Brasil

Aneel mantém bandeira tarifária verde para o mês de dezembro

Published

on

No mês de dezembro, a conta de luz dos consumidores brasileiros não terá cobrança extra. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira tarifária verde para todo o país. Essa é uma boa notícia para quem quer economizar energia.

A bandeira verde significa que as condições de geração de energia estão favoráveis, principalmente nas usinas hidrelétricas. Essas usinas dependem do nível dos reservatórios, que estão cheios por causa das chuvas que caíram no início do ano. Com isso, não há necessidade de acionar as usinas térmicas, que são mais caras e poluentes.

A Aneel informou que a bandeira verde está em vigor desde abril de 2022 e que a expectativa é que ela continue até o fim do ano. O diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, disse que o cenário confirma as previsões da Aneel e que a situação é confortável para o setor elétrico.

A bandeira tarifária é um sistema que sinaliza o custo da energia gerada. Ela varia de acordo com a cor: verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2). A cor da bandeira é definida mensalmente pela Aneel e é aplicada a todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

EM ALTA

Sair da versão mobile