Política

Aluno carente terá vestibular gratuito

Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais.

Published

on

Estudantes de baixa renda que cursaram todo o ensino médio em escola pública não precisam mais pagar taxa de inscrição em vestibulares de instituições federais.

A isenção está garantida pela Lei 12.799, de 10 de abril de 2013, publicada na edição de hoje (11) do Diário Oficial da União. Há instituições federais que já adotam isenção total ou parcial para alunos de baixa renda e, com a lei, a gratuidade passa a ser obrigatória.

Desaposentadoria

A desaposentação, troca do benefício do INSS para quem continuou trabalhando, que foi aprovada no Senado, é vantajosa para a maioria dos segurados que mais de três anos de contribuições extras. Para um especialista, a Desaposentação só vale a pena após 3 anos, pois quem continuou na ativa precisa de 36 contribuições para melhorar o valor recebido atualmente. “Acima de cinco anos, o novo cálculo sempre resulta em um valor maior, pois o impacto do fator previdenciário é menor.” Por lei, o segurado do INSS que se aposenta é obrigado a recolher as contribuições previdenciárias, mas o valor não é revertido para benefício. “A desaposentação permite que o trabalhador peça a atualização do cálculo e recupere o que contribuiu a mais”. A ministra Ideli Salvatti diz que o governo acompanha o caso de “forma atenta”. Pretende mobilizar senadores da base aliada para apresentar recurso contra o projeto de desaposentadoria.

 
FGTS das domésticas

O relator da comissão mista do Congresso que regulamentará os novos direitos para as domésticas, Romero Jucá (PMDB-RR), vai propor que multa do FGTS para demissão sem justa causa seja de 10%. Para os outros trabalhadores, é de 40%.

TJ nega liminar a prefeito de Quixeiramobim

O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará negou, ontem à noite, liminar do prefeito afastado de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, que pedia para voltar à Prefeitura, depois de ter sido afastado por decisão judicial a pedido do Ministério Público, por suspeita de desvio de recursos públicos. Dessa forma, fica mantido o afastamento do gestor, assim como a permanência do presidente da Câmara Municipal, Clébio Pavone, como prefeito interino pelo prazo de 180 dias. O prefeito diz que sofreu perseguição política.

Fala, Cid Gomes

O governador Eduardo Campos (PE) segue sua peregrinação, mas o governador Cid Gomes (CE) protesta: “O PSB nunca discutiu candidatura no Diretório Nacional ou na Executiva”. Ele adverte que o partido “corre o risco de definhar” se ficar impedido de se aliar ao PMDB e ao PT. “Isso é bom para o partido? No Ceará é um complicador. PMDB e PT são meus principais aliados!”, reclama. (O Globo)

Secretaria Estadual de Micro Empresas

A Assembleia Legislativa aprovou, nesta quinta-feira, o projeto de indicação nº 35/2011 que autoriza o Governo do Estado a criar a Secretaria Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte. O autor é o deputado Danniel Oliveira (PMDB), que quer, como justifica, dar “condições reais às micro e pequenas empresas, que poderão ser o antídoto para problemas como o desemprego, a desigualdade social, a desestruturação familiar, a criminalidade e até a evasão escolar”. Quer estender para o Ceará o que já foi criado nacionalmente pela presidente Dilma Rousseff, no caso a Secretaria Nacional da Pequena e Microempresa,acentuou o parlamentar, certo de que seu projeto será sancionado pelo governador Cid Gomes.

Empresas para a região Norte

Nova unidade da marca Grendene fica pronta ainda neste ano e levará mais empregos para a região Norte do Estado em torno de 4 mil vagas. “Quando entrar em funcionamento, a nova unidade de produção será a 11ª da marca no Estado. O próprio complexo industrial de Sobral já conta com sete fábricas. As outras estão localizadas na região do Cariri e em Fortaleza, sendo duas no Crato e uma na Capital”, afirma Pereira – Com a notícia vem a lembrança. Para onde foram aqueles empresários portugueses que outrodia vieram conhecer o município com intuito de instralar empresas?

Futebol

Neste sábado no estádio Agenorzão, Iguatu tenta reabilitação contra Nova Russas. O técnico Washington fará alterações utilizando o esquema através do 4.3.3 e espera obter a vitória. Mas o torcedor precisa fazer a diferença apoiando a equipe para avançar na competição.

0,1 centavo

Usando de criatividade, o organizador do evento na Gameleira conseguiu mexer com o forrozeiro ao anunciar o preço da cerveja por 0,1 centavo. No guichê do banco muitos procuram pela moeda. Por outro lado, um gaiato sugeriu que no próximo evento premiasse aquele que apresentasse uma nota de R$ 100,00 suspeita de falsa.

*Silvani Soares é bancário e radialista

EM ALTA

Sair da versão mobile