Conecte-se conosco
SSPDS.CE.GOV.BR

Mundo

Anistia Internacional pede ação da ONU na República Centro-Africana

A organização não governamental (ONG) Anistia Internacional pediu hoje (2) que as Nações Unidas (ONU) autorizem rapidamente o envio de uma força de manutenção da paz para controlar a onda de violência na República Centro-Africana (RCA).

Publicado

on

A organização não governamental (ONG) Anistia Internacional pediu hoje (2) que as Nações Unidas (ONU) autorizem rapidamente o envio de uma força de manutenção da paz para controlar a onda de violência na República Centro-Africana (RCA).

Na semana passada, a França anunciou que enviaria mil soldados à sua ex-colônia em uma tentativa de acabar com uma série de abusos supostamente cometidos por milícias e ex-membros da Seleka, coligação rebelde de maioria muçulmana que derrubou o presidente da RCA, François Bozizé, em um golpe de Estado em março.

Os militares franceses, 600 dos quais já estão no país, vão trabalhar com cerca de 2,6 mil soldados da União Africana. O Conselho de Segurança da ONU deve aprovar, nesta semana, uma resolução francesa para reafirmar a força de estabilização africana. A Anistia Internacional acredita, no entanto, que poderá ser necessária uma resposta mais robusta, que se daria pelo envio de uma missão de manutenção da paz.

“As consequências desta decisão de vida ou morte vão afetar um país inteiro. Se o Conselho de Segurança não agir agora para travar o horrível ciclo de violência na RCA, essa falha vai pesar sobre a comunidade internacional durante anos”, disse o secretário-geral da Anistia, Salil Shetty.

Para a ONG, poderá ser necessária uma “operação de manutenção da paz de pleno direito” para moderar as forças de segurança e os grupos armados no país que são, para a Anistia, os responsáveis por disparar as violações dos direitos humanos e os abusos”.

A antiga colônia francesa está mergulhada no caos desde a substituição no poder, em 24 de março, do presidente François Bozizé por Michael Djotodia, o líder da Seleka. O grupo oposicionista foi supostamente dissolvido em janeiro deste ano, quando houve o cessar-fogo entre as partes. Muitos membros, no entanto, continuam atuando.

A ONU estima que 400 mil pessoas, o equivalente a 10% da população do país, tenham sido obrigadas a emigrar por causa do conflito.

 

Fonte: Agência Brasil

Continue lendo

Radio Ao vivo

0:00

SAIU NA MAIS

anúncio
Iguatu8 horas atrás

Investigados pedem fim da fase de provas em ação eleitoral de Iguatu e acusam adversários de manipulação processual

Noticias18 horas atrás

Fim do universo ocorrerá muito antes do que imaginávamos

Noticias18 horas atrás

Fortaleza tem um dos maiores PIBs de tecnologia do Brasil

Noticias19 horas atrás

Homem leva choque elétrico e cai na rua após encostar em placa de sinalização em Fortaleza

Iguatu1 dia atrás

Coligação acusa defesa de Roberto Filho de mentir à Justiça e apresenta provas de fraude eleitoral nas eleições de 2024 em Iguatu

Noticias1 dia atrás

Ex-secretária de Saúde de Acopiara e ex-candidata a prefeita é indiciada por fraude, peculato e lavagem de dinheiro

Noticias2 dias atrás

Ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu aos 89 anos, nessa terça-feira, 13

Noticias2 dias atrás

Cearenses conquistam sete das oito medalhas do Brasil na Olimpíada Internacional de Química

Noticias2 dias atrás

Elmano propõe recriação do Hospital da Polícia Militar do Ceará

Entretenimento3 dias atrás

Gérard Depardieu é condenado a prisão por agressões sexuais durante filmagens

Noticias3 dias atrás

PF realiza operação no Ceará contra suspeitos de fraudar contas digitais do Gov.br

Noticias4 dias atrás

Presidente Lula disse que a relação Brasil-China é ‘incontornável’ e será ‘indestrutível’

Noticias4 dias atrás

MEC divulga nesta segunda (12) o resultado da isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Mundo4 dias atrás

Papa Leão XIV dirigiu um emocionado apelo pela paz diante de cerca de 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro

Mundo4 dias atrás

EUA e China fecham acordo e reduzem tarifas comerciais por 90 dias

Esportes4 dias atrás

CBF oficializa Carlo Ancelotti como novo treinador da Seleção Brasileira

Iguatu4 dias atrás

Centenário de Dom Mauro é celebrado com vasta programação em Iguatu

Americando4 dias atrás

AMERICANDO: O chão torto que pisaram meus cansados pés

Noticias4 dias atrás

Idoso é carregado em rede até hospital para realizar cirurgia no interior do Ceará

Iguatu6 dias atrás

Disputa em Iguatu vira guerra de narrativas: defesa de Roberto nega vínculo com Thiago e tentam desviar foco com contra-acusação

Noticias1 semana atrás

Presidente do INSS determinou bloqueio de novos descontos referentes a empréstimos consignados

Noticias1 semana atrás

Placa é reinstalada na divisa entre Tibau e Icapuí em meio a disputa territorial de 181 metros entre RN e CE

Mundo1 semana atrás

Americano Robert Francis Prevost, escolheu o nome Leão XIV

Mundo1 semana atrás

Fumaça branca: Igreja Católica acaba de eleger um novo papa

Colunas1 semana atrás

COLUNA DIREITO E CIDADANIA: QUANDO SERÁ A VEZ MERCADO PÚBLICO?

Noticias1 semana atrás

Funceme alerta para a possibilidade de altas temperaturas no Ceará nesta quinta-feira (8)

Mundo1 semana atrás

Segunda votação do conclave termina sem escolha de novo Papa e fumaça preta volta a subir no Vaticano

Ceará1 semana atrás

60,3% dos municípios cearenses estão classificados com baixo nível de desenvolvimento socioeconômico

Videos1 semana atrás

Balaio de Gatos – Edição 07/05/2025 – Histórico de perseguições e desmandos na Secretaria de Agricultura

Videos1 semana atrás

AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 07/05/2025

EM ALTA

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.