Antes de existir a selfie, as selfies já existiam. Podia não ser com uma câmera digital portátil dentro de um telefone igualmente portátil, presa a um pauzinho ou com o braço esticado, mas a verdade é que autorretratos existem desde que o homem primeiro empunhou um pincel.
Ok, não era possível visualizar e compartilhar instantaneamente as imagens, mas havia uma maneira bem charmosa (e praticamente instantânea) de tirar uma foto de si, e que até pouco tempo atrás eram bastante populares inclusive no Brasil: as cabines automáticas de fotografia, que hoje servem somente para oferecer souvenirs em festas e eventos, abarrotando pessoas e suas caretas dentro da cabine.
Um dia, porém, essas cabines fotográficas já foram uma excitante novidade. Tecnicamente, é uma foto de si, que você próprio podia realizar, e que oferecia o resultado instante depois – e uma coleção de grandes nomes do século XX passou por elas, registrando a própria face para a posteridade. Não são tão ágeis ou perfeitas como as fotos de hoje, mas são definitivamente muito mais charmosas.
Miles Davis aos 9 anos
Elvis Presley
Robert Johnson
Luis Buñuel
Marylin Monroe
Marguerite Duras
René Magritte
André Breton
Mel Ferrer, Audrey Hepburn e Truman Capote
Yves Tanguy
Fonte: Hypeness