total em multas aplicado pelo órgão em 2013.

Published

on

(Foto:Divulgação)

Motoristas multados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) pagaram apenas 2,4% do valor total em multas aplicado pelo órgão em 2013.

O índice corresponde a R$ 567,4 mil. Se todas as multas tivessem sido pagas, a arrecadação do Detran estaria em R$ 23,2 milhões – valor correspondente ao total das 155.276 multas aplicadas pelo órgão.

Os dados são referentes aos seis primeiros meses do ano. O baixo índice de pagamento – se comparado com o valor total aplicado em multas – não significa que a maioria dos motoristas estejam em situação de inadimplência com o órgão estadual.

“Isso porque quase todo mundo paga a sua multa apenas quando vai renovar o licenciamento do veículo, que tem que ser feito anualmente. A quantidade de motoristas que fazem o pagamento no mesmo momento em que o boleto chega é muito baixa”, explicou o assessor de comunicação do Detran, Paulo Ernesto Serpa. Segundo ele, há ainda uma parcela dos multados que recorre da autuação – mais uma razão que adia o pagamento do boleto.

Infrações

Entre as multas aplicadas no primeiro semestre pelo Detran, 73,1% foram ocasionadas pelo excesso de velocidade.

 

Fonte: Tribuna do Ceará

EM ALTA

Sair da versão mobile