Americando

Americando: A verdade ainda importa?

Published

on

Alguém disse que o futebol explica o Brasil… em meio a isso, de fato, muito de nossas mazelas podem perfeitamente serem explicadas pelo futebol, por quê? É fato que projetamos nossa dedicação e ações naquilo que gostamos, logo o futebol é um gosto, uma paixão, por isso estamos lá… muito do que nós somos este esporte diz… quem o digam o Timão e o Mengão… pois é…

A par disso temos o tal do VAR… um árbitro assistente que é usado em lances para estabelecer um jogo justo e diminuir a imprecisão das ações humanas, porém parece que ele tem causado por aqui, bem ao contrário do que é na Europa. Em uma das últimas partidas em que dois gols de uma equipe foram anulados eu conversei com um amigo sobre tais anulações… Ele é um apaixonado por seu time, o qual se favoreceu de tais anulações. Trocamos imagens via zap e em uma lhe mostrei que de fato, mesmo com o VAR, o árbitro interpretou de forma equivocada, inclusive jornalistas esportivos, depois pude conferir, falavam do mesmo fato em um programa de esportes. Resumindo… esse meu amigo traçou uma linha na imagem totalmente torta, vesga e me explicou que eu estava vendo coisas… complicado… até duvidei de minhas percepções e me retrai… fui aqui e ali… então quando liguei a tv vi que os jornalistas discutiam sobre o mesmo fato e diziam sobre o equívoco do árbitro da partida mesmo tendo a ajuda do VAR…

Então… voltando ao dito de que o futebol explica o país, fiquei a refletir tomando uma xícara de café…. Ventilou-se, ventila-se e ainda infelizmente ventilará o conhecimento infalível de alguns sobre Deus… pessoas iluminadas que dizem ter tido um encontro com Deus e chegam até você e dizem “você precisa ter um encontro com Cristo”… vixe… complicado… até entendo a metáfora e tal… mas vivemos nesse mundo em que a fantasia criada na mente de alguns, para adestrar a filosofia do Nazareno à suas vontades e desejos profissionais é algo que denotamos em pouco tempo de conversa e análise… Muitos jovens querendo ser líderes religiosos… falar para as multidões… um teatro de culto ao ser… e detalhe… tem um grande comércio por traz disso… se fosse por empatia às almas penadas que vivem a mercê do poder público, iriam sem barganha prestar-lhes tais serviços? Por amor ao próximo? Grande interrogação pra ser pragmático, mas sei a resposta… e detalhe… reconheço o trabalho das pastorais que ajudam muitos moradores de rua e de igrejas evangélicas que atuam nas favelas e comunidades periféricas Brasil afora…, mas existe um tipo social em muitas instituições religiosas que é tipo assim: “não quero estudar e nem trabalhar, vou ser showman aqui …” segue o jogo… ninguém liga…

Então… a água molha, o fogo queima, mas há quem diga, e eu ouvi de gente de minha própria família o seguinte: “essa pandemia aí é política, coisa pra esses políticos roubarem mais…”, pois é… foi desse jeito… então analisando as questões futebolísticas, o caráter moral de muitas instituições religiosas em meio a isso, assassinatos no ceio de famílias tradicionais, a cloroquina mesmo não tendo comprovação científica mas serve, embora a doença não exista, líderes religiosos que roubaram a instituição, igreja como comitê político, curandeiros que se aproveitaram da fé das pessoas e as abusaram, “a nova política” compactuando com partidos que sempre fizeram a velha política e outras tantas coisas que vi nos últimos tempos; entendi de fato que a mesma paixão cega que move o futebol move também a sociedade…

Pra terminar um grupo de religiosos foram até o hospital onde a meninas de 10 anos, que foi consequentemente estuprada pelo tio, protestar contra o procedimento de aborto da criança que esperava uma criança. Aí pergunto… quantos daqueles que lá estavam se ofereceram para adotar? E detalhe… uma criança de 10 anos não tem condições totais de ter um filho… com 14 anos já se tem risco de morte, imagine com 10, sem levar em conta os outros traumas ligados a este estado de coisa…

Enfim… cada um ver o que quer… o que convém… poucos pesquisam, leem, apenas o achismo e pronto! O “ eu acho” é a tônica, o que “ eu acho” é mais importante e verdadeiro do que uma imagem que prova, do que um experimento que evidencia e do que a lógica determina, mesmo que fogo queime, água molhe; o “eu acho” satisfaz a paixão de grupos sociais que não gostam de lógica, empatia, apenas de levar adiante uma fé cega, uma paixão cega e uma vida que não existe.. apenas a aparências das coisas… Não terá “eu acho” nem mesmo álcool gel para desinfetar a ressaca da alienação política, social e também religiosa sem fundamentação bíblica que determinados grupos fizeram e orgulhosamente como o tiozão burro do churrasco seguem nesse mantra desenfreado da falta de lógica racional…. não terá jeito… a empresa que você trabalha como funcionário público vai ser privatizada… seus direitos trabalhistas estão sendo minados dia após dia… muitos conhecidos seus morreram nessa pandemia por insanidade e negação da ciência…. não terá álcool gel que desinfete o desmatamento na Amazônia, maior dos últimos anos, o extermínio de indígenas…. o futuro reserva uma síndrome de vergonha alheia jamais vista para aqueles que fizeram da mentira verdade e com desdém pouca importância deram aos fatos… o poeta da Geração Coca Cola disse: “A verdade é uma mentira, e a mentira é salvação”. Infelizmente essa é atônica, as paixões fazem muitos relativizarem o absurdo e depois explicam…. Não terá álcool gel que desinfete e evite as consequências do que fizeram muitos cristãos, cidadãos de bem e patriotas que usaram o nome de Deus e hoje semeiam a mentira pelos quatros cantos do país… e o pior: ninguém liga! Acostumaram-se com a mentira! Banalizou-se! ok…. vamos lá… sabotar a mente é muito perigoso…. pois no íntimo o ser sabe de fato o que existe, acontece e uma hora o teatro vai acabar….

“Convence as paredes do quarto e dorme tranquilo… sabendo no fundo do peito que não era nada daquilo…” (Por quem os sinos dobram, Raul Seixas). ♫….

*Por Américo Neto

EM ALTA

Sair da versão mobile