Brasil

Anvisa afirma que 25% dos alimentos de origem vegetal do país têm resíduos de agrotóxicos

Published

on

Um quarto dos alimentos vegetais no Brasil contém agrotóxicos acima do limite ou não autorizados, segundo a Anvisa. A agência alerta que isso indica falhas na produção e nas boas práticas agrícolas.

A Anvisa coletou e analisou 1.772 amostras de alimentos em supermercados de todo o país. Quase 42% das amostras não tinham resíduos de agrotóxicos e cerca de 34% estavam dentro do limite permitido. As amostras são coletadas semanalmente e cadastradas em um sistema antes do envio.

O Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos divulgou os resultados do ciclo 2022. Das amostras analisadas, 67% puderam ser rastreadas até o distribuidor e 23%, até o produtor rural. A Anvisa afirma que as análises são feitas em laboratórios especializados com métodos científicos reconhecidos internacionalmente.

A pesquisa também revelou que três amostras apresentaram risco agudo para a saúde do consumidor, caso consumisse uma grande quantidade do alimento em pouco tempo. Nenhuma amostra apresentou risco crônico de exposição aos agrotóxicos pesquisados.

EM ALTA

Sair da versão mobile