Iguatu
Alunos da UFC têm ‘dia de campo’ em Iguatu e conhecem culturas desenvolvidas


Alunos do curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará (UFC), por meio dos núcleos de Ciências do Solo e Fitotecnia, visitaram a cidade de Iguatu na última semana com o propósito de conhecer as culturas e tecnologias desenvolvidas pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do município. Os cultivos visitados na zona rural da cidade compõem a grade de estudo e ensino acadêmico que vivencia a prática sobre temas ligados à formação do engenheiro agrônomo.
Conforme o professor de grandes culturas Alek Dutra, semestralmente o curso de agronomia visita a cidade. A mais recente vinda tinha como propósito conhecer de perto a prática da produção do arroz. “Mostramos o potencial da região que possui sua relevância no estado. Podemos apresentar como se dá o manejo desde o plantio a colheita. O foco principal é a formação pessoal e acadêmica desses jovens que ainda não tiveram a oportunidade de ver de perto produções desse porte”, disse.
Reportagem na Rádio Mais FM
Tocador de áudioOs 38 alunos realizaram dois dias visitas. Locais como plantio de arroz irrigado do Bairro Fomento, indústria de processamento de arroz, experiência de poços tubulares rasos no Quixoá dos Lopes, produção de milho verde do Sítio Barra e cultivo mais de mil mudas de nativas, foram visitados pela comitiva.
A pretensão do secretário Hildernando Barreto é que a parceria que se perdura há 10 anos ocorra de maneira mais intensiva e com a realização de convênios em prol da melhoria da produção da agricultura familiar “Muitas ideias já estão sendo colocadas em prática nas áreas de fruticultura e grandes culturas. Estamos nos preparando para a possibilidade de safra recorde, caso sejamos contemplados com um bom inverno. E parcerias como essas nos fortalece ainda mais”, afirmou.
O aluno William Axel ressaltou a oportunidade do dia de campo e de experimentar a prática do conhecimento antes só apreendida em sala de aula. “A visita técnica nos permitiu conhecer de perto a integração entre produtor e a cidade. Nossa função enquanto futuros engenheiros agrônomos é de zelar pelo patrimônio, visando aprender ainda mais e repassar o conhecimento”, ressaltou.
Mudas
Os acadêmicos conheceram na sede da secretaria situada no bairro Bugi o viveiro de mais de 1.000 mudas que estão sendo produzidas desde o início do ano. A proposta da pasta é estreitar parcerias com as escolas municipais, arborizando o entorno das unidades de ensino, bem como recuperar as áreas degradas em especial as matas ciliares. “Aqui os estudantes viram de perto o procedimento da coleta de sementes na natureza, o tratamento que elas recebem para quebrar a dormência, o plantio das mudas nos viveiros e posteriormente na natureza”, explicou Hildernando.
-
Videos12 horas atrás
Balaio de Gatos – Edição 28/04/2025 – CAF – Ateplan e Itacon recebem 344 mil por consultoria em obras paralisadas
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 25/04/2025 – Ex-vereador confirma acordo entre Ednaldo Lavor e Roberto Filho
-
Videos4 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 24/04/2025 – O PAA Leite voltou em Iguatu. Merenda mais uma vez passa por ajustes
-
Videos5 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 23/04/2025 – Moradores da Vila Agenor Carneiro denunciam ameaça de despejo e cobram apoio da Prefeitura
-
Videos6 dias atrás
Balaio de Gatos – Edição 22/04/2025 – O Argentino Jorge Mario Bergoglio, o primeiro Papa vindo das Américas
-
Videos4 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 25/04/2025
-
Videos13 horas atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 28/04/2025
-
Videos6 dias atrás
AO VIVO – MANHÃ DE NOTÍCIAS – 23/04/2025