Mundo

Análises de acidentes aéreos mostram quais assentos são mais seguros

Published

on

Ainda que viajar de avião seja uma das formas mais seguras de ir de um ponto a outro, é fato que acidentes aéreos, quando acontecem, costumam ter um desfecho fatal para quase todos os tripulantes.

No entanto, em alguns casos é possível que nem todas as pessoas morram quando uma tragédia acontece, e se você já se perguntou quais são os assentos mais seguros em uma aeronave, saiba que isso depende, na verdade, do tipo de acidente que pode acontecer.

A aeronave pode colidir na água ou em uma pista, por exemplo, e é por isso que Alison Duquette, porta-voz da Federal Aviation Administration disse, em declaração publicada no Huffington Post, que não há um assento mais seguro do que o outro.

Em questão de segurança, levantamentos informais feitos por instituições não oficiais chegaram à conclusão de que há, sim, um local menos perigoso para o passageiro que eventualmente sofre um acidente aéreo. Para isso, foram analisados dados de todo acidente de avião comercial que aconteceu nos EUA desde 1971 e que teve sobreviventes.

                                             Índices de sobrevivência

A verdade é que passageiros que sentam perto da cauda do avião têm muito mais de chances de sobreviver em um acidente do que os passageiros que ficam mais à frente nas aeronaves.

Basicamente, quem senta no fundão da aeronave tem 60% de chances de sobrevivência. Esse número cai para 56% quando a pessoa está sentada no meio da aeronave e para 49% quando está na parte da frente.

Resultados semelhantes também foram encontrados em uma análise feita em 2015. Nesse caso, foram avaliados dados de 17 acidentes que aconteceram a partir de 1985 e que também tiveram sobreviventes. Os resultados mostraram que a parte da cauda do avião teve uma taxa de mortalidade menor, de 32%, sendo que uma região específica dessa parte de trás teve uma taxa ainda menor, de 28%.

                                              Índices de mortalidade.

A mortalidade aumentou na parte de meio da aeronave, com índice de 39% e chegou a 38% da parte da frente do avião. Nesse levantamento de 2015, os pesquisadores concluíram que as causas dos acidentes podem mudar essas estatísticas, mas afirmaram que, de um modo geral, sentar ao fundo da aeronave é mesmo mais seguro.

Sempre vale lembrar que suas chances de sobrevivência aumentam se você segue as instruções dadas pelos comissários antes do voo – eles não falam nada daquilo à toa, não, hein!

Fonte: Tecmundo

EM ALTA

Sair da versão mobile