Noticias

Anéis de Saturno estão “encolhendo” e vão desaparecer

Published

on

Há cerca de 40 anos, os astrônomos têm conhecimento de que os anéis mais internos de Saturno estão se desintegrando gradualmente na atmosfera superior do planeta. No entanto, a velocidade com que este icônico sistema de anéis está diminuindo, e consequentemente quando ele irá desaparecer, ainda é um mistério para a ciência.

Mas essa incógnita pode estar prestes a ser resolvida graças ao Telescópio Espacial James Webb (JWST), que será lançado pela NASA em outubro de 2021. O JWST é capaz de capturar imagens em comprimentos de onda infravermelhos, permitindo aos cientistas estudar a química dos anéis e da atmosfera de Saturno com muito mais detalhes do que antes.

“Ainda estamos tentando descobrir exatamente quão rápido eles estão se erodindo”, disse James O’Donoghue, cientista planetário da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), que lidera uma pesquisa para descobrir quanto tempo os anéis de Saturno vão durar.

Em um comunicado, O’Donoghue afirma que, atualmente, estudos sugerem que os anéis só farão parte de Saturno por mais algumas centenas de milhões de anos.

EM ALTA

Sair da versão mobile