Futebol

Amadorismo e incerteza: às vésperas do Cearense, times se revezam na elite

Published

on

Em 24 horas, Guarany subiu e rebaixou Ferroviário, mas depois foi oficializada desistência do Alto Santo e Ferrão voltou. Floresta deve pleitear vaga na Série A.

Desde 2011, acompanho o futebol cearense de forma profissional, como jornalista. É muito pouco para quem ainda quer viver muito. Mas já deu para presenciar episódios novelescos e dignos de embaraços no estadual. Para 2017, não é diferente. O Campeonato Cearense terá início no dia 15 de janeiro. Teoricamente, deveríamos estar fechando apresentações de times e analisando tecnicamente as equipes. Mas, e quando não se sabe ainda quem são as equipes na disputa?

Até a manhã desta terça-feira (27), o Ferroviário estava na Série A, e o Guarany de Sobral ocupava uma vaga na Série B. Durante a tarde, o Cacique do Vale subiu, e o Ferrão caiu, em uma liminar concedida pelo presidente do Tribunal de Justiça Desportiva do Estado do Ceará (TJDF-CE) Frederico Bandeira. Nesta quarta-feira, o Tubarão da Barra voltou à elite. Isso porque o Alto Santo desistiu da Série A e foi punido oficialmente em decisão da Federação Cearense de Futebol (FCF).

Pensa que acabou? Não. Nesta quarta-feira (28), o presidente do Tribunal antecipou que o Floresta vai impetrar uma medida sobre uma suposta irregularidade nas certidões apresentadas pelo Ferroviário e pleitear a vaga na Série A. Fora de campo, muita indefinição e polêmica. Quando a bola rola, o que vemos é um estadual sem atrativos, de pouco público e de prejuízo para os times. Reflexo de uma pré-temporada desorganizada. O amadorismo respinga em atletas, comissões técnicas, imprensa e principalmente torcedores.

Até esta terça-feira, por exemplo, o Fortaleza estrearia contra o Ferroviário. Horas depois, contra o Guarany de Sobral. Menos de 24 horas depois, diante do Tubarão da Barra. A prova concreta de que falta visão. Em 2017, o Campeonato Cearense terá novo formato, com playoffs em jogos decisivos. Uma fórmula aprovada justamente para dar uma cara nova a uma disputa defasada. Parece não ser suficiente para empolgar.

Quando não se sabe sequer quem entra em campo menos de 20 dias antes de o Cearense iniciar, não há empolgação. No dia 9 de janeiro, o Pleno do Tribunal vai julgar o pedido de liminar do Guarany. Até lá, não duvidem termos reviravolta a divulgar.

Fonte: Globo Esporte

EM ALTA

Sair da versão mobile